Buscar

Responsabilidade Social 3

Prévia do material em texto

Responsabilidade Social
Responsabilidade Social é o sentimento presente nos cidadãos,  tanto coletivamente como individualmente  de seus deveres para com a comunidade em que vivem e a sociedade em geral.
As ações individuais sempre têm algum impacto (bom ou ruim) na vida de outros cidadãos e da coletividade. Assim, a Responsabilidade Social concretiza-se por meio da tomada de atitudes, comportamentos e práticas positivas e construtivas, que contribuem para preservar e melhorar o bem-comum e elevar a qualidade de vida de todos.
 
Fonte: http://www.recentulho.com.br/responsabilidade-social/
 
Ashley et al. (2003) consideram que a responsabilidade social engloba toda e qualquer ação da empresa que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Segundo estes autores:
Responsabilidade social é o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente de modo amplo, ou a alguma comunidade de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela (p. 6-7).
Quando as empresas de maneira voluntária adotam comportamentos e realizam ações que trazem o bem estar ao seu público interno (funcionários, acionistas, etc) e externo (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.) proporcionando o beneficio da coletividade, é denominado Responsabilidade Social Corporativa.
É uma maneira de gestão que visa minimizar os impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e diminuindo a desigualdade social. Nada mais é  do que uma conscientização da organização do seu  papel no desenvolvimento da comunidade que está inserida, criando programas que levam em consideração a natureza, economia, educação, saúde, atividades locais, transportes.
As áreas que ganham esse tipo de ações vão desde o meio ambiente (onde empresas reflorestam árvores no lugar das que foram derrubadas, por exemplo e ou, passando por áreas de saúde, projetos culturais, conservação do patrimônio público, proteção aos animais e filantropia). Vindo  por meio de programas de recuperação da área de onde está instalada a empresa, programas sociais de desenvolvimento sustentável, projetos educacionais da preservação da natureza, trabalhos voluntários por parte dos funcionários, criação de emprego e renda na comunidade, obras que beneficiam a área que está presente a empresa, ceder espaço para atividades, doações em dinheiro, roupas ou alimentos, e patrocínios de projetos culturais.
Programas de Responsabilidade Social trazem para empresa e sociedade resultados positivos. Onde a empresa que utilizar seus princípios e os aplicarem corretamente terão resultados muito positivos, como a valorização da imagem e da marca perante a sociedade e longevidade. Toda organização, independente de seu tamanho, segmento de atividade, seja indústria, comercial ou de serviço, todas podem desenvolver ações de responsabilidade social.
Fonte:http://www.mlassociados.com.br/responsabilidade-social-corporativa.html
 
A responsabilidade social pode ser dividida em quatro dimensões segundo Ferrel (2001): 
1. Dimensão Legal: é relativa ao cumprimento das leis promulgadas pelos governos, que servem para estabelecer padrões mínimos de conduta e não para determinar o que é ético ou antiético. Todas as empresas têm obrigação de cumpri-las e existem 5 grupos que enquadram essas leis; Leis que regulamentam a concorrência – são criadas para impedir o monopólio; Leis de proteção ao consumidor – código de defesa do consumidor; Lei de proteção ao meio ambiente – proibição de atividades que degradam o meio ambiente existe o certificado do ISO 14001; Lei de proteção equidade e da segurança – protegem os direitos dos idosos e deficientes físicos, dando oportunidade de emprego e proibindo a discriminação de raça, sexo, religião; Leis de incentivo – quando os empresários criam jeitos para burlas as leis;
2. Dimensão Ética: A conduta ética da empresa refere-se ao que é certo ou errado, aceitável ou não;
3. Dimensão Econômica: refere-se à maneira como os recursos para a produção de bens e serviços são distribuídos no sistema social;
4. Dimensão Filantrópica: relaciona-se com as contribuições das empresas com a sociedade, em relação à qualidade de vida e bem estar, a sociedade espera que as empresas proporcionem padrão e projetam a qualidade de vida da comunidade.
 
O vídeo abaixo com duração de 6 min e 29 seg.,  é uma palestra realizada pelo filósofo Mario Sergio Cortella, onde ele explica o que é responsabilidade social.
Fonte: Youtube - https://www.youtube.com/watch?v=XzFLoBE48EE, acessado em 20/01/2017.
 
Artigos 
Neste artigo você poderá verificar algumas ações que ajudarão a empresa a colocar a Responsabilidade social em prática: 
https://evelyneleandro.wordpress.com/2008/02/13/pequenas-e-importantes-acoes-de-responsabilidade-social/
Este artigo destaca a diferença entre responsabilidade social e filantropia:
http://www.atitudessustentaveis.com.br/artigos/responsabilidade-social-empresas-mundo/
Resumo
O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.
Para algumas empresas Responsabilidade social é confundida com Filantropia, podemos dizer que a responsabilidade social corporativa, que é o conjunto de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo.
 
Referências Bibliográficas
Ashley, P., Queiroz, A., Cardoso, A., Souza, A., Teodósio, A., & Borinelle, B. et al. (2003). Ética e responsabilidade social nos negócios. Rio de Janeiro: Editora Saraiva.  
BEDÊ, Marco Aurélio. Responsabilidade Social nas Micro e Pequenas Empresas. São Paulo: SEBRAE, 2006.
Conceito de responsabilidade Social. Disponível em  http://www.itsbrasil.org.br/conceito-de-responsabilidade-social. Acesso em 27/01/2017.
FERREL, O. C. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisões e casos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2001.
O que é responsabilidade social. Disponível em http://www.responsabilidadesocial.com/o-que-e-responsabilidade-social/. Acesso em 28/01/2017.

Continue navegando