Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO – UNINTA
 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Quais os elementos/estrutura obrigatórias de um TRABALHO CIENTÍFICO conforme as Normas da ABNT. Discorra sobre cada elemento? 
 Elementos obrigatórios do pré-texto:
Capa - seria a apresentação do trabalho, ou seja, o assunto em que está relacionado o trabalho, onde deve conter: nome da instituição; nome do curso; nome do autor; título do trabalho; local (cidade) da instituição que confere o grau e o ano.
Folha de rosto – a folha de rosto, assim como na capa, também deve identificar algumas informações essenciais sobre o trabalho, como o autor da monografia e título, e ainda inclui alguns outros detalhes mais específicos, como a unidade de ensino para a qual a monografia foi apresentada, quem foi seu orientador e o ano de término. Deve constar ainda: nome do autor; título principal do trabalho; subtítulo (caso haja, tem que ser evidenciada a sua subordinação ao título principal, precedido de dois pontos); número de volumes (caso haja mais de um, tem que constar em cada folha de rosto a especificão do referido volume); natureza ( se étese ou dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e o objetivo (apreovação em disciplina, grau pretendido eoutros); nome da instituição aque é submetido; áreade concetração; nome do orientador e, se houver do co-orientador; local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado e ano de entrega. 
Folha de aprovação – Elemento obrigatório deve conter o nome do autor, o título, natureza, objetivo, data da aprovação e os componentes da banca examinadora. Deve ser colocada depois da folha de rosto e ela também deve conter a data de aprovação e assinaturas das pessoas componentes da banca examinadora, informações que são adicionadas após a aprovação do trabalho.
Errata – Parte onde são listados os erros presentes no trabalho e suas respectivas correções.
Dedicatória – Opcional. Permite que o autor dedique o trabalho a quem ele desejar.
Agradecimentos – Opcional. É o espaço onde podem ser registrados agradecimentos às pessoas importantes para a realização do trabalho ou às pessoas especiais na vida do autor.
Epígrafe – Opcional. Contém uma citação de frase, trecho de obra ou pensamento inspirador para o autor do trabalho.
Lista de ilustrações – Apresenta as imagens que integram o trabalho, listadas na ordem em que aparecem, com legendas e com indicação dos respectivos números de página.
Lista de tabelas – Apresenta as tabelas que integram o trabalho, listadas na ordem em que aparecem, com seus nomes e com indicação dos respectivos números de página.
Lista de abreviaturas e siglas – Traz as abreviaturas e siglas citadas no texto do trabalho, listadas em ordem alfabética e acompanhadas do respectivo significado.
Lista de símbolos – Traz os símbolos que aparecem no trabalho e seus significados.
Sumário – Elemento que identifica todas as partes do trabalho e suas subdivisões, indicando as páginas correspondentes a cada uma dessas seções.
Elementos textuais:
Introdução – prévia do trabalho em geral e levantamento de hipóteses.
Desenvolvimento – construção do conteúdo utilizando as fontes de pesquisa do autor. Dividida em capítulos ou tópicos numerados em ordem crescente, é parte onde são explanadas e discutidas todas as ideias do trabalho acadêmico em questão.
Conclusão – Como o próprio nome já indica, é a conclusão a que o autor chegou após todo o percurso intelectual exposto no desenvolvimento do trabalho.
Elementos pós textuais:
Referências – Aqui devem ser inseridas todas as obras e documentos efetivamente consultados para a elaboração deste projeto, sejam eles livros, artigos científicos, reportagens de jornais e revistas, vídeos, filmes, sites, entrevistas realizadas, palestras, etc.
 Anexos e Apêndices – Não são obrigatórios. Pode-se incluir materiais complementares considerados de interesse sobre o assunto do trabalho, servindo para seu esclarecimento ou como documento. São exemplos do que pode ser agregado ao trabalho como Apêndice: a transcrição completa de entrevistas, diário de campo elaborado, relatórios, tabelas produzidas, roteiro de perguntas, transcrições, entre outros. Já outros materiais não-elaborados pelos alunos e que foram consultados para a realização do TCC podem complementá-lo como Anexos: reportagens, pesquisas de audiência, etc.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
Apostila da Mdetodologia da Pesquisa Científica
https://www.normastecnicas.com/abnt/trabalhos-academicos/elementos-textuais
Edgar Almeida Chaves Filho
 Matrícula n° 210000168
Curso em Gestão de Segurança Pública

Outros materiais