Buscar

AVALIAÇÃO II - SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO II – SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
	1.
	A elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos tinha como premissa a liberdade, a igualdade e a fraternidade, afirmando, dessa forma, a dignidade da pessoa humana. Por sua vez, vários foram os documentos que contribuíram ao longo do tempo para conceber o que temos hoje sobre esse importante documento. Com relação à primeira Declaração dos Direitos do Homem, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Criada no intento de limitar o poder despótico do rei, em 1215, implantou a monarquia constitucional inglesa e apresentava em seus artigos o teor humanista.
	 b)
	Criada em 1628 encabeçou na Inglaterra a mudança do regime de monarquia absolutista para uma monarquia constitucionalista, o que contribuiu para um avanço no reconhecimento dos direitos do homem.
	 c)
	Aprovada em 1789 pela Assembleia Constituinte que foi formada depois da revolução que derrubou a monarquia francesa, garantia aos cidadãos a liberdade e o direito de serem tratados igualmente perante a lei.
	 d)
	Assinada em 1864, em Genebra, na Suíça, tinha como premissa criar um tratado em favor dos direitos das pessoas em tempos de guerra.
	2.
	A Constituição de 1824 trouxe alguns benefícios com relação à vida econômica e social, melhores condições de trabalho, entre outros aspectos. Ela permaneceu até a Proclamação da República, sendo que dois anos depois da proclamação é que se instalou a Constituição Republicana no Brasil. A Constituição Republicana se instaurou no Brasil em 1891 e há ações que podem ser consideradas avanços para o Brasil. Sobre essas ações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A separação definitiva da Igreja do Estado.
(    ) Voto a descoberto.
(    ) Abolição das penas de galés.
(    ) Liberdade de associação e reunião sem armas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	3.
	A Constituição de 1891 e as reformas constitucionais de 1926, que vigoraram até 1930, tinham a finalidade de questionar as condições dos processos de industrialização. Neste período ficou estabelecido um governo provisório que ficou marcado pela Revolução de 30. Qual foi o presidente que assumiu nesse período?
	 a)
	Juscelino Kubitschek.
	 b)
	Getúlio Vargas.
	 c)
	Jânio Quadros.
	 d)
	Washington Luís Pereira de Sousa.
	4.
	Até a Constituição de 1967, vários direitos presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos foram ignorados. A própria Constituição de 1967 vedava vários direitos que constavam da Declaração. Esta Constituição terminou quando entra o Ato Institucional nº 5, que concede ao governo o direito de confiscar bens. No entanto, este ato fere um dos artigos citados da Declaração dos Direitos Humanos. Que artigo é esse?
	 a)
	O artigo que diz que a propriedade é um direito inviolável e sagrado e que ninguém pode dela ser privado.
	 b)
	O artigo que diz que nenhum homem pode ser acusado, preso ou detido, senão em caso determinado pela lei.
	 c)
	O artigo que diz que os homens nascem livres e assim permanecem, iguais de direitos.
	 d)
	O artigo que diz que ninguém pode ser inquietado pelas suas opiniões, mesmo religiosas.
	5.
	A Lei nº 11.340, de 2006, mais conhecida como a Lei da Maria da Penha, foi criada na tentativa de coibir a violência contra a mulher. Assim como esta, muitas outras leis foram promulgadas com o objetivo de proteger as minorias e os grupos vulneráveis, como idosos, crianças, negros, deficientes físicos, entre outros. Estas leis foram criadas com base em um documento muito importante. Que documento é esse?
	 a)
	Carta Constitucional de 1824.
	 b)
	Constituição de 1988.
	 c)
	Reforma Constitucional de 1926.
	 d)
	Constituição de 1967.
	6.
