Buscar

atividade história do direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO
1. Segundo José Maciel, em sua obra História do Direito, qual o conceito de Direito Hebraico (ou hebreu)?
O Direito Hebraico (ou hebreu) é um direito religioso, embasado em uma religião monoteísta, bastante diferente dos politeísmos que grassavam na Antiguidade. Dessa forma, o direito é dado por Deus ao seu povo, sendo portanto, imutável. Só a Deus é permitido modificá-lo, concepção que reencontraremos nos direitos canônico e muçulmano. Os intérpretes, os rabinos, podem interpretá-lo adaptando-o à evolução social, mas sem modificar os fundamentos básicos.
2. Juízes: julgar com justiça – Nomeie juízes e oficiais de justiça para cada uma das suas cidades que Javé seu Deus vai dar para cada uma de suas tribos, para que julguem o povo com sentenças injustas. Não perverta o direito, não faça diferença entre as pessoas, nem aceite suborno, pois o suborno cega os olhos dos sábios e falseia a causa dos justos. Busque somente a justiça, para que você viva e tome posse da terra que Javé seu Deus vai dar a você. Segundo Direito Hebraico (ou hebreu), essa afirmativa é verdadeira ou falsa? Se for falsa, justifique.
É falsa, pois o texto afirma que os juízes nomeados devem exercer sua função com julgamentos ao povo de forma injusta, o que é totalmente incoerente, mas segundo a lei hebraica e o livro de Deuteronômio os juízes e oficiais de justiça devem cumprir seu papel de forma integra, justa e verdadeira.
3. Segundo o Direito Hebraico (ou hebreu), uma testemunha não era suficiente contra alguém, seja qual fosse o caso de crime ou pecado. O processo era aberto pelo depoimento de quantas testemunhas?
Seja qual for o caso de crime ou pecado, o processo será aberto pelo depoimento de duas ou três testemunhas.
4. Segundo o Direito Hebraico (ou hebreu), qual seria a punição se um filho rebelde e incorrigível não obedecesse aos seus pais, nem mesmo quando o corrigissem?
O pai e a mãe o pegarão e o levarão aos anciãos da cidade: “Este nosso filho é rebelde e incorrigível; não nos obedece, é devasso e beberrão. E todos os homens da cidade o apedrejarão até que morra. Desse modo, você eliminará o mal do seu meio, e todo o Israel ouvirá e ficará com medo. (Deteuronômio 21:18-21)
5. Segundo o Direito Hebraico (ou hebreu), qual era a punição para a mulher se um homem se casasse com ela e começasse a detestá-la depois de ter tido relações com ela, acusando-a de atos vergonhosos e difamando-a publicamente, dizendo que ela não era virgem ?
O pai e a mãe da jovem pegarão a prova da virgindade dela e o levarão a prova aos anciãos da cidade para que julguem o caso. Então o pai da jovem dirá aos anciãos: “Dei minha filha como esposa a este homem, mas ele a detesta, e a está acusando de atos vergonhosos, dizendo que minha filha não era virgem. Mas aqui está a prova da virgindade da minha filha!”. E estenderá o lençol diante dos anciãos da cidade. Os anciãos pegarão o homem, mandarão castigá-lo e o multarão em cem moedas de prata, que serão entregues ao pai da jovem, por ter sido difamada publicamente uma virgem de Israel. Além disso, ela continuará sendo mulher dele, e o marido não poderá mandá-la embora durante toda a sua vida.
Mas se a denúncia for verdadeira, isto é, se não acharem a prova da virgindade da moça, levarão a jovem até à porta da casa de seu pai e os homens da cidade a apedrejarão até que morra, pois ela cometeu uma infâmia em Israel, desonrando a casa do seu pai. Desse modo, você eliminará o mal do seu meio.
6. Segundo o Direito Hebraico (ou hebreu), qual a punição se um homem fosse pego em flagrante tendo relações sexuais com uma mulher casada ?
Ambos serão mortos, tanto o homem como a mulher. Desse modo, você eliminará o mal de Israel.
7. Segundo o Direito Hebraico (ou hebreu), quando houvesse demanda entre dois homens e fossem à justiça, eles seriam julgados, absolvendo-se o inocente e condenando-se o culpado. Se o culpado merecer açoites, qual o máximo de acoites?
Se o culpado merecer açoites, o juiz fará deitar-se no chão e mandará açoitá-lo em sua presença, com número de açoites proporcional à culpa. Podem açoitá-lo até quarenta vezes, não mais; isso para não acontecer que a ferida se torne grave, caso seja açoitado mais vezes, e seu irmão fique marcado diante de você.
8. Segundo o Direito Hebraico (ou hebreu), qual a punição se houver uma jovem prometida a um homem, e um outro tivesse relações com ela na cidade ?
Os dois serão levados à porta da cidade e serão apedrejados até que morram: a jovem por não ter gritado por socorro na cidade, e o homem por ter violentado a mulher do próximo.
9. O Direito Hindu é um direito revelado; as regras que os homens devem seguir foram reveladas pelas divindades; elas estão escritas nos livros sagrados. Esta afirmativa é verdadeira ou falsa? Se falsa, justifique
O enunciado é verdadeiro.
10. Segundo o Direito Hindu, A justiça é o único amigo que acompanha os homens depois da morte; porque qualquer outro afeto é submetido à mesma destruição que o corpo. Esta afirmativa é verdadeira ou falsa? Se falsa, justifique
Segundo o artigo 17 do código de Manu a afirmativa do enunciado está correta, logo é verdadeira.
11. Segundo o Direito Hindu, devem-se escolher como testemunhas, para as causas, em todas as classes, homens dignos de confiança, conhecendo todos os seus deveres, isentos de cobiça, e aceitar aqueles cujo caráter é o oposto a isso. Esta afirmativa é verdadeira ou falsa? Se falsa, justifique
É falsa, pois segundo o artigo 49 do código de Manu o correto é rejeitar aqueles cujo caráter é o oposto a isso.
12. Segundo o Código de Manu, quais	os excluídos da herança?
O artigo 617º do código de Manu exclui da herança os eunucos, os degradados, os cegos e surdos de nascimento, os loucos, idiotas, mudos e estropiados.
13. Segundo o Código de Manu, quais os casos em que não era permitido ser testemunha?
Artigo 50° - Não se devem admitir nem aqueles que um interesse pecuniário domina, nem amigos, nem criados, nem inimigos, nem homens cuja má-fé seja conhecida, nem doentes, nem homens culpados de um crime. 
Artigo 53º - Nem um infeliz desanimado pelo pesar, nem um ébrio, nem um louco, nem um sofrendo fome ou sede, nem fatigado em excesso, nem o que está apaixonado de amor, ou em cólera, ou um ladrão
14. Segundo o Código de Manu, uma testemunha é purificada declarando a verdade; a verdade faz prosperar a injustiça; é por isto que a verdade deve ser declarada pelas testemunhas de todas as classes. Esta afirmativa é verdadeira ou falsa ? Se falsa, justifique 
É falso, pois a verdade não prospera a injustiça.
15. Segundo o Código de Manu, a ação de tirar uma coisa com violência, à vista do proprietário, é um furto; em sua ausência é roubo, do mesmo modo que o que se nega ter recebido. Esta afirmativa é verdadeira ou falsa ? Se falsa, justifique
Falsa, roubo se configura quando algo é tirado com violência na presença do proprietário e furto na sua ausência.

Continue navegando