Buscar

Acadêmico Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Lucia Maria de Souza (1946698)
	Disciplina:
	Interação Humano-Computador (ADS02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:456792) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	13560681
Parte superior do formulário
	1.
	Os avanços ocorridos nos últimos anos na área computacional e a sua utilização nos mais variados ramos da economia vem exigindo que as pessoas se adéquem a essa nova realidade. Tal cenário fica evidenciado, quando se verifica pessoas das mais variadas classes sociais e faixas etárias, fazendo uso do internet banking, do comércio eletrônico, dos guichês de autoatendimento, entre outros. Nesse sentido, qual é o elemento proposto pela IHC, a fim de mitigar as dificuldades de interação do homem com o computador?
	
	a)Comunicaço
	
	b) Interface.
	
	c) Design.
	
	d)Codificação.
	 
	 
	2.
	Com o avanço das tecnologias de comunicação, temos acesso as mais diversas cultura. E ao olharmos ao redor percebemos como todas as pessoas são diferentes. Rostos, corpos, comportamentos e personalidades. Essa diferenciação, nos torna únicos e especiais. Pensando na humanidade como um todo, até onde sabemos, todas elas são, ou foram, totalmente únicas. Isso se aplica a todos os seres humanos que ainda estão por nascer. Quanto mais buscamos tecnologias para confirmar identidades, mais descobrimos qualidades que tornam cada um de nós especial e único. Por isso, ao desenvolvermos uma interface de qualidade devemos estar atentos a essa característica de sermos únicos, e não apenas ao funcionamento, o que mais devemos observar?
	
	a) Deve permitir o uso do maior número de pessoas possíveis
	
	b) O principal requisito para seu sucesso é ela ser rápida.
	
	c) A linguagem de programação, resolve esses problemas.
	
	d) Antes de qualquer coisa, o usuário deve achar ela bonita.
	 
	 
	3.
	Um dos motivos que a IHC estar relacionado à psicologia cognitiva é o fato desta ajudar a entender as características que uma pessoa possui, no sentido de satisfação. Assim, esta área auxilia o desenvolvimento de interfaces que agradem mais os usuários. Conceitualmente, a psicologia cognitiva pode ser descrita como o ramo que estuda o modo com o qual uma pessoa percebe, aprende, lembra e representa informações fornecidas a ela. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A psicologia cognitiva abrange a percepção, o pensamento e a memória.
(    ) A psicologia cognitiva procura estudar como o ser humano percebe o mundo e como utiliza o conhecimento para desenvolver as funções cognitivas.
(    ) A psicologia cognitiva é parecida com outras abordagens da psicologia por adotar o método científico positivista com método de investigação.
(    ) A psicologia cognitiva auxilia também a conhecer o usuário em relação as suas capacidades em termos cognitivos, como a fala e raciocínio por exemplo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	 
	4.
	A semiótica é o estudo de como funcionam os signos, ou seja, a representação de algo a que atribuímos valor, significado ou sentido. Criada no século XX por Pierce, ela serviu de base para uma variedade de tradições intelectuais, desde a filosofia e a antropologia até a crítica na literatura e na arte. Na área de sistemas, os designers podem utilizar a semiótica para gerar formas significativas, bem como para estudar os signos e comunicações existentes, na criação/utilização de ícones. Pierce e seu seguidor Charles Morris identificaram três tipos básicos de signos: ícone, índice e símbolo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:
(    ) Ao analisar um índice, ele é um signo que se assemelha a um produto de alguma maneira.
(    ) Um símbolo, é o signo que se relaciona com o produto por meio de associações convencionais.
(    ) Um ícone é um signo que está ligado ao produto porque compartilham alguma propriedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://pribellafronte.com.br/icone-indice-simbolo/ 16/05/2018. Acesso em: 18 jan. 2019.
	
	a) V - F - F.
	
	b) F - V - V.
	
	c) F - V - F.
	
	d) F - F - V.
	 
	 
	5.
	Jacob Nielsen é um reconhecido consultor especialista em usabilidade, possui doutorado em Ciências Informáticas e design de interfaces de utilizador pela Universidade Técnica da Dinamarca. Ele trabalhou para várias empresas ligadas ao ramo da Informática como a Bellcore, a IBM, ou mais recentemente a Sun Microsystems, a qual desempenhou as funções de investigador sênior e autor de diversos livros sobre o assunto. Suas dez heurísticas para design de interfaces são bastante conhecidas pelos profissionais da área. Sobre as heurísticas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Ajuda e documentação, design estético e minimalista e mapeamento entre o sistema e o mundo real.
	
	b) Liberdade e controle do usuário, estímulo à interação interpessoal, utilização de som e imagem.
	
	c) Melhora do consumo de memória, limitação de resolução, multimídia apenas quando necessário.
	
	d) Atalhos no teclado, visibilidade do status do sistema e limitação de rede.
	 
