Buscar

TRABALHO DE PPS - ESTÁCIO

Prévia do material em texto

1. O QUE É SAÚDE E DOENÇA?
 A saúde não é entendida simplesmente por um estado de ausência de doença ou uma enfermidade, mas sim, um estado em que engloba bem-estar físico, mental e social. 
Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, e assim, alterando o seu estado normal de saúde. É um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções físicas e mentais e pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo).
2. O QUE É O PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA?
É o conjunto de relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença de uma população e que se modifica nos diversos momentos histórios do desenvolvimento científico da humanidade. 
3. QUAIS OS FATORES DETERMINANTES DE SAÚDE?
Os fatores biológicos, sócio-econômicos e ambientais. Sendo biológicos referente a idade, sexo e fatores genéticos, sócio-econômicos referente a pobreza, exclusão social, emprego e extrato social e os ambientais, tais como a qualidade da água e ar, ambiente social e estilo de vida. 
4. O QUE DIZ TRÍADE ECOLÓGICA?
É um modelo que considera a interação, o relacionamento e o condicionamento de três elementos fundamentais, são eles: Agente, ambiente e hospedeiro.
Agente: É definido como todas as substâncias, elementos ou força, animadas ou inanimadas, cuja presença pode, mediante contato com um novo hospedeiro, constituir estímulo para perpetuar ou iniciar um processo patológico. 
Ambiente: Características que podem influenciar o processo de saúde-doença decorrente de condições sanitárias, temperatura, poluição aérea e qualidade da água, além de fatores como densidade populacional, aglomeração e características dos sistemas de produção. Determinantes físico-químicos (temperatura, umidade, poluição), biológicos (infecções) e sociais (organização social).
Hospedeiro: Os organismos são potencialmente capazes de hospedar um agente ou sofrer influência deste, que por sua vez, provocar danos à sua saúde, atingindo toda e qualquer pessoa que se expor ao agente.
 
5. O QUE DIZ A TEORIA SOCIAL?
Determina a organização social, onde diz que a enfermidade é determinada socialmente e a terapêutica com transformações estruturais da sociedade.
6. O QUE É HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS?
História natural das doenças é o nome dado ao conjunto de processos interativos que compreende as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outros lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte. Portanto, a história natural da doença tem desenvolvimento em dois períodos sequenciados: o período epidemiológico e o período patológico. No primeiro, o interesse é dirigido para as relações suscetível-ambiente; no segundo, interessam as modificações que se passam no organismo vivo.
7. QUAIS AS FASES DA HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS?
Fase inicial (ou de suscetibilidade), fase patológica pré-clínica, fase clínica e fase da incapacidade residual.
Fase inicial (ou de suscetibilidade): Nesta fase ainda não há doença propriamente dita, mas existe o risco de adoecer.
Fase patológica pré-clínica: A doença ainda está no estágio de ausência de sintomas, mas o organismo apresenta alterações patológicas.
Fase clínica: A doença já se encontra em estágio adiantado, com diferentes graus de acometimento.
Fase da incapacidade: A doença pode progredir para a morte, ou as alterações se estabilizam.
8. DESCREVA, COM EXEMPLOS, OS TIPOS DE PREVENÇÃO?
Prevenção primária, secundária e terciária.
Prevenção primária: São ações dirigidas para a manutenção da saúde, dirigidas à população sadia para evitar a ocorrência de novos casos e visa reduzir a incidência. É a fase anterior ao início biológico da doença. 
EX: Educação para saúde e saneamento ambiental.
Prevenção secundária: Ações que visam a prevenção para regredir a doença, evitar a ocorrência de novos casos e visa reduzir a incidência. 
EX: diagnóstico precoce e tratamento oportuno, prevenção da evolução, prevenção de reincidência, de complicações, de sequelas e de óbitos e uso de antibióticos para caso de doenças infecciosas.
Prevenção terciária: As ações se dirigem à fase final do processo, visa reabilitar o paciente. Visa promover o ajustamento da pessoa a situações irreversíveis, atenuar a invalidez e evitar o óbito.
EX: Reabilitação de doentes.

Continue navegando