Buscar

Pesquisa- Importancia da tipografia no Design Gráfico 2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
MATHEUS FILLIPE DA SILVA CHIQUETTO
A IMPORTÂNCIA DA TIPOGRAFIA NO DESIGN GRÁFICO EDITORIAL
CAMPINAS/SP
2020
MATHEUS FILLIPE DA SILVA CHIQUETTO
A IMPORTÂNCIA DA TIPOGRAFIA NO DESIGN GRÁFICO EDITORIAL
Trabalho sobre a importância da tipografia no design gráfico editorial ministrado pela disciplina de Comunicação editorial na Universidade Paulista – UNIP.
Professor: Milton Antônio Lebre
CAMPINAS/SP
2020
RESUMO
O desenvolvimento da pesquisa sobre a importância da tipografia no Design Gráfico Editorial aborda sobre como ela é seu principal elemento comunicador e sua relevância é tão fundamental quanto imagens, cores e toda a identidade visual do projeto de uma marca. Cada projeto de design é elaborado a partir de um conceito, e a fonte escolhida deve estar de acordo com ele, tanto quanto as cores e os elementos gráficos, ou seja, todo o projeto deve interagir harmonicamente com o uso da tipografia. O significado de tipografia também é abordado, que na definição do dicionário, “tipografia é a arte de imprimir os tipos” fontes ou letras, e hoje existe uma variedade incalculável dos tipos a disposição dos designers e do público em geral. Sobre a evolução da tipografia resumidamente, a arte nem sempre foi descomplicada e acessível a todos. No entanto, com a chegada da computação gráfica aos lares e escritórios, o uso da tipografia realmente se popularizou e se facilitou, todos agora podem ter acesso as mais variadas fontes compondo textos e layouts como quiserem. O desenvolvimento também aborda assuntos como: “A escolha ideal da tipografia para o design editorial” e “Tipografia em design gráfico”.
Palavras-chaves: Design Gráfico Editorial; Tipografia; Importância; Pesquisa; Conceitos
ABSTRACT 
The development of research on the importance of typography in Editorial Graphic Design addresses how it is its main communicator element and its relevance is a fundamental as images, colors and the entire visual identity of a brand project. Each design project is elaborated from a concept, and the chosen font must conform to it, as far as colors and graphics, that is, the entire project must interact harmoniously with the use of typography. The meaning of typography is also addressed, that in the dictionary definition, "typography is the art of printing types" fonts or letters, and today there is an incalculable variety of types available to designers and the general public. About the evolution of typography briefly, art has not always been uncomplicated and accessible to everyone. However, with the arrival of computer graphics in homes and offices, the use of typography has really become popular and facilitated, everyone can now have access to the most varied sources composing texts and layouts as they wish. The development also addresses subjects such as: "The ideal choice of typography for editorial design" and "Typography in graphic design".
Key-words: Editorial Graphic Design; typhografy; Importance; Research; Concepts 
SUMÁRIO
Introdução .................................................................................................................. 1
Desenvolvimento ....................................................................................................... 2
A importância da tipografia no design gráfico .............................................. 2
Significado de tipografia ................................................................................ 3
A evolução da tipografia ................................................................................ 3
A escolha ideal da tipografia para design ...................................................... 4
Tipografia em design gráfico ......................................................................... 4
Conclusão .................................................................................................................. 7
Referencias ................................................................................................................ 8
INTRODUÇÃO
Trabalho de revisão bibliográfica acerca da importância da tipografia no Design gráfico editorial e suas aplicações abordando aspectos como o significado, a evolução e a escolha dessa tipografia dentro da área. 
 
DESENVOLVIMENTO
Imagem1 – Imagem ilustrativa demonstrativa sobre tipografia. <https://clubedodesign.com/2014/importancia-da-tipografia-design-grafico/>. Acessado em 22/03/20.
A importância da tipografia no design gráfico 
A importância da tipografia com letras é inegável. Ela é o seu principal elemento comunicador. Sua relevância é tão fundamental quanto as imagens, as cores, a diagramação e toda a identidade visual de uma marca.
Nas publicações de jornais, revistas e outros veículos de conteúdo escrito, o privilégio é concedido às palavras. Nesse caso, as imagens funcionam apenas como complemento.
