Buscar

prova teoria da contabilidade III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Teoria da Contabilidade (CON28)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637902) ( peso.:3,00)
	Prova:
	15819817
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Nos primórdios não se conhecia a contabilidade enquanto ciência, porém o homem demonstrava que se preocupava com seu patrimônio e precisava de alguma forma, conseguir mensurar sua riqueza. Usava inclusive esta técnica nas paredes das cavernas, onde habitava como forma de manter histórico e posteriormente poder mensurar sua riqueza. Esta técnica é, até hoje, uma das bases da ciência contábil, que permite o controle do patrimônio e comparações entre períodos. Assinale a alternativa CORRETA que contempla essa técnica:
	 a)
	Caçar.
	 b)
	Comparar.
	 c)
	Armazenar.
	 d)
	Registrar.
	2.
	Os componentes patrimoniais, dos ativos e passivos, podem sofrer diversas variações. Como é classificado um ativo que pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos?
	 a)
	Valor presente.
	 b)
	Valor justo.
	 c)
	Valor realizável.
	 d)
	Atualização monetária.
	3.
	A ciência contábil é estruturada segundo os princípios fundamentais da contabilidade. O princípio pode determinar que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Sobre este princípio específico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Prudência.
	 b)
	Oportunidade.
	 c)
	Competência.
	 d)
	Continuidade.
	4.
	As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as quatro características qualitativas imprescindíveis às demonstrações contábeis:
	 a)
	Compreensibilidade, integralidade, confiabilidade e materialidade.
	 b)
	Materialidade, relevância, confiabilidade e tempestividade.
	 c)
	Materialidade, integralidade, tempestividade e comparabilidade.
	 d)
	Compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
	5.
	Se a doação estiver vinculada a uma obrigação da entidade que recebe a doação, ou se o bem estiver sujeito à depreciação, esta receita será diferida. Não são tributadas as doações feitas pelo poder público. Assinale a alternativa CORRETA que identifica a forma de contabilização dos bens recebidos em doação, sem ônus para a empresa:
	 a)
	Deverá ser contabilizado pelo valor justo com contrapartida na Reserva de Capital, no Patrimônio Líquido.
	 b)
	Deverá ser contabilizado pelo valor justo com contrapartida em Lucros Acumulados.
	 c)
	Deverá ser contabilizado pelo valor justo com contrapartida na receita do período.
	 d)
	Deverá ser contabilizado pelo valor realizável com contrapartida na Reserva de Capital, no Patrimônio Líquido.
	6.
	O Ativo Imobilizado deve ser reconhecido pelo seu custo de aquisição deduzido da depreciação, pelo desgaste, perda de utilidade, amortização ou exaustão. Periodicamente, deve ser feita uma análise sobre a recuperação dos valores registrados. A mensuração aplica o critério de valorização de um determinado item, para fins de contabilização. Sobre as formas de mensuração, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Bens construídos.
II- Bens recebidos em doação.
III- Bens incorporados para formação do capital social.
IV- Bens recebidos de clientes em transferência.
(    ) No custo dos materiais comprados, da mão de obra e seus encargos, própria ou de terceiros, e outros custos diretos e/ou indiretos relacionados à construção.
(    ) No valor de avaliação, aprovado em assembleia geral, estabelecido por três peritos, ou por empresa especializada.
(    ) No valor justo, em contrapartida na receita do período ou, dependendo do caso, a contrapartida será receita diferida.
(    ) No ponto comum em alguns segmentos de negócios, e contém diversas particularidades com relação à mensuração.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - I - III.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	II - IV - III - I.
	7.
	As civilizações antigas muito contribuíram para o avanço e disseminação da contabilidade enquanto ciência. Com o passar do tempo, as contribuições da evolução da escrita tornaram a prática do registro elemento fundamental para quantificar e mensurar a riqueza naquela época. Com relação à evolução da escrita e a sua contribuição para a contabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- O papel, também chamado de papiro, era utilizado pelos escribas egípcios para escreverem textos e registrarem as contas do império. 
II- A evolução da matemática, as boas estruturas administrativas e as qualidades artísticas influenciaram os sumero-babilônicos e egípcios na evolução no processo de registros contábeis.
III- Os povos egípcios e os sumero-babilônicos tiveram algumas semelhanças no uso da contabilidade, com relação à escrita, ambos trilharam os mesmos caminhos.
