Buscar

Relatório - Locação de Obra

Prévia do material em texto

INSTITUTO EDUCACIONAL SANTO AGOSTINHO
CECILIA MARIANA ALVES CARDOSO
DANIEL LADEIA
GABRIEL VIEIRA
Girlane dos Santos Souza
LARISSA DE ANDRADE
LEINA GABRIELLE ALMEIDA
Rodrigo Ferreira da Silveira
TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO II
RELATORIO: LOCAÇÃO DE OBRA
MONTES CLAROS
2020
Aula prática
Locação de obra
Na aula prática do dia 20 de fevereiro de 2020 referente a matéria de Técnicas de Construção II, lecionado pela docente Mariana Oliveira fizemos a locação da obra (gabarito) que é o processo de transferência dos elementos e medidas da planta para o terreno, tais como: recuos, afastamentos, alicerce, paredes, aberturas, etc. Devemos adotar o máximo de rigor possível, pois, qualquer erro durante esse procedimento pode causar danos a elementos estruturais gerando trincas, fissuras ou ate mesmo uma metragem e paredes tortas.
Foram realizadas por meio de marcações no terreno com o auxílio de trena, martelo, marreta, barbante, prego, estaca ou piquetes, ripões e projeto da edificação.
Os alinhamentos são definidos por barbantes que são presos em pregos cravados nos cavaletes, feitos a partir de duas ou três estacas cravadas no solo e travadas por uma travessa nivelada segura nas estacas.
Por ser uma técnica isolada, existe uma maior dificuldade de se perceber possíveis deslocamentos resultando em um alinhamento fora do esquadro previsto. Para uma precisão correta utilizamos o Teorema de Pitágoras para confirmar se o projeto está com esquadro correto. O esquadro é necessário fazer em todo alinhamento do projeto, para que não ocorra nenhum erro.
Passo a passo:
Efetuar a limpeza do terreno.
Fazer a definição da referência que será feita a locação da obra, conferir eixos, divida do terreno, alinhamento da rua.
A partir da referência que foi escolhida, deve marcar um dos lados do gabarito com uma trena e um barbante. O demais lado serão marcados a partir do primeiro e do projeto, verificando o esquadro de todos os cantos por meio do Teorema de Pitágoras.
O gabarito deve ser executado por meio da cravação de estacas, que devem está alinhadas corretamente. 
Após fazer as operações em todos os alinhamentos, e confirmas se estão em esquadros, começa- se a fase de montagem de Gabarito, que são feitos com cavaletes ou tábua corrida. Primeiramente, precisamos ter em mãos o projeto, após isso vamos começar a marcar os afastamentos do limite do lote até as paredes externas, e assim cravasse no solo um piquete, marcando o ponto de inicio da construção, passando uma linha há 50 cm do gabarito, repetindo esse processo em todos os lados do gabarito. Demarcando assim os limites da construção.
O primeiro passo foi conferir se o gabarito de madeira já posicionado no laboratório formava um ângulo reto (de 90 graus) em um de seus cantos por meio do teorema de Pitágoras, que define que o quadrado dos dois lados de um triângulo é igual ao quadrado da hipotenusa. Para isso, foram medidos em um dos lados do gabarito, a partir de um ponto inicial, 60 centímetros, que foram marcados com um prego. A partir do mesmo ponto inicial, do outro lado, foram medidos 80 centímetros e também marcados com um prego. Foi medida então a distância de um prego ao outro, que ao encontrar um metro, podia se assumir que o triângulo formado representava um ângulo reto, e que a edificação não começaria torta. Caso a medida entre os dois pregos ultrapassasse ou não atingisse um metro, um dos pregos deveria ser reposicionado ao longo do eixo do gabarito até que as medidas batessem.
Em seguida, foram marcados no gabarito os eixos das paredes de acordo com a planta fornecida pela professora.
Cada eixo era marcado por um prego, e em seguida, aos lados de cada um foram adicionais dois pregos representando a espessura das paredes, tomada como 15 centímetros.
Após os eixos das paredes estarem estabelecidos nas duas extremidades do gabarito, ambas as equipes conferiram o alinhamento dos eixos passando a linha entre os pregos ligando um ao outro, parede por parede.
Com a linha formada entre os pregos e o eixo do gabarito, os lados foram conferidos com um esquadro para verificar se formavam ângulos retos.
Imagens:

Continue navegando