A técnica da tipografia reinou mais de quatro séculos como principal meio de impressão nas mãos de tipógrafos. Isso desde a revolução da imprensa de Gutenberg, no século XV. A partir do desenvolvimento da computação gráfica, seu domínio se popularizou e está disponível a todos que queiram compor um texto e escolher sua fonte preferida.
Afinal, as opções são tantas que costumam até ser motivo de discussões acaloradas entre os profissionais da área de criação! E não é à toa: a escolha da fonte ideal para cada trabalho é fundamental e não pode ser encarada como algo secundário.
Cada projeto de design é elaborado a partir de um conceito, e a fonte eleita deve estar de acordo com ele. Em outras palavras, todo o conjunto do projeto precisa interagir harmonicamente, o que inclui o uso certo da fonte tipográfica.
De fato, no Brasil, a falta de valorização do trabalho dos type designers ou tipógrafos demonstra negligência com a tipografia. Com isso, muitos trabalhos deixam evidente a necessidade de um acabamento melhor, comprometido pela falta de importância dada a esse detalhe.
Significado de tipografia
Na definição do dicionário, “tipografia é a arte de imprimir os tipos” — fontes ou letras. O termo também se refere à formação de seu desenho e desdobramento em famílias inteiras. Isso inclui variações de altura, espessura e largura, além das versões em negrito, itálico e sublinhado.
Hoje, existe uma variedade incalculável de tipos à disposição dos designers e do público em geral. Além disso, é possível criar fontes para projetos específicos e modificar ou aperfeiçoar as já existentes. É uma prática muito comum no design gráfico com letras.
As fontes são, ainda, classificadas em alguns grupos básicos, como serifadas, sem serifa, cursivas, fantasia e display. Esses grupos, assim como vários outros, têm subclassificações, oferecendo uma grande variedade de estilos
A evolução da tipografia
O processo de criação tipográfico é minucioso e milimétrico, em que as fontes são desenhadas uma a uma. Um verdadeiro trabalho de “formiguinha”, do qual poucos entendem o valor talvez por estarem habituados ao acesso fácil e uso corriqueiro.
Nesse sentido, a arte nem sempre foi descomplicada e, muito menos, acessível a todos. No entanto, com a chegada da computação gráfica aos lares e escritórios, o uso da tipografia realmente se popularizou.
Todos agora podem se servir das mais variadas fontes, compondo textos e layouts do jeito que bem entenderem. E essa abundância de fontes disponíveis aos designers e aos leigos é incalculável, se contarmos tanto os trabalhos altamente qualificados quanto os amadores e experimentais.
Inclusive, muitas vezes, tipos criados exclusivamente para determinados projetos podem acabar atendendo a outras finalidades. É o caso das fontes criadas para os filmes Vida de Inseto e A fantástica Fábrica de Chocolate, por exemplo, usadas hoje com frequência em títulos e até fachadas de comércio.
A escolha ideal da tipografia para design
Bom, sabemos que o trabalho profissional sempre requer muito estudo e bom senso. Quando chega a hora de lidar com a tipografia, todo designer se vê diante do dilema:que fonte escolher agora? E não é raro que essa etapa consuma bastante tempo e energia.
Como dissemos, as características essenciais de cada tipo devem estar alinhadas ao conceito e imagens usadas nos projetos. Assim sendo, esse árduo (mas prazeroso) processo de escolha da melhor fonte pode ter início no entendimento de questões puramente técnicas relativas aos estilos que existem atualmente.
É o caso, por exemplo, da classificação dos tipos em grupos, conhecidos como: serifados, sem serifa, cursivos, display (decorativas) e suas variações. A partir desse conhecimento, então, pode-se entender qual estilo se aplica melhor ao trabalho que está sendo desenvolvido.
O caráter de uma composição deve ser definido pelo conjunto integrado da escolha da fonte, as cores e técnicas de design, para contribuir com a compreensão do leitor a respeito do conceito empregado no projeto.
Além disso, lembre-se de que a interpretação da mensagem também está sujeita a fatores psicológicos, filosóficos e culturais de uma época, bem como de quem a percebe. Assim, é preciso relacionar tudo isso aos elementos gráficos do projeto e ao público a ser alcançado.
Tipografia em design gráfico
Em trabalhos de design gráfico, é muito comum vermos a criação de logotipos apenas com a fonte, dispensando o uso de símbolos e desenhos representativos. Os exemplos disso são incontáveis, mas podemos citar alguns famosos: Google, Dove, Canon, Toyota e Faber-Castell.
