Buscar

A Transformação da Identidade Cultural Indígena

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo (atividade Prof. Valeska).
O conceito de cultura tem uma longa história e sua origem é anterior ao esforço da antropologia de estudar e compreender povos com costumes e modos de vida diferentes. 
De acordo com a Antropologia, não se pode afirmar a "perda" de uma identidade étnica em uma sociedade, mas, sim, sua transformação, considerando o processo de colonização e violências vivenciado pelos povos indígenas no Brasil ainda hoje, muito se comenta, e se lamenta que os índios estejam perdendo sua cultura. Um índio calçado e vestido com calças jeans, falando português, utilizando gravador e celular ou ate mesmo morando em casas e favelas na cidade aparecem aos olhos do publico como menos índio, eles deveriam seguir suas tradições?
É claro que devemos muito aos nossos índios, e precisamos deixá-los em paz. Certamente não é desenvolvendo um isolamento que nunca conheceram, pois nos somos apenas mais um dos outros povos com que cada povo indígena manteve contado ao longo da história, sejam através de trocas amistosas, ou de outra forma.
Por outro lado não somos apenas mais um povo, nossa tecnologia nos faz especialmente perigosos e ao longo desses anos, a historia não tem sido fácil para os índios, que tiveram que lutar para sobreviver a epidemias, guerras, escravidão, aldeamentos e esforços de integração a população nacional e foram poucos que conseguiram.
Assim cultura e civilização são conceitos que surgem ganhando significado diverso entre as várias populações nacionais nascentes. Grosso modo, porém, esses termos parecem conotar a unidade ocidental e as diferenças internas a ela.
Por tanto o conceito de cultura na Antropologia, por exemplo, representa um fenômeno dinâmico, e não estanque parado no tempo, como algo imutável. A importância da Antropologia reside, principalmente, em se tratar de uma ciência que considera o homem na condição de um ser humano complexo em todas as suas dimensões como objeto de estudo, a onde fazer uma reflexão do que se entende de cultura e tradição por sobrevivência cultural explicando as concepções aos modos como algumas etnias indígenas as entendem e as utilizam.
Aluno: Antonio Wendell Mendonça Silva.
Curso Gestão Comercial. FGN
Período: Noturno.

Continue navegando