Buscar

Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uninassau Natal/RN
Departamento de Psicologia.
Disciplina: Psicoterapia Humanista e Fenomenológica -Existencial.
7º Período 
Prof. André Luiz dos Santos Paiva .
Aluno: Maria Eduarda Protásio Carvalho
 RESUMO SOBRE CONCEITO E A HISTÓRIA DA ABORDAGEM CENTRADA A PESSOA (ACP) :
Tem a finalidade de refletir e analisar a contribuição de Carl Rogers acerca da Abordagem Centrada na Pessoa, que situa-se na corrente humanista da Psicologia. A visão de Rogers trouxe um novo olhar para Psicologia, no sentido de acreditar que a pessoa tem um potencial para a mudança, bem como tem um núcleo básico da personalidade direcionado à tendência à saúde. Na Abordagem Centrada na Pessoa, o terapeuta atua como facilitador do processo de desenvolvimento do cliente. Método Fenomenológico: Suspensão das crenças e juízos, experiência subjetiva como critério de conhecimento, ponto de vista do cliente e a consciência de si .
Empatia: Aproximação com o cliente , experiência do indivíduo como foco: postura “centrada na pessoa”, e a direção é dada pelo cliente .
Ouvir realmente: Escuta em contexto clínica, ir além dos sons e compreender o significado, acessar o sentido profundo do discurso, entendimento dos significados mais sutis, ouvir é estar em relação, contato que enriquece a vida. 
Se pauta na crença de que os indivíduos possuem dentro de si vastos recursos para autocompreensão e para modificação de seus autoconceitos, de suas atitudes e de seu comportamento autônomo. Estes recursos podem ser ativados se houver um clima, de atitudes psicológicas facilitadoras. (Rogers, 1983). 
De acordo com Rogers, as atitudes de empatia, consideração positiva incondicional e congruência, quando presentes em qualquer relacionamento interpessoal, promovem a liberação da tendência atualizante (Rogers, 1995). 
“[...] processo dinâmico que consiste na capacidade de penetrar no universo do outro, sendo sensível à mobilidade e significação das suas vivências. Permite tomar consciência de sentimentos que ainda não lhe são claros, mas respeitando o ritmo das suas descobertas próprias (não desvelando precocemente) e mantendo uma abertura a tudo o que de novo possa surgir ." (Carl Rogers)
"Quando digo que gosto de ouvir alguém estou me referindo evidentemente a uma escuta profunda. Quero dizer que ouço as palavras, os pensamentos, a tonalidade dos sentimentos, o significado pessoal, até mesmo o significado que subjaz às intenções conscientes do interlocutor. Em algumas ocasiões ouço, por trás de uma mensagem que superficialmente parece pouco importante, um grito humano profundo, desconhecido e enterrado muito abaixo da superfície da pessoa.“ (Carl Rogers)

Continue navegando