Buscar

Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“Segundo Munanga (2008), Freyre teve sua parcela de participação na construção da identidade negra brasileira ao mostrar que negros, índios e mestiços trazem contribuições positivas [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 56.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, Gilberto Freyre defendeu uma ideia de democracia peculiar. Assinale a alternativa que apresenta o nome dessa democracia.
Nota: 10.0
	
	A
	Democracia liberal.
	
	B
	Democracia nacional.
	
	C
	Democracia partidária.
	
	D
	Democracia racial.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a “ ideia  da democracia racial, expressão já existente e da qual Freyre se apropriou para consolidar sua teoria.”. (texto-base, p. 56)
	
	E
	Democracia estatal.
Questão 2/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“A crítica contida no trabalho de [Florestan] Fernandes está na tendência a se salientar a inaptidão dos negros para o trabalho assalariado como uma das causas da desigualdade, argumentando-se que eles eram inaptos para desenvolver o exigido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-59, 2015. p. 59.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que indica corretamente como se apresenta o racismo no mercado de trabalho capitalista.
Nota: 10.0
	
	A
	Era compatível com o sistema constitucional e, portanto, com o desenvolvimento do capitalismo.
	
	B
	Priorizava as relações de racismo para o sistema capitalista em razão da igualdade social.
	
	C
	Era incompatível com o sistema capitalista e, portanto, com o desenvolvimento do capitalismo.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se que,  “Para  esse pesquisador, o racismo era incompatível com o sistema capitalista e, portanto, com o desenvolvimento do capitalismo ele deveria ser extinto, [...[“. (texto-base, p. 59)
	
	D
	Era incompatível com o sistema socialista e, portanto, com o desenvolvimento do comunismo.
	
	E
	Priorizava a consistência do sistema capitalista e, portanto, promovia a expansão do capitalismo.
Questão 3/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
“[...] Cesare Lombroso, pesquisador que se tornou famoso por medir o crânio para identificar a capacidade e o grau de inteligência dos humanos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 37-38, 2015. p.38.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique a alternativa que aponta corretamente o professor brasileiro que adotava os métodos de Cesare.
Nota: 10.0
	
	A
	Raimundo Nina Rodrigues.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a Raimundo Nina Rodrigues. “No Brasil, no ano de 1880, na Escola de Medicina da Bahia, o professor realizou um estudo sobre a influência de Cesare Lombroso”. (texto-base, p. 38)
	
	B
	Arthur Gobineau.
	
	C
	Miguel Lemos.
	
	D
	João Batista Lacerda.
	
	E
	Luís Pereira Barreto.
Questão 4/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“[...] os índios eram persuadidos  a procurar a proteção dos postos  indígenas criados pelo órgão, pois dessa forma poderiam ter contato com o idioma português, bem como homens e  mulheres indígenas aprenderiam certos ofícios comuns aos civilizados [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 25.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, em relação à questão de terras, qual a função do Serviço de Proteção ao Índio (SPI)? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Função  de alfabetizar os indígenas.
	
	B
	Função de liberar terras.
Você acertou!
Comentários: conforme o livro-base  a resposta correta, "a criação do SPI, com a função de liberar terras, para tanto, os índios eram persuadidos  a procurar a proteção dos postos  indígenas criados pelo órgão, pois dessa forma poderiam ter contato com o idioma português, bem como homens e  mulheres indígenas aprenderiam certos ofícios comuns aos civilizados".(livro-base, 25)
	
	C
	Função de ensinar  a  trabalhar.
	
	D
	Função de  transmitir  a cultura dos portugueses.
	
	E
	Função de ensinar a língua portuguesa.
Questão 5/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
“No plano religioso, os jesuítas constataram que os índios, habitantes da nova terra, não seguiam nenhuma religião conhecida à época, razão por que eram considerados um povo pagão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 18-20, 2015. p.19.
Tendo em vista o extrato de texto e os conteúdos do livro-base  Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil,  sobre a guerra justa, identifique a alternativa que aponta um dos defensores desse método:
Nota: 10.0
	
	A
	Santo Agostinho. 
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se, a Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, segundo os quais deveria-se “guerrear quando havia resistência às missões cristãs”. (texto-base, p. 19)
	
	B
	São João Batista.
	
