Buscar

Bioetica Gloria

Prévia do material em texto

Índice 									 	 	 Pág
Introdução	1
Historia da Bioética	2
Função Descritiva	2
Função Normativa	2
Função Proteccionistas	2
Principais temas da Bioética	2
Eutanásia e Distanásia	2
O Aborto	3
Aborto espontâneo	3
Aborto Provocado	3
Aborto terapêutico	4
Conclusão	5
Bibliografia	6
Introdução
A bioética é o estudo transdisciplinar entre biologia medicina e biologia (ética) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana (em geral) e da pessoa (em particular) considera, por tanto, questões onde não existem consenso moral como fertilização externa, o aborto, a clonagem e a eutanásia e transgénico e as pesquisa com célula tronco, bem como a responsabilidade moral do cientista em suas pesquisas e suas aplicações. No presente trabalho desenvolvo profundamente o tema bioética. 
Objecto e objectivo da biótica 
O objecto da biótica é sobrevivência do homem no planeta, o objecto da bioética é descrever e analisar os conflitos provocados pelos progressos da técnica e da ciência na medicina.
Historia da Bioética
 O termo Bioética é uma neologismo que resulta da junção das duas palavras gregas “Bio” que quer dizer “Vida” e “Ethos”, relativo a ética. Este termo foi introduzido pela primeira vez pelo biólogo e médico oncologista Van Renssaer Potter, em 1971 na sua obra Bioética: ponte para o futuro, como ética da vida, ou seja, o estudo sistemático da conduta Humana na área das ciências da vida e cuidados de saúde, enquanto essa conduta é examinada à luz dos princípios morais e valores.
Com tempo, o termo Bioética foi sempre morando de tal modo que, nos nossos dias, o mesmo ganhou uma significação mais profunda.
Função Descritiva 
consiste em descrever e analisar os conflitos que surgem nas sociedades, provocados pelos progressos da técnica e da ciência na área da medicina Na Vida e na saúde Humana, assim como nos animais;
Função Normativa 
 consiste em estabelecer normas com relação a tais conflitos, por um lado prescrevendo os comportamentos reprováveis e, por outro, prescrevendo comportamento os moralmente aceitáveis;
Função Proteccionistas
 consiste em proteger, na medida do possível, os envolvidos em disputas da natureza axiológica de valores, dando maior primazia aos mais fracos. Entre os temas mais debatidos nas bioéticas encontramos: a eutanásia, a distanásia e a clonagem, o aborto, entre outros.
Principais temas da Bioética
Eutanásia e Distanásia
Etimologicamente, a palavra eutanásia provem do grego “eu” que significa “bem” e “Thanasia” que quer dizer “Morte”. Por isso literalmente, o termo eutanásia significa Boa Morte, isto é, morte apropriada, ou seja, morte tranquila.
A eutanásia pode ser definida, nos tempos actuais, como morte deliberada, ou seja, causado a uma pessoa que padece de uma enfermidade classificada tecnicamente como incurável. É uma morte que visa aliviar o doente que se encontra num estado terminal quem se encontra numa agonia demasiado longa e prolongada. Trata-se de uma morte piedosa, ou seja, a morte de alguém por motivos de piedade e compaixão. Portanto, a eutanásia é um acto médico que tem por finalidade acabar com a dor e a indignidade na doença crónica e no morrer, eliminando o portador da doença o contrário da eutanásia é a distanásia que é um outro procedimento que consiste no uso da tecnologia médica para prolongar a vida do paciente que se encontra na fase terminal. A eutanásia e a distanásias, como procedimentos médicos têm em comum a preocupação com a morte do ser humano e a maneira mais adequada de lidar com isso, enquanto a eutanásias preocupa prioritariamente com qualidade da vida Humana na sua fase terminal aliviara a dor e o sofrimento do paciente, a distanásia dedica-se a prolongar ao máximo da vida humana combatendo a morte como o grande e o ultimo inimigo.
Porém num olha modernista do filosofo e do cientista, a Eustásia corresponde a uma morte piedosa, é um investimento numa “ Boa Morte”, considerando que o doente tem o direito de morrer em paz, evitando um sofrimento doloroso e prologado. Porém na perspetiva religiosa esta prática é considerada um acto pecaminoso e ilícito assim como o acto de prolongar a vida em condições e meios naturais adversos “Distanásia”.
O Aborto
Entende-se por ser aborto a interrupção da gravidez quando o feto ainda não subsistir fora do ventre materno. O aborto pode ser:
Aborto espontâneo 
Aquele que ocorre devido a causas naturais, sem vontade das pessoas ou de qualquer intervenção humana. Por isso, é livre de qualquer avaliação moral.
Aborto Provocado 
Aquele em que, por causas económicas falta de recursos para sustentar e criar um filho ou socio psíquicas o desejo de não ser mãe solteira, O ter sido vítima de uma violação a fecundação não foi livre e consentida pela mulher, se procura intensionalmente a morte do feto.
Por isso, constitui pé objecto de avaliação moral 
Aborto terapêutico
É aquele que resulta como forma de salvar a vida da mãe, seriamente ameaçado devido as suas causas e sua finalidade este tipo de aborto não constitui objecto de avaliação Moral.
O aborto suscita muitas questões éticas discutindo-se muito a moralidade e o direito de realizar ou não um aborto.
Conclusão
Neste trabalho podemos concluir que a bioética é uma palavra que aparece pela primeira ver por um medico chamado Van Raneaster Patar que escreveu a sua obra (ética da vida). 
Bioética é o estudo transdisciplinar entre a biologia medicina e filosofia (ética). 
Ela investiga as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana. 
O aborto é a interrupção da gravidez quando o fecto ainda não pode sobreviver fora do ventre. 
Onde também viemos a conhecer os tipos de aborto: espontâneo, provocado e terapêutico. 
Eutanásia voluntaria a que se leva a cabo com consentimento do paciente, o que é pressuposto para se falar da eutanásia. 
Eutanásia involuntária é praticada sem o consentimento do paciente, o que na pratica corresponde a homicídio. 
Algumas questões da bioética: 
A igreja católica ao propor princípios e avaliação para investigação biomédicos sobre a vida humana. 
Bibliografia
Filosofia, 11ª Classe, Longman 
0
1

Continue navegando

Outros materiais