A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Acadêmico

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	...
	
	Disciplina:
	Teoria da Contabilidade (CON28)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513903) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16725461
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A evolução da Ciência Contábil pôde contar com a contribuição racional de grandes pensadores e escritores que pensavam na contabilidade enquanto ciência, registrando em obras escritas suas contribuições. Com relação aos escritores e suas obras, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Johan Gotlieb.
II- Domenico Manzoni. 
III- Angelo Pietra.
(    ) Ein Teutsch Verstending Buchhalten.
(    ) Quaderno Doppio col suo giornale.
(    ) Angelo Pietra Indirizzo degli economia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - II - III.
	2.
	Na era romana, a contabilidade evoluiu na mesma proporção que evoluía a civilização romana e este é considerado o ponto alto do período racional-mnemônico, que sempre esteve em ascensão. Roma, através da história, foi dividida em três períodos, que são:
	 a)
	Social - econômico - administrativo.
	 b)
	Contábil - financeiro - patrimonial.
	 c)
	Escrita - símbolos - registros.
	 d)
	Monarquia - república - império.
	3.
	A ciência contábil remonta à Nova Idade da Pedra e Idade da Pedra Polida, em que o homem precisava ir à procura da sua caça para poder se alimentar. Neste ambiente hostil, nasceu a necessidade de se criar uma linguagem que permitisse ao homem ir em busca de informações sempre que precisasse saber sobre, por exemplo, em qual momento deveria retomar as caças para que os mantimentos não acabassem. Dentro deste contexto, surge a necessidade de registro. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O homem começou a armazenar objetos e animais, motivado por momentos de escassez.
II- Não havia a necessidade de registrar, pois conseguiu conviver em grupos e seus companheiros poderiam lhe ajudar a lembrar dos seus objetos.
III- Para que conseguisse memorizar o que já havia armazenado, se utilizou das inscrições em paredes de grutas e rochas dos objetos ou animais que encontravam em seu poder.
IV- As informações produzidas por estes homens são importantes para a contabilidade, pois estudiosos encontraram muitas dessas inscrições em grutas e rochas no Brasil, na França e nos Estados Unidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	A Moderna Escola Italiana é reflexo de um desenvolvimento profundo, iniciado desde o período empírico, e que passou pelas escolas: Administrativa, Personalista e Controlista. Relacionado a esta escola, analise as sentenças a seguir:
I- Seu principal representante é Jean Dumarchey.
II- Esta Escola concentrou-se na ideia de que é necessário conhecer todos os fenômenos econômicos da entidade, por meio do pensamento teórico de Gino Zappa.
III- Uma das características é desenvolver uma teoria para a contabilidade através do resultado, decorrente das operações das entidades.
IV- Nesta escola, através do pensamento de Jean Dumarchey, concluiu-se sobre a separação das contas representativas do ativo e do passivo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	Guiseppe Cerboni dedicou atenção especial ao estudo da doutrina logismográfica, pois acreditava que a contabilidade deveria ser afetada pelo princípio que identifica a lógica do raciocínio humano. Assinale a alternativa que corresponde à Escola do Pensamento Contábil seguida por Cerboni:
	 a)
	Escola Personalista.
	 b)
	Escola Norte-Americana.
	 c)
	Escola Controlista.
	 d)
	Escola Matemática.
	6.
	A percepção, por Giuseppe Cerboni, de que a contabilidade era o ambiente para o estudo e análise de todos os fatos econômicos, administrativos e contábeis interligados, propiciou desenvolvimento de dois sistemas distintos de escrituração. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta estes dois sistemas distintos de escrituração:
	 a)
	O sistema contábil e o fiscal.
	 b)
	O sistema econômico e o social.
	 c)
	O sistema patrimonial e o financeiro.
	 d)
	O sistema administrativo e o contábil.
	7.
	Um dos mais importantes pensadores da Moderna Escola Francesa foi Jean Dumarchey, na qual, na época já apresentava um considerável desenvolvimento na área da contabilidade mesmo antes do desenvolvimento teórico da escola neocontista, porém em situações estremadas ligadas à legislação. Algumas regras começaram a ser utilizadas neste período, que se baseavam em fatos modificativos e em fatos permutativos. De acordo com este fato, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Fato modificativo é todo o aumento do valor do patrimônio com lucro que dará lugar a um débito em uma das contas concretas e a um crédito em uma das contas abstratas.
(    ) Fato permutativo é toda diminuição do valor do patrimônio com prejuízo que dará lugar a um crédito em uma das contas concretas e a um débito em uma das contas abstratas.
(    ) Fato modificativo é toda a alteração na composição do ativo ou do passivo que origina um débito na conta que sofre uma variação positiva e um crédito na conta que sofre uma variação negativa.
(    ) Fato permutativo é toda a alteração na composição do capital próprio que origina um crédito na conta que sofre uma variação positiva e um débito na conta que sofre uma variação negativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	A ciência contábil está ligada ao registro do patrimônio, e este, por sua vez, tem maior importância à medida que se acumula mais riqueza. Na medida em que os povos se desenvolviam, os registros contábeis também foram se aperfeiçoando, especialmente com relação ao registro das riquezas. Dessa forma, é possível entender a importância da região da Mesopotâmia e do Egito na evolução dos registros contábeis. Com relação ao exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O desenvolvimento da escrita cuneiforme está atrelado à necessidade de registros.
II- A escrita cuneiforme foi desenvolvida durante o período lógico-racional.
III- A escrita cuneiforme consistia em registros feitos em plaquetas de argila fresca.
IV- Esses registros em formato cuneiforme eram, na verdade, símbolos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	A percepção, por Giuseppe Cerboni, de que a contabilidade era o ambiente para o estudo e análise de todos os fatos econômicos, administrativos e contábeis interligados, propiciou desenvolvimento de dois sistemas distintos de escrituração. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses dois sistemas distintos de escrituração:
	 a)
	O Sistema Contábil e o Social.
	 b)
	O Sistema Econômico e o Social.
	 c)
	O Sistema Administrativo e o Contábil.
	 d)
	O Sistema Patrimonial e o Financeiro.
	10.
	Para entendermos o surgimento e a evolução da contabilidade, é interessante ter uma noção clara sobre de onde viemos e como estamos atualmente. Sobre a evolução da contabilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No Período Neolítico, o homem desenvolveu a pintura rupestre em cavernas, comprovando a superioridade da inteligência.
(    ) O Período Neolítico ficou conhecido como Nova Idade da Pedra e Idade da Pedra Polida, em que o homem passou a ter mais contato com a natureza.
(    ) O Período Paleolítico também ficou conhecido como Idade da Pedra