A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
26 pág.
AULA1,2,3,4,5

Pré-visualização | Página 1 de 6

AULA1
As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades. Nelas funcionam os cursos de graduação, que se dividem em bacharelados, licenciaturas e tecnólogos.
Ainda fazem parte do Ensino Superior os cursos de pós-graduação, que se subdividem em stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MBAs).
A universidade é uma instituição baseada em três pilares indissociáveis: Ensino, pesquisa e extensão. 
EXERCÍCIOS: 
	1-"É uma atividade acadêmica obrigatória na maioria dos cursos de nível superior. Trata-se da articulação entre a teoria e a prática, essencial para a formação profissional. A carga horária mínima varia de curso para curso." Esse conceito diz respeito ao componente curricular Estágio Supervisionado.
	2-Sobre a Universidade Estácio de Sá, analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
I - A Estácio é uma instituição que desenvolveu um projeto nacional de Educação Superior baseado nos conceitos contemporâneos da sociedade do conhecimento, focado no desenvolvimento dos seus alunos para o mundo do trabalho.
II - A Estácio é composta por faculdades, centros universitários e universidade presentes no território nacional que iniciou um projeto que teve por base os conceitos de sociedade do conhecimento e de economia do conhecimento.
III - No Sistema de Gestão de Conhecimento, os professores elaboraram coletivamente a melhor proposta pedagógica, os planos de ensino de cada disciplina, os quais se subdividem em planos de aula semanais.
		
	R:
	I, II e III estão corretos.
		
3-As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades e, oferecem cursos de Graduação e Pós-Graduação. Baseado nesta afirmativa, assinale a resposta que indica, corretamente, os tipos de cursos ofertados - NA GRADUAÇÃO - por estas instituições mencionadas no enunciado.
R: Bacharelados, Licenciatura e Tecnólogos.
4-No Brasil existem duas categorias de pós-graduação: a lato sensu e a stricto sensu. Sobre o assunto é CORRETO afirmar:
R: A pós-graduação stricto sensu visa à formação de pesquisadores, enquanto a lato sensu é dirigida à especialização profissional.
5- Estágio curricular supervisionado é uma atividade acadêmica obrigatória na maioria dos cursos de nível superior. Trata-se da articulação entre a teoria e a prática, essencial para a formação profissional.
6- Dentro do ambiente universitário, quem representa o principal papel na orientação do caminho para construção de conhecimentos?
R: Os Professores.
7-
	A falta de qualidade no ensino é um fator preocupante e que tem sido observado pelo governo como um todo. O ensino médio em especial é responsável pelo ingresso do aluno no ensino superior e apresenta um índice baixo de qualidade o que dificulta o aluno durante sua vida acadêmica. Na busca da qualidade são importantes alguns aspectos, EXCETO: R: seleção de alunos por nota refletindo na política de inclusão social;
8- Corresponde a IES no Brasil:
I. Configuram-se como uma nova modalidade de instituição de ensino superior pluricurricular. Caracterizam-se pela oferta de ensino de graduação, qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico proporcionadas à comunidade escolar.
II. Estes Centros, tanto quanto as universidades, gozam de algumas prerrogativas de autonomia, podendo criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior, assim como remanejar ou ampliar vagas nos cursos já existentes.
III. São compostas pelas Faculdades Integradas, Faculdades, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e os Centros de Educação Tecnológica (CETs).
IV. As Faculdades Integradas são instituições com propostas curriculares que abrangem mais de uma área de conhecimento. Compreendem vários cursos pautados por um único estatuto e regimento jurídico, possui conselhos superiores e diretorias acadêmicas e administrativas.
R: IV, II, III e I, são a resposta correta.
		
		
Aula2- nada de importante para anotar.
1- Em pesquisa divulgada pelo Inep somente 17% dos alunos que terminam o ensino fundamental tem domínio de matemática. Este dado é preocupante, pois: o aluno terá dificuldades no ensino médio e consequentemente em sua vida profissional;
2- Para ter um bom rendimento nos estudos é necessário: Ter objetivos bem definidos, disciplina e dedicação aos seus estudos.-
 
3- 
5- Fazer muitas coisas ao mesmo tempo não quer dizer que você está sendo produtivo, muito pelo contrário, quer dizer que o controle da rotina não está mais com você. Administrar o tempo ajuda a organizar esta rotina, maximizando sua produtividade. Neste contexto, A estudante Débora nos afirma que quer ser uma grande líder; o estudante Eduardo nos diz que quer ser um empreendedor de sucesso e a estudante Verônica complementa que quer trabalhar na área de saúde porque deseja muito ajudar pessoas. Todos eles, de forma rápida, identificam o que querem para suas carreiras
O que esses alunos nos mostram? Seus objetivos profissionais pelas ações a serem desenvolvidas em suas ocupações.
4- I- A internet revolucionou a comunicação, trazendo uma grande diversidade de conteúdos e os recursos online de interação em rede permitem compartilhar conteúdos, ideias, imagens, vídeos, textos, músicas etc. Sendo assim, o papel das mídias sociais no aprendizado se mostrou fundamental.
PORQUE
II- A aprendizagem irá ocorrer por meio da construção coletiva do conhecimento, pela colaboração, compartilhamento e troca de experiências, pois criar grupos, levantar discussões, indicar links e trocar documentos são os meios mais usuais de se usar a rede para estudo.
R: 
As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
assinale a alternativa INCORRETA: Distrações vindas de última hora são prioridades.
6- É inquestionável o papel das instituições de Ensino Superior nos diversos setores da sociedade contemporânea, principalmente em sua influência na formulação de um modelo educacional. Analise as considerações a seguir e identifique a opção que contém os aspectos que devem merecer atenção em relação ao ingresso e à trajetória no Ensino Superior:
I- Em paralelo aos conceitos teóricos obtidos no curso superior, é importante privilegiar a união entre teoria e prática, além da busca por novas experiências e a troca de ideias durante o curso;
II- O curso superior é um excelente início para uma jornada de sucesso. Contudo, é necessário ter foco no que se deseja desenvolver e pesquisar informações sobre o que o curso escolhido oferece;
III- A formação superior leva as pessoas a terem uma visão mais contextualizada de mundo, permitindo uma leitura mais real e concreta de todos os fenômenos que o cercam;
7- pergunta duplicada
8- 
	Para garantirmos uma boa nota e excelente formação profissional, devemos seguir este método de estudo , logo abaixo: Compreender os conceitos fornecidos, tirar suas dúvidas, estudar diariamente e ter disciplina. Ou seja, criar uma rotina para que o planejamento acadêmico e a conclusão da sua graduação não seja comprometida.
		
	
AULA3
O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é muito importante, uma vez que segundo recentes dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH—2016), revelado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o país ocupa o 79º lugar entre 188 nações no ranking de IDH, que leva em conta indicadores de educação, renda e saúde, de acordo com o relatório de desenvolvimento humano.
 
O conceito de identidade refere-se a uma parte mais individual do sujeito social, mas que, ainda assim, é totalmente dependente da convivência social.
Já a identidade social refere-se às características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em particular é.
Exemplo
A profissão de professor é um título profissional e, portanto, possui uma série de qualidades predefinidas no contexto social