Desses logotipos, alguns mantêm as formas originais das fontes tipográficas, outros, modificam algumas linhas. É frequente também a criação de fontes exclusivas para uma determinada marca, como a VAIO, da Sony, a Disney e a Coca-Cola.
E, nos layouts de peças publicitárias, o papel dos tipos não é menos importante. Para cada tema é necessário adaptar o texto ao conceito empregado, e o uso de imagens, ilustrações, cores e fontes também devem conversar de forma equilibrada.
Isso vale até para o projeto gráfico de um livro: o uso de uma fonte de características clássicas como a "Garamond", por exemplo, complementa o conceito de um romance do século XIX ou mais antigo. Já uma tipografia mais irreverente como a "Brushstroke Plain" se encaixa melhor em um anúncio de temática jovem e descontraída.
IMAGEM 2 – Tipografias mais utilizadas. <https://blog.revendakwg.com.br/inspiracao-design/qual-a-importancia-da-tipografia/>. Acessado em 22/03/20.
Com toda a tecnologia disponível atualmente, os designers tipográficos criam os mais variados estilos de fontes o tempo todo. Muitas seguem os padrões técnicos corretos e se firmam como boas referências para o uso profissional. Ao mesmo tempo, outras não são tão qualificadas para aplicações no mercado de trabalho.
Cabe a cada diagramador ou designer gráfico a missão de compreender o que é adequado (ou não) para cada situação. Mas mesmo com tantas possibilidades de escolha à disposição, algumas fontes ocupam lugares especiais no cotidiano dos designers e diagramadores. Além de serem fontes padrão em todos os computadores.
Podemos citar exemplos das fontes mais utilizadas no design gráfico com letras. A Helvética talvez seja a campeã. Porém, ela chegou a se tornar “batida”, de tão empregada. Portanto, considere esse fator ao escolher. A fonte Trajan também é extremamente usada, por exemplo, em cartazes de filmes, ou nos assuntos que pedem algum classicismo no layout.
Outra fonte bastante popular é a Garamond, muito utilizada inclusive por quem não é designer. Ela tem serifas, sendo boa para textos maiores. É o caso dos livros, das revistas ou mesmo de textos da Internet. Mas atenção: nesse último caso, devem ser programadas outras fontes como opção. Algumas pessoas podem não tê-la instalada.
Podemos citar ainda outras entre as mais populares. É o caso da bela família de fontes Futura. Ou a Script Pro, a Bodoni ou a Frutiger. Todas elas trazem características bem peculiares e transmitem sensações bem específicas.
Também ficam entre as fontes mais comuns outras opções interessantes, como a Gill Sans, a Avant Garde, Rockwell, Franklin Gothic, Gotham ou a Bembo. É quase infinita a lista que se pode escolher para um projeto. Portanto, faça muita pesquisa antes de definir a que você usará.
Conforme ficou demonstrado, a tipografia tem uma grande importância na elaboração do design gráfico com letras. Ela facilita a apreensão da leitura e o entendimento de símbolos e mensagens. Seu uso feito com competência pode até imortalizar algumas marcas e ideias. Por isso, ao criar um layout, dê o devido valor à escolha adequada de fontes.
CONCLUSÃO
Pode-se concluir que a tipografia é um instrumento fundamental e indispensável no design gráfico editorial, no design gráfico e consequentemente na maioria das profissões por que é usado para a comunicação das palavras e para o design delas, para a harmonia de textos e frases, elementos gráficos e interfaces. A tipografia é a diversidade de tipos de fontes e caracteres e é essencial para composição de projetos editoriais, de design gráfico editoriais e de design gráfico, entre outros. 
REFERÊNCIAS
COSTA, Rafael. A importância da tipografia no design gráfico. Clube do design, 2014. Disponível em <https://clubedodesign.com/2014/importancia-da-tipografia-design-grafico/>. Acessado em 22 de março de 2020.
GUSHIKEN, Fábio. Descubra qual a importância da tipografia para o design! ALURA, 2017. Disponível em <https://www.alura.com.br/artigos/descubra-qual-a-importancia-da-tipografia-para-o-design>. Acessado em 22 de março de 2020.
MORENO, Joyce. Qual a importância da tipografia para o design gráfico? BlogKWG, 2017. Disponível em <https://blog.revendakwg.com.br/inspiracao-design/qual-a-importancia-da-tipografia/>. Acessado em 22 de março de 2020.

Continue navegando