	A classificação dos Direitos Humanos em gerações obedeceu à ordem cronológica dos acontecimentos históricos, sendo uma convenção que se tem adotado para ressignificar as lutas e as revoluções que precederam a Declaração de 1948, bem como documentos póstumos sobre o escopo atual. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São apresentados como Direitos Humanos de Segunda Geração aqueles que têm por base a Fraternidade, representada pelas aspirações humanas durante a Revolução Industrial, a Revolução Mexicana, a Revolução Russa, a Constituição da República de Weimar e a Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948.
	 b)
	São apresentados como Direitos Humanos de Segunda Geração aqueles que têm por base a Liberdade, representada pelas aspirações humanas durante a Revolução Industrial, a Revolução Mexicana, a Revolução Russa, a Constituição da República de Weimar e a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948.
	 c)
	São apresentados como Direitos Humanos Terceira Geração aqueles relativos à Igualdade, em conformidade com a Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos e a Carta de Paris para uma Nova Europa.
	 d)
	São apresentados como Direitos Humanos de Primeira Geração aqueles relativos à Liberdade, em consonância com o que propunham documentos como a Carta Magna, a Revolução norte-americana, a Revolução Francesa e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
	7.
	Antes da criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1917, foi promulgada a constituição Mexicana, considerada até hoje a Carta Magna mais liberal e moderna da America Latina. Além disso, foi pioneira no que tange à reforma agrária, garantindo direitos aos trabalhadores. Sobre este importante acontecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em caráter anticlerical e liberal, a Constituição do México anuncia os deveres dos trabalhadores.
(    ) Dentre os avanços, destacam-se o ensino laico e a expropriação de terras não cultivadas em favor dos ranchos e ejidos.
(    ) Equiparava as relações entre capital e trabalho, criando, por exemplo, a jornada diária de 12 horas.
(    ) O casamento civil passou a ser obrigatório, e o único válido para os trabalhadores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	Depois da Independência, o Brasil ganhou uma Constituição a qual tem como intuito organizar o Estado e limitar o poder. No entanto, observou-se que o fato de o Brasil ter uma Constituição não significou que existia um regime constitucional. Para isso, ele deveria legitimar a manifestação e a vontade do povo. Com relação aos direitos que foram garantidos pela Constituição de 1824, analise as sentenças a seguir:
I- A Constituição não manteve a escravidão.
II- A Constituição trouxe a liberdade de imprensa.
III- A Constituição trouxe a abolição de açoites e demais torturas cruéis.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	Depois do surgimento da primeira Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão, vários países passavam por diversos conflitos e guerras. Foi a partir deste momento que se pensou em uma convenção que tratasse de melhores condições e dos direitos das pessoas durante os períodos de guerra. Esta convenção ficou conhecida como Convenção de Genebra, local onde ela aconteceu e que, posteriormente, agregou diversas questões relacionadas às condições humanitárias de pessoas que estavam submetidas a situações como as de guerra. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A terceira Convenção de Genebra trouxe as questões dos direitos e tratamento humanitário com os prisioneiros de guerra. 
II- A quarta Convenção de Genebra ocorreu no período pós-guerra, sob a coordenação da ONU (Organização das Nações Unidas).
III- Verificou-se que atualmente poucos países são signatários das Convenções de Genebra.
IV- A segunda Convenção de Genebra tratou das questões envolvidas com os conflitosmarítimos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	O princípio da dignidade da pessoa humana está consagrado na Constituição Federal (art. 1o), estabelecendo o que são fundamentos da República e do Estado Democrático de Direito, entre outros, a dignidade da pessoa humana. Com relação à dignidade humana, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dignidade, uma palavra oriunda do latim dignitas, que significa honra, virtude. Fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, à liberdade e à igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais.
(    ) A condição de dignidade humana permite discriminação, seja de naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, classe social, orientação sexual. 
(    ) A dignidade humana é objeto de defesa do Estado, que deve prever condições mínimas para uma vida digna.
(    ) A proteção e a defesa da dignidade da pessoa humana alcançam importância significativa neste século, principalmente em virtude dos avanços tecnológicos e científicos experimentados pela humanidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.

Continue navegando