Buscar

TRABALHO DE ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
Curso Direito – Noite
 RA: 373981847609
 Aluna:Ingrid Isabelli Castro Batista
Orientador : Vicente Majó da Maia 
Uruguaiana/ RS
2020
FORMAS DE COMUNICAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DIREITO
 
 Tipos de comunicação
A comunicação é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais indivíduos. E é algo extremamente fundamental para o ser humano, uma vez que precisamos interagir com outros indivíduos de forma social.
Através da comunicação, os animais e os seres humanos partilham diferentes informações entre si. Na qual, existem diferentes formas de comunicação, e as principais são:
Comunicação verbal: É a forma mais utilizada no dia a dia de se comunicar e de se relacionar com outros indivíduos ou grupos, pois ela abrange a oralidade e também a escrita. E para que seja eficaz, a comunicação verbal deve ocorrer na forma passiva e ativa.
Comunicação não verbal: A comunicação não verbal é feita através de códigos, gestos, sinais, expressões faciais e corporais e de imagens. Sendo constantemente utilizada nos sinais de trânsitos, também em libras linguagem que representa perfeitamente essa forma de comunicação.
Comunicação oral: A comunicação oral é a forma mais direta de se comunicar, na qual necessita de um transmissor e de um receptor. Entretanto não precisa estar no mesmo lugar. Um exemplo que se encaixa nessa forma de comunicação é o rádio, na qual o transmissor é o radialista, e o receptor é o ouvinte. E que para mensagem seja clara, o transmissor precisa ser confiante, ter uma boa desenvoltura e falar com naturalidade.
Comunicação Escrita: Forma de comunicação feita principalmente através de códigos como cartas e livros. Atualmente é muito utilizada pela internet por meio de e-mail ou de outros veículos de comunicação, na qual substitui as cartas. E o principal objetivo dessa forma de comunicação é a interação por meio de diálogos ou de algo objetivo como noticias jornalísticas.
Comunicação por mímica: Conhecida também como uma arte, onde o individuo pode expressar seus pensamentos e sentimentos. São gestos feitos pelas mãos, corpo, face e as caretas que transmitem determinada informação.
Comunicação por olhar: É feita pela interação, onde as pessoas se fazem entender somente pelo olhar.
Comunicação por gesto: Pode ser de uma forma voluntária, como um beijo, mas também pode ser involuntária, como mãos que não param de rabiscar ou de mexer em algo, o que caracteriza tensão e nervosismo.
 Comunicação pela postura: A linguagem corporal possui grande importância no cotidiano. Na qual a postura, por exemplo, pode revelar traços da personalidade da pessoa como insegurança, confiança ou medo de influenciar diretamente na forma como vão pensar sobre o modo como sentamos, com o corpo para um lado ou para o outro, até mesmo a posição pela qual relaxamos nossos pés. Essas posturas, na maioria das vezes, corresponde ao subconsciente transmitindo uma mensagem/imagem a quem esta vendo, podendo ser positiva ou negativa dependendo do ambiente.
 Comunicação assertiva: A comunicação assertiva é responsável pela comunicação direta. Utilizada para iniciar conversas intrapessoais, na qual é uma das formas para começar uma nova amizade. E é uma comunicação social, aberta, sincera e direta. Também definida como autoexpressão, na qual o indivíduo manifesta o que sente e pensa a outro individuo.
 
A IMPORTÂNCIA DAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO PARA O DIREITO
 
Para o direito é primordial a utilização todas as formas de comunicação e a utilização correta da linguagem. Entretanto, duas fazem-se extremamente necessárias, na qual são a comunicação de forma oral e a comunicação escrita. Pois, é principalmente através destes, que o advogado irá comunicar-se com seus clientes e autoridades judiciais. Sendo este o principal objetivo da comunicação, transmitir uma mensagem ou um fato de forma clara e sem ambigüidades. O operador de direito necessita ter uma capacidade verbal e juntamente o conhecimento de termos e linguagem jurídica, para deste modo conseguir articular corretamente as palavras necessárias.
· Fontes bibliograficas ultilizadas para este trabalho: 
 
· https://www.materias.com.br/portugues/tipos-de-comunicacao.html
· https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/os-tipos-de-comunicacao/62938
· http://w3.ualg.pt/~jmartins/tecnicascomunicacao/tecnicascomunicacao.pdf
 p. 4

Continue navegando