Buscar

TEGUMENTAR

Prévia do material em texto

LUCIANE PINHEIRO DA SILVA REIS RA: 358790016180 - BIOMEDICINA
WANDERSON PINHEIRO DA SILVA CPF: 72245514149 - FARMÁCIA
	
Docente: Prof. Edilson
	Curso: Biomedicina / Farmácia
	Disciplina: CMF TLR Data: 10/ 04 / 2020
	Série/Turma/Período: NOTURNO
	
	Nota:
	
Questão 1
Observe a imagem:
Observe uma simples fotografia de alguém escrevendo. Nela pode ser visto um dos tipos de tecidos que atuam de maneira muito importante na formação do nosso organismo: TECIDO EPITELIAL. 
 Descreva uma característica exclusiva desse tecido destacando sua importância na formação do corpo humano.
O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células unidas e com pouca matriz extracelular entre elas. Ajuda a formar o corpo humano, com a camada mais externa (pele) e também revestindo órgãos e cavidades. Assim como explicamos, ele é fundamental para proteger o corpo e ajudar na absorção de substâncias, impermeabilização, secreção e sensibilidade 
Questão 2
	O organismo humano sofre diversas ações ligadas ao meio ambiente que ocupa (gravidade, pressão, calor, umidade e outros). Para suportar tais fenômenos e ainda proteger o organismo contra agentes causadores de doenças existe a pele que é responsável pela proteção e integridade dos órgãos e sistemas que possuímos. Com base nas aulas e nos estudos, descreva dois papeis distintos de importância da pele nesse processo, explicando cada ação.
Com base nos estudos da disciplina, nós destacamos:
EPIDERME:  é a camada mais externa, sendo formada por tecido epitelial. A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
DERME: Ela é formada por tecido conjuntivo e nela estão localizados os nervos, vasos sanguíneos e linfáticos, folículos pilosos e as glândulas sudoríparas. 
Questão 3
	Ainda com relação às ações naturais aos quais o organismo está sujeito sabemos que a pele é de grande importância na proteção e equilíbrio do organismo. Com base nessa informação, cite duas estruturas consideradas anexas à pele que auxiliam na proteção do organismo, descrevendo como cada uma atua nessa funcionalidade, destacando em qual camada se encontram.
Pelos: encontrados nos mamíferos, ajudam a manter a temperatura do corpo e também atuam na proteção. Eles são formados por células mortas queratinizadas, localizam-se na cama epiderme.
Glândulas sebáceas e as sudoríferas: As sebáceas estão relacionadas com a lubrificação da pele e dos pelos. Já as sudoríferas produzem o suor, que atuam controlando nossa temperatura. Quando nosso corpo esquenta muito, o suor é liberado e isso ajuda na perda de calor. Localizam-se na cama epiderme.
Questão 4 
	Apresente duas características específicas que justifiquem a importância dos tecidos conjuntivos ósseo e cartilaginoso na formação do sistema tegumentar, citando dois exemplos de atuação desses tecidos no organismo. 
Todos os nossos ossos são revestidos por membranas conjuntivas, tanto interna quanto externamente. Essas membranas são o endósteo e o periósteo, o primeiro recobre internamente a cavidade medular do osso e possui células formadoras de osso; já o segundo recobre o osso externamente e exerce importante papel para a manutenção da estrutura óssea, como proteção do osso, contribuição para a nutrição óssea, auxílio na reparação de fraturas, crescimento ósseo, além de servir de ponto de fixação de tendões e ligamentos.
O tecido cartilaginoso caracteriza-se por ser uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Possui como função dar suporte a tecidos moles, revestir superfícies articulares onde absorve choques, facilitar os deslizamentos, além de ser essencial para a formação e crescimento dos ossos longos. Esse tecido é composto exclusivamente de células chamadas condrócitos e de uma matriz extracelular altamente especializada. Além dessas características, é um tecido avascular nutrido pelos capilares do tecido conjuntivo envolvente ou pelo líquido sinovial das cavidades articulares, entretanto, em alguns casos, vasos sanguíneos podem atravessar as cartilagens, nutrindo outros tecidos. O tecido cartilaginoso ainda é desprovido de vasos linfáticos e de nervos. Sua matriz extracelular se caracteriza como sólida e firme, embora possua flexibilidade e seja responsável pelas propriedades elásticas das cartilagens. Essas propriedades dependem da estrutura da matriz, que é constituída por colágeno com ou sem elastina, associado a macromoléculas de proteoglicanos.
Questão 5
	A distribuição das massas de tecidos que formam o corpo humano está ligada diretamente ao esqueleto, sua formação e composição. Para isso o posicionamento ósseo é bem diversificado. Com base nesse contexto responda:
a) o que é esqueleto axial e como se dá sua composição. 
Esqueleto axial: é constituído por 80 ossos, formado pelo crânio, a caixa torácica e a coluna vertebral. Podemos caracterizá-lo como aquele conjunto de ossos que se localizam no eixo ou parte central do corpo.
A sua função é proteger o Sistema Nervoso Central e alguns dos órgãos vitais localizados na região torácica. Por isso, o seu papel está relacionado com a proteção do organismo, sendo considerado o pilar central do sistema esquelético.
 
b) como são classificadas as estruturas ósseas que unem o esqueleto axial ao esqueleto apendicular, citando os dois tipos e descrevendo como ocorre a conexão.
Esqueleto Axial – Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco.
Esqueleto Apendicular – Composta pelos membros superiores e inferiores.
A união do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e pélvica.
Os membros estão unidos ao corpo mediante um sistema ósseo que toma o nome de cintura ou de cinta. A cintura superior se chama cintura torácica ou escapular (formada pela clavícula e pela escápula ou omoplata); a inferior se chama cintura pélvica, popularmente conhecida como bacia (constituída pelo sacro - osso volumoso resultante da fusão de cinco vértebras, por um par de ossos ilíacos e pelo cóccix, formado por quatro a seis vértebras rudimentares fundidas). A primeira sustenta o úmero e com ele todo o braço; a segunda dá apoio ao fêmur e a toda a perna.

Continue navegando