	 
	6.
	Durante a comunicação produzida por interfaces, existem duas relações distintas e em momentos distintos. A primeira delas é entre o designer-sistema e a outra entre o sistema-usuário. Ela tem como objetivo transmitir a mensagem do designer (emissor) para o usuário (receptor). No entanto, tais relações ocorrem de maneira isolada, e são mediadas pelas interfaces durante o processo comunicativo. Além da semiótica, o estudo das cores é fundamental para a comunicação. Sobre a comunicabilidade das interfaces, analise as sentenças a seguir:
I- Para a engenharia semiótica, botões, palavras, cores e menus podem possuir significados distintos para o designer e para o usuário. 
II- A cor não é somente uma propriedade estética, ela proporciona vantagens no momento em que auxilia a visualização, melhorando a legibilidade da informação.
III- A cor pode ser utilizada indiscriminadamente, pois não possui um efeito negativo ou de distração, que pode afetar a reação do usuário com relação às informações das interfaces.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	 
	 
	7.
	Devido à complexidade, de público e de aplicações, a área de IHC é uma área multidisciplinar que envolve as áreas desde a Ciência da Computação até a Psicologia, onde cada uma participa com o seu melhor para a construção de interfaces com maior qualidade. Assim, participa desde a coleta de requisitos até as etapas em que são observadas as reações dos usuários durante a utilização. Sobre os fatores fundamentais da interação humano-computador, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) Acessibilidade.
	
	b) Comunicabilidade.
	
	c) Viabilidade.
	
	d) Usabilidade.
	 
	 
	8.
	Uma interface deve promover a inclusão de maneira simples e natural. A área de IHC surgiu na década de 1980, os primeiros trabalhos tinham como base a psicologia cognitiva, ou dados empíricos. A Engenharia Cognitiva foi a primeira fundamentação teórica na área que tinha por objetivo explicar o fenômeno de interação entre usuário e sistema. No entanto, na década de 1990 surgiram novas teorias para a área de IHC e, com base nelas nas novas tecnologias e formas de interação, surgiram novos métodos e técnicas. Com base na psicologia cognitiva, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A psicologia cognitiva abarca o estudo da percepção, pensamento e memória, procurando esclarecer como o ser humano percebe o mundo e como utiliza-se do conhecimento para desenvolver funções como raciocinar, resolver problemas, memorizar, entre outras coisas.
PORQUE
II- A psicologia cognitiva é importante, pois auxilia na utilização de padrões em menus, paleta de cores,tipografia, iconografia e demais elementos de interface, pois eles consideram processos mentais nos quais semelhanças podem ser ativadas.
	
	a) As duas asserções são verdadeiras. Mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 
	 
	9.
	Atualmente, um dos grandes desafios do designer computacional está voltado à construção de uma interface amigável e que atenda às necessidades dos mais variados tipos de usuários. Pode-se tomar como exemplo as falhas contidas nos diversos sites da internet, no qual os designers não se preocupam em desenvolver interfaces voltadas aos portadores de necessidades especiais. Neste sentido, as avaliações são ferramentas que auxiliarão o designer na criação de uma interface mais eficaz, analisando como algumas características do sistema afetam algumas características do usuário. Diante disso, tomando como base o exemplo anteriormente descrito, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o principal aspecto que deverá ser avaliado:
	
	a) Funcionalidade.
	
	b) Acessibilidade.
	
	c) Desempenho.
	
	d) Interatividade.
	 
	 
	10.
	A interação humano-computador também pode ser considerada como um processo de comunicação entre dois sistemas cognitivos que fazem tratamento de informação simbólica. Nesse processo, alguns fatores são necessários para que a mensagem seja transmitida com sucesso a saber: emissor e receptor, mensagem, um contexto de referência e um código. Com base no processo comunicativo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Só pode ser considerada um interface a tela do computador.
(    ) O conceito de interface e interação são similares.
(    ) É responsabilidade da interface promover estímulos aos usuários.
(    ) O processo de interação em IHC é estudado do ponto de vista do usuário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) F - V - F - F.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) V - F - V - F.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Outros materiais