A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Sistema e Organização da Saúde no Brasil (HOS16)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Sistema e Organização da Saúde no Brasil (HOS16)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:514373) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16095542
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído com a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988, oferecendo gratuitamente para todos os brasileiros acessos aos serviços de saúde, como atendimentos de alta complexidade, ambulatoriais, laboratoriais, hospitais, rede que reúne postos de saúde, acesso aos estabelecimentos públicos de saúde, garantindo o direito à saúde da população. Considerando que a saúde do trabalhador está incluída no campo de atuação do SUS, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Informar o trabalhador sobre os riscos de acidentes de trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho em seu ambiente laboral é competência exclusiva da CIPA.
	 b)
	A saúde do trabalhador dispensa ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária para alcançar seus objetivos.
	 c)
	Elaborar normas técnicas e estabelecer padrões de qualidade para a promoção da saúde do trabalhador são atribuições comuns da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
	 d)
	Compete ao SUS participar da normatização, da fiscalização e do controle dos serviços de saúde do trabalhador apenas nas empresas públicas.
	2.
	Ao longo da história, a humanidade tornou-se vítima de pandemias de cólera, peste, gripe, febre tifoide, tuberculose e outras doenças infecciosas, que eram a principal causa de óbito. Doenças aparentemente mais banais, como infecção de ouvido, pele e garganta, frequentemente resultavam em surdez, morte ou sequelas devido à septicemia ou outras complicações. Contudo, a história da medicina traz curiosidades diante dos acontecimentos envolvendo a saúde pública na Primeira Guerra Mundial. Diante dos fatos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Muitos dos soldados participantes da Primeira Guerra Mundial tinham remédios caseiros para a prevenção das DSTs.
(    ) Registros médicos do exército americano mostram que as doenças sexualmente transmissíveis foram responsáveis por perdas significativas no contingente de soldados que lutaram em guerras.
(    ) Os casos registrados de soldados americanos portadores de DSTs não alterou a rotina diária dos soldados.
(    ) Em dois anos de conflito, foram documentados durante a Primeira Guerra Mundial, que o exército chegou a dispensar 10.000 homens que contraíram doenças venéreas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.ccih.med.br/vencendoresistencia.html>. Acesso em: 30 nov. 2016.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	Para intensificar o cuidado com a prevenção de inúmeras doenças, é primordial o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das ações na educação em saúde. Para que a sociedade adquira o conhecimento e tenha hábitos saudáveis por vontade própria, é preciso compreender os conhecimentos relacionados à educação e à saúde da sociedade. Para isso, é preciso manter através de ações educativas informações necessárias para contribuir com a qualidade de vida das famílias. Neste contexto, sobre o educar para a saúde, analise as sentenças a seguir:
I- A educação em saúde tem sido um desafio perante os órgãos competentes, tanto na qualidade como na assistência e no aprimoramento dos profissionais que mantêm informações sobre ações educativas para manter a qualidade de vida da sociedade.
II- Educação em saúde nos diz que devemos aprender a ouvir dos profissionais ligados à área os assuntos dirigidos à saúde.
III- Parte-se do princípio de que a pessoa a quem se destina o cuidado ou o ato educativo é um sujeito passivo, que constrói o conhecimento do objeto por necessidade de aprendizagem, sem maiores interferências no seu dia a dia.
IV- Para que a sociedade tenha como significado a cura da doença e o tratamento, é necessário promover a saúde física e mental, com o objetivo de manter estilo de vida saudável.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	Um grande marco na história do país foi a 8ª Conferência de Saúde, envolvendo profissionais da saúde, em que a população participou pela primeira vez das discussões da Conferência Nacional de Saúde. Nesta conferência, foram debatidos alguns assuntos relacionados à saúde do país pelo médico sanitarista e diretor da Fiocruz Sergio Arouca. Além dos temas debatidos, sobre o que foi criado por consenso nesta Conferência, analise as opções a seguir:
I- Sistema de Assistência Social.
II- Portal da Saúde.
III- Sistema Único Descentralizado de Saúde (SUDS).
IV- Organização Mundial da Saúde.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção III está correta.
	 b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	 d)
	As opções I e IV estão corretas.
	5.
	Com um sistema de saúde coletiva, o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) versa pela saúde de todo brasileiro como um direito garantido pela Constituição Federal de 1988. A população tem acesso ao SUS, que promove assistência à saúde e suas prevenções. O sistema garante o bem-estar físico e mental de qualquer pessoa, como também ausência de doenças, prevenindo agravos e proporcionando qualidade de vida. Em se tratando das ações de vigilância do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Proporcionar o controle e a recuperação da saúde, contemplam ações de outro sistema de saúde, devido à sua complexidade de ações.
	 b)
	O SUS promove a vigilância em saúde, evitando o contágio de diversas doenças.
	 c)
	A garantia do bem-estar físico e mental de qualquer pessoa, fica vinculado especificamente ao governo de cada município.
	 d)
	Promover divulgações, informações e eventos para a prevenção e tratamentos, não são atribuições do SUS.
	6.
	Diversos órgãos internacionais tratam dos assuntos relacionados à área de saúde, trazendo opiniões e diretrizes para difundir conceitos que servem na aplicação dos procedimentos ligados à saúde, apresentando o objetivo de desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde é definida nesse mesmo documento como um "estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consiste somente na ausência de uma doença ou enfermidade. Mediante este contexto, qual é o principal órgão internacional de saúde?
	 a)
	OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).
	 b)
	FMI (Fundo Monetário Internacional).
	 c)
	ONU (Organização das Nações Unidas).
	 d)
	OMS (Organização Mundial de Saúde).
	7.
	Nas unidades de saúde municipais, temos diversos setores de vigilância, entre eles a vigilância epidemiológica, servindo para estudar e cuidar da saúde da comunidade como também enfrentar campanhas internacionais, evitando que doenças virem epidemias. As tarefas desta vigilância são os programas de prevenção, tratamentos e estudos de como cada doença se comporta através do perfil da população. Seu objetivo são medidas de controle e prevenção, reduzindo os problemas de saúde da população. Sobre o estudo da ciência epidemiológica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A epidemiologia estuda a conduta das doenças que acometem a sociedade.
(    ) Tem como objetivo reduzir os problemas da população e todo o controle dos episódios relacionados à saúde.
(    ) Contribui para o melhor conhecimento em saúde da população, promovendo medidas específicas de prevenção e controle de doenças. 
(    ) Promove ações e serviços de saúde de qualidade integrada na eficácia clínica sanitária e epidemiológica, por meio de indicadores que auxiliam as ações de rotina e planejamento de prevenção.
Agora, assinale a alternativa

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.