Buscar

Exercicios Uniasselvi

Prévia do material em texto

1.
	A marca da ordem política e jurídica medieval é a coexistência dos poderes eclesiástico e secular. Tal fenômeno caracteriza-se como pluralismo jurídico. Sobre essa coexistência de distintos poderes em um mesmo território, assinale a alternativa CORRETA:
a) Paulatinamente as duas esferas de poder tornam-se distintas, e nem o poder eclesiástico nem o secular ao longo da Idade Média impuseram-se de forma absoluta.
b) Há uma absoluta separação entre as duas esferas de poder.
c) O poder eclesiástico se impôs de maneira hegemônica ao longo da Idade Média.
d) Não ocorre disputa de poder entre os nobres e o clero. 
	2.
	No mundo grego antigo, encontramos a semente das primeiras reflexões e indagações de natureza filosófica, política e jurídica a partir da qual floresceu o pensamento ocidental. Sobre o Período Homérico da história grega, assinale a alternativa CORRETA:
a) Período marcado pela grande expansão macedônica, fazendo fundir a cultura grega a outras culturas orientais.
b) Período inicial de desenvolvimento cretense e minoico. A sociedade grega como conhecemos ainda não havia surgido.
c) Este período é descrito pelo poeta Homero, que narra em suas histórias "Ilíada" e "Odisseia" a etapa fundacional do povo grego, em que mito, deuses e semideuses conviviam entre os homens.
d) Etapa sem a utilização da escrita, o que dificulta sua descrição histórica.
	3.
	O Direito Canônico é um conjunto de normas jurídicas que regulam o modo de vida cristã, elaborado por um grupo de intelectuais - os canonistas - cujo papel é o de auxiliar o poder papal a elaborar um sólido conjunto de legislações. Com Gregório VII, firma-se o poder político da Igreja, levando a uma ampliação das antigas normas. Paulatinamente é elaborado um importante Código que servirá de fundamento jurídico da Igreja até os dias de hoje. Sobre esse código, assinale a alternativa CORRETA:
a) Trata-se do Corpus Iuris Papalis.
b) Trata-se do Corpus Iuris Civile.
c) Trata-se do Corpus Iuris Canonici.
d) Trata-se do Código de Bartolomeu.
	4.
	Modernidade é uma etapa civilizatória que veio, no mundo europeu, a suceder a Idade Média. Nesse novo momento, dentre outros eventos, há a consolidação dos Estados Nacionais. Cria-se, assim, uma forma inédita de poder. Sobre as características dessa forma de poder, assinale a alternativa CORRETA:
a) Consolidação do corporativismo jurídico.
b) Dissolução e fragmentação do poder político e jurídico.
c) Criação do clientelismo.
d) Centralização política e jurídica.
	5.
	O Estado Liberal se dedica prioritariamente a garantir e legitimar as relações jurídicas da esfera privada. Este é, sem dúvida, um importante marco para a clara separação da ordem pública da privada. Na esfera privada, o marco deste novo momento político e jurídico é a autorregulação dos negócios particulares. Sobre através de que instrumento essa regulação é feita, assinale a alternativa CORRETA:
a) Procedimentos concorrenciais.
b) Forais Reais.
c) Contratos.
d) Atos Legais.
	6.
	O jusnaturalismo racionalista e o iluminismo são duas correntes que convergem no sentido de sistematizar o direito através dos códigos. Acerca do movimento da codificação moderna, assinale a alternativa CORRETA:
a) Reproduz o mesmo movimento que vinha sendo herdado desde a promulgação do Código de Hamurabi.
b) Foram encomendados pelos nobres iluminados pela revelação divina.
c) Traziam os ideais iluministas de autodeterminação.
d) Representa a manutenção dos privilégios estamentais medievais.
	7.
	O Estado Moderno é edificado como ente político e jurídico desde a fragmentação da ordem medieval a partir do século XVI na Europa Ocidental. Foram inúmeras as transformações que promoveram o crescimento das cidades, o fortalecimento da burguesia e o avanço tecnológico. Acerca das características do Estado Moderno, analise as sentenças a seguir:
I- Promove condições necessárias para o desenvolvimento e a manutenção das relações públicas e privadas.
II- É capaz de manter a validade das normas jurídicas através da legitimidade política.
III- Produz uma aceitação do sistema sociopolítico liberal, capitalista e burguês.
IV- Desempenha uma função desintegradora da ordem social e política moderna.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) Somente a afirmação II está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	O mundo medieval era marcado por laços pessoais entre os nobres através da concessão de feudos. A mútua fidelidade entre os nobres e destes com os servos e a descentralização política é a grande característica dessa etapa histórica. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a denominação do sistema utilizado entre os nobres e os servos:
a) Um sistema escravista que se define como pactos de fidelidade somente aos escravos.
b) Um sistema aristocrático que se define como pactos de fidelidade somente aos ricos.
c) Um sistema absolutista que se define como pactos de fidelidade somente ao rei.
d) Um sistema de vassalagem que se define como pactos de fidelidade entre um cavaleiro (vassalo) para com um nobre (suserano).
	9.
	A Idade Média, que se estende entre os séculos V ao XV, é marcada pela dominação ideológica do Cristianismo, que acabou por criar os fundamentos políticos e jurídicos dessa etapa histórica, cuja maior expressão será o Direito Canônico. Acerca dos fatores relacionados à hegemonia do Direito Canônico na fase medieval, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os canonistas, especialistas em Direito Canônico, foram responsáveis pela formação de critérios lógicos e formais de direito a partir do estudo desenvolvido nas escolas de direito que se iniciam em Bolonha - Itália - no século XI.
b) O Direito Canônico tornou-se dominante porque foi elaborado desde o Direito Comum bárbaro, razão pela qual acabou por ser adotado pelos reinos medievais.
c) O Direito canônico era tão somente uma teoria de direito elaborada pelos canonistas sem finalidade prática.
d) A teologia cristã não serviu de fundamento ao Direito Canônico, uma vez que o trabalho dos canonistas foi o de tornar independente as esferas religiosa e jurídica.
	10.
	O Cristianismo vai se transformar no centro da vida medieval. De uma fé religiosa envolvendo os mais pobres, acaba se transformando em poderoso instrumento de poder político. Acerca do Cristianismo no início da fase medieval, analise as sentenças a seguir:
I- Os cristãos foram perseguidos pelas autoridades romanas não tanto pela sua crença, mas pela recusa em render culto aos imperadores que eram divinizados.
II- Possuía inicialmente uma ideologia comunitarista e igualitária.
III- Foi admitido como religião oficial de Roma no ano 313 com a conversão do imperador Constantino.
IV- O Cristianismo nunca se tornou religião oficial do império romano. 
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Continue navegando