	C
	Hugo Grotius.
	
	D
	Frederick Russell.
	
	E
	Papa João 23.
Questão 6/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
 "O interesse da igreja oficial de Portugal pelos indígenas não se resumia a instâncias meramente espirituais".
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 22.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente a alternativa que aponta a verdadeira intenção da igreja em relação aos indígenas.
Nota: 10.0
	
	A
	Interesse pela mão de obra para colheita de uvas.
	
	B
	Interesse pelo trabalho nas igrejas.
	
	C
	 Interesse pela mão de obra para as guerras.
Você acertou!
Comentários: conforme o livro-base  a resposta correta,  "o interesse da igreja oficial de Portugal pelos indígenas não se resumia  a instâncias meramenteespirituais .A ideia de obtenção de mão de obra para as guerras" (livro-base 22)
	
	D
	Interesse pelo trabalho na casas dos padres .
	
	E
	Interesse pela  oração.
Questão 7/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
A visão estereotipada de que o índio é incapaz de conviver com a sociedade autodenominada civilizada fez com que se instaurasse um sistema paternalista de tutela [...]
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-25, 2015. p.24.
 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil sobre proteção e abrigo, identifique a alternativa que aponta corretamente um órgão ligado às políticas indigenistas do Estado Brasileiro.
Nota: 10.0
	
	A
	Código Civil.
	
	B
	Estatuto das Sociedades Indígenas
	
	C
	Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio
	
	D
	Fundação Nacional do Índio.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a implantação das políticas indigenistas que destacam o Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). (texto-base, p. 24)
	
	E
	Órgão indigenista estatal.
Questão 8/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
“Assim se espalhou e se propagou a ideia da democracia racial, expressão já existente e da qual Freyre se apropriou para consolidar sua teoria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 56.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale corretamente a alternativa que identifica as três culturas que constituem de forma pacífica e harmônica a nacionalidade segundo Gilberto  Freyre.
Nota: 10.0
	
	A
	a francesa, a portuguesa e a europeia.
	
	B
	a indígena, a espanhola e a portuguesa.
	
	C
	a europeia, a francesa e a africana.
	
	D
	a africana, a espanhola e a indígena.
	
	E
	a europeia, a indígena e a africana.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a “[...] a europeia, a indígena e a africana -, o escritor difundiu a ideia de que o Brasil estava isento do racismo que assolava os outros países”. (texto-base, p. 56)
Questão 9/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
"Em 1936 , quando era incipiente a proposta  de a organização  se transformar  em partido político, veio o golpe do Estado Novo(1937), [...]".     
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 61.
Considerando o fragmento  do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente a alternativa que apresenta um efeito político do Estado Novo.   
Nota: 10.0
	
	A
	O desenvolvimento da democracia.
	
	B
	O exercício da cidadania.
	
	C
	A abertura política.
	
	D
	O fim do ”milagre econômico”.
	
	E
	A proibição de atividade de qualquer organização  política.
Você acertou!
Comentários: conforme o livro-base a resposta correta, em 1936 , quando era incipiente a proposta  de a organização  se transformar  em partido político , veio o golpe do Estado Novo(1937), o qual, de forma  coercitiva, proibiu as atividades   de qualquer organização política". (livro-base, p.62)
Questão 10/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“Surgiu em um contexto de recessão, que provocou o início de um deslocamento populacional da zona rural para as grandes cidades motivado pela procura de emprego”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-63, 2015. p. 61.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que indica corretamente o movimento dedicado em defesa da população negra que surgiu nesse período.
Nota: 10.0
	
	A
	Frente Negra Brasileira.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a Frente Negra Brasileira  ( FNB), “fundada em 16 de setembro de 1931”. (texto-base, p. 61)
	
	B
	Movimento Negro Unificado.
	
	C
	Conselho de Participação da Comunidade Negra.
	
	D
	Instituto de Pesquisa das Culturas Negras.
	
	E
	Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros.

Continue navegando

Outros materiais