Buscar

Folha de Respostas

Prévia do material em texto

Profª Catiane Maria Nogueira Berbel – Disciplina Ética – Enfermagem 9º Termo 
TAREFA AVALIATIVA – ÉTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM
FOLHA DE RESPOSTAS
	Data: 18/04/2020
	Nome do Aluno: Milene Cristina Lino delgado
	ID: 215208
	Curso/Período: enfermagem/9 termo
1-) Comente sobre o Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987.
O decreto supracitado dispõe sobre o exercício profissional de enfermagem, e o que cada grau de habilitação é permitido fazer na assistência. Explica quem são os enfermeiros, os técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiros e no que eles estão habilitados a realizar dentro de cada instituição. 
No decreto, há uma série de incumbências que cabem à cada classe no exercício da enfermagem, sendo a do enfermeiro a maior delas.
2) O paciente recém nascido compareceu com os pais na unidade de saúde da família para realizar o exame teste do pezinho, a enfermeira ao estar realizando o procedimento percebeu que o pai estava preparando para filmar o procedimento e então a enfermeira solicitou para não filmar, pois ela nao autorizava essa ação. Os pais não concordou com a atitude da enfermeira pois queriam registrar esse momento único do seu filho. Ao sair da unidade denunciaram no COREN a atitude da enfermeira. Mediante o código de ética a enfermeira recebeu alguma punição? Explique a resposta.
Não, pois segundo o Codigo de Etica (art. 21 do capitulo I), é direito do enfermeiro negar-se a ser filmado, fotografado e exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais.
3-) Uma paciente deu entrada com status de urgência no hospital devido vítima de acidente automobilístico. O médico solicitou a administração de 3 medicações enquanto o mesmo realizava procedimento de traqueostomia devido a complicações respiratórias. O enfermeiro não administrou as medicações porque o médico não solicitou por escrito. Neste caso qual foi a conduta do enfermeiro? Explique a resposta
O enfermeiro negou-se a prestar a assistência em uma situação de urgência, e segundo o código de ética é proibido negar assistência de enfermagem nesses casos. Ele poderia ter administrado mesmo sem a prescrição, pois era um caso excepcional e o código de ética o asseguraria.
4-) A profissional de enfermagem foi solicitada pela equipe médica, para auxiliar em um procedimento de aborto autorizado com uma ação judicial. A gravidez da paciente é indesejada devido a um abuso sexual que sofreu. A enfermeira se negou a participar da curetagem abortiva. Os familiares tomaram conhecimento na negativa da enfermeira em participar do procedimento e entraram com uma ação judicial contra a profissional. Neste Caso a profissional de enfermagem receberá qual punição? Explique a resposta.
Nenhuma, pois segundo o Código de Ética, a profissional deverá decidir de acordo com a sua consciência sobre sua participação no procedimento, desde que seja garantida a continuidade da assistência, segundo o Paragrafo Único do Art. 73 do Código de Ética de Enfermagem.
5-) A paciente C.A.N, 35 anos compareceu Unidade Saúde da Família para consulta de enfermagem resultado de exame de prevenção, a enfermeira orientou que foi diagnosticado cândida e por esse motivo prescreveu Nistatina creme vaginal via vaginal 1 aplicador por 7 dias e Fluconazol 150 mg dose única. A paciente ao sair da consulta passou na farmácia da unidade de saúde e o farmacêutico não entregou a medicação por estar carimbada e assinada pela Enfermeira e orientou a paciente a passar por consulta médica. Também o farmacêutico denunciou no Conselho Regional de enfermagem e outros órgãos competentes para que o profissional de enfermagem seja punido. De acordo com o código de ética qual a punição que o enfermeiro irá receber? Explique sua resposta.
Se a medicação prescrita estiver estabelecida em programas de saúde publica ou na rotina da instituição, ela não recebera advertência nenhuma.
Porém, caso não esteja na rotina, ela esta proibida de prescrever o medicamento, recebendo assim uma advertência verbal.
6) De acordo capítulo IV- das infrações e penalidades Art. 108 cite as penalidades a serem impostas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973.
I – Advertência verbal
II – Multa
III - Censura
IV – Suspensão do exercício profissional
V – Cassação do direito ao Exercício profissional 
3

Continue navegando