IV- Não havia a preocupação de aperfeiçoar a escrita para que diminuísse o tempo gasto com os volumosos registros de fatos contábeis e administrativos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	As informações contábeis são extremamente técnicas, importantes e possuem finalidades das mais diversas, dependendo do usuário. Há a necessidade de ter um profissional com conhecimento técnico em contabilidade e qual a sua finalidade?
	 a)
	Sim, é necessário um profissional técnico qualificado para fazer a ligação entre a informação e o usuário das informações contábeis.
	 b)
	Não precisamos de acompanhamento técnico, pois, pela diversidade do usuário, sabemos que a informação contábil deve ser disponibilizada a todos e de fácil interpretação.
	 c)
	Sim, os procedimentos que podem afetar material e financeiramente as apresentações de resultados exigem conhecimentos técnicos.
	 d)
	Não há a necessidade de ter um técnico em contabilidade. É só formalidade, os relatórios são autoexplicativos.
	9.
	No Período da Literatura (século XI), tivemos importantes avanços na literatura contábil. Neste período, o Frei Luca Pacioli publicou uma obra com o título de partidas dobradas. Que fatos subsequentes contribuíram para o avanço da disciplina?
	 a)
	Trouxe diversos complementos ao título inicial da obra, pelos mais variados autores e títulos, como contas credoras e devedoras.
	 b)
	Veio com a publicação de mais obras, úteis e interessantes, como, por exemplo, as receitas e despesas.
	 c)
	Veio a imprensa, que ajudou na propagação dos conhecimentos com maior velocidade.
	 d)
	Trouxe a disputa pela autoria da obra e que culminou com parte dos autores requerendo para si esta produção.
	10.
	Quando ocorre, independentemente do documento existente, ou na falta deste por critério técnico, há um princípio que garante o reconhecimento e a contabilização de toda a variação patrimonial, baseado na tempestividade e na integridade do registro do patrimônio e das suas mutações. Que princípio é este?
	 a)
	Princípio da Oportunidade.
	 b)
	Princípio da Competência.
	 c)
	Princípio da Entidade.
	 d)
	Princípio da Continuidade.
	11.
	(ENADE, 2012) O desempenho de suas funções com ética é dever do profissional de contabilidade, previsto no código de ética da profissão. É imprescindível que o profissional, para exercer a profissão escolhida conheça seu código de ética, para pautar suas ações através de uma conduta moral e irrepreensível em observância a esses princípios. Com base no Código de Ética Profissional do Contador, avalie as asserções a seguir:
I- Marcos, profissional de contabilidade, elaborou as demonstrações contábeis da Cia. MEL sob a orientação, supervisão e fiscalização de Renata, outra profissional de contabilidade, que assinou as peças contábeis.II- Paulo, profissional de contabilidade, elaborou as demonstrações contábeis na Cia. LEM, levando em conta o regime de caixa para pagamento e recolhimento dos impostos e taxas federais, estaduais e municipais. 
III- José, profissional de contabilidade, buscou auxílio de um agenciador de serviços com o objetivo de aumentar seu faturamento, mediante a participação nos honorários a receber. 
IV- Luis, profissional de contabilidade, recebeu vantagem pecuniária para emissão de documentos que não demonstravam a verdadeira situação da empresa para fins de obtenção de empréstimo bancário. 
Está de acordo com o código de ética apenas o que é descrito em:
	 a)
	III e IV.
	 b)
	I e III.
	 c)
	II.
	 d)
	I.
	12.
	(ENADE, 2015) As áreas do conhecimento embasam-se em pressupostos e métodos científicos de diversas escolas de pensamento. Especificamente na área da contabilidade, as escolas de pensamento norte-americana e italiana são as principais correntes em que se fundamenta a contabilidade brasileira. Acerca dessas escolas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A italiana prioriza as necessidades dos usuários das informações contábeis, enquanto a escola norte-americana demonstra excessiva preocupação em caracterizar a contabilidade como ciência.
	 b)
	A norte-americana considera a contabilidade uma fornecedora de informações econômicas relevantes para os diversos usuários, enquanto a escola italiana defende que a contabilidade deve estudar apenas os eventos que afetam o patrimônio das entidades.
	 c)
	A norte-americana adota a visão estabelecida pelo neopatrimonialismo, enquanto a escola italiana assume como principal foco a geração das informações contábeis para seus diversos usuários.
	 d)
	A italiana enfatiza a abordagem informacional, enquanto a escola norte-americana confere grande importância à sistematização do plano de contas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando