Buscar

Estrutura Básica do Modelo de Von Neumann

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota máxima da Atividade: 2.5
PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1 E 2 NO PORTIFÓLIO 1. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS
1. Diferencie Computação, Computador e Informática. (0,5)
A Computação de acordo com o dicionário, seria de fato o ato de computar, calcular, computar e processar. Já o Computador, seria aquele que calcula, que processa os dados, em pequena ou grande escala, de acordo com programas especificos. Mario Monteiro também define o computador como sendo “uma máquina capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer os resultados de manipulação de informações para um ou mais objetivos”, que durante algum tempo também chegou a ser chamado de “Equipamento de processamento eletrônico de dados”. A Informática, de acordo com o dicionário é o “estudo da computação e do processamento de informações que abrangem todos os aspectos relacionados ao hardware e ao software”. Helerbrock diz que “é um campo do conhecimento que leva em conta as relações existentes entre as pessoas e a informação por meio da construção de interfaces, novas tecnologias e sistemas direcionados para a solução ou para a automatização de problemas”. Portanto é uma ciência que tem como objetivo estudar o uso e o desenvolver os processos de processamento de informações.
Portanto a Computação seria o ato, o computador o que atua e a informatica a que estuda e desenvolve esse processo.
2. Duas palavras que serão utilizadas não somente na disciplina, mas durante todo o curso: Dado e Informação. (0,5)
a) Qual a diferença entre Dado e Informação. 
De acordo com Laudon e Laudon, o Dado, é um elemento da informação, um conjunto de letras, números ou dígitos, que tomado isoladamente não transmite nenhum conhecimento, ou seja, não contém um significado claro; Enquanto que a Informação, é todo o dado trabalhado, útil, tratado, com valor significativo atribuído ou agregado a ele.
b) De exemplos de Dado e de Informação.
Se pegarmos um número isolado, como por exemplo o número 9, ele é somente um número, não existe um significado, não existe um sentido, é apenas um número, que pode representar diversas coisas. Isso é o que chamamos de Dado. Porém, se eu falar que o número 9 é o meu número da sorte, dai ele passa a ter um significado, tendo um significado, ele passa a ser uma informação.
3. Conceitue Hardware e Software. (0,25)
Hardware é composto por tudo o que fisicamente vemos e tocamos no computador (CPU, mouse, teclado, monitor, etc) enquanto que o Software pode ser entendido como a parte que não vemos e nem tocamos fisicamente.
4. Qual a estrutura básica proposta pelo Modelo de Von Neumann? Cita e explique cada uma delas. (1,0)
O modelo de divisão de Von Neumann, criado na decada de 1940 sendo ainda utilizado até os dias de hoje, divide os computadores nas seguintes partes (também denominados de sistemas):
· Unidade Central de Processamento (UCP):
- Considerado o “cerebro” do sistema computacional, pois ele realiza as operações sobre os dados que são repassados para ele. Controla, dirige e processa todos os dados introduzidos e produz a saída, na forma desejada, com o auxílio de um programa previamente introduzido, tendo como subcomponentes: 
- Unidade Lógica Aritmética, que é responsável por fazer os cálculos do computador;
- Registradores que são localizações de armazenamento rápido independentes, que mantêm dados temporariamente;
- Unidade de Controle, que atua controlando os demais subsistemas da UCP.
· Memória Principal:
- Tem a função de armazenar os dados, dividida em dois tipos:
- RAM (Randon Access Memory), uma estrutura que permite o acesso aos dados de maneira aleatória, assim podemos acessar uma determinada posição da memória de forma direta, sem a necessidade de visitarmos as posições anteriores dele. Permite a leitura e a escrita de dados, porém, ele somente retém as informações enquanto há energia nos chips. Logo, se o computador for desligado, os dados que estão armazenados na memória RAM são perdidos, por conta disso e chamado de memória volátil.
- ROM (Ready Only Memory), que permite apenas a leitura dos dados (a gravação é permitida apenas com técnicas especiais) de forma aleatória e a garantia de permanência dos dados na memória, independente se o chip está energizado ou não. Chips ROM são usados para armazenar instruções de carregamento de sistemas operacionais, para realizar o processo denominado de boot.
· Dispositivos de Entrada e Saída:
- Tem como função armazenar dados e informações de maneira persistente, além de possibilitar a interação com o mundo externo, oferecendo formas de interação, classificados em duas categorias:
- Dispositivos sem armazenamento: Permite que os sistemas de CPU e memória se comuniquem com o mundo externo, mas não há o armazenamento de informações.
- Dispositivos de armazenamento: Permite o salvamento de dados e informações de maneira persistente (mas não volátil como a memória RAM).
· Interconexão entre os subsistemas, denominado também de barramento:
- E um caminho elétrico entre vários dispositivos, que pode ser usado no interior da UCP para transportar dados de e para a ULA ou podem ser externos à UCP para conectá-la a memória ou dispositivos de E/S. Além de interligar os três sistemas que compõem um computador, ele interliga as partes componentes da Unidade Central de Processamento. O barramento local (barramento do processador) é o mais importante de todos eles e fica localizado na UCP e através dele o microprocessador se comunica com a memória cache, com a memória DRAM e com os circuitos que formam o chipset. Existem 3 tipos de barramentos:
- Dados, os dados são transmitidos ou recebidos pelo processador, enviados para a memória ou dispositivos de Entrada/Saída, e recebidos da memória;
- Endereços, que serve para que o processador especifique qual é a posição de memória a ser acessada, ou qual é o dispositivo de entrada ou saída a ser ativado;
- Controle, que serve para que o processador especifique se a operação diz respeito à memória ou Entrada/ Saída (E/S ou I/O-Input/Output), ou se a operação é uma leitura ou gravação (Read/Write).
5. Em relação a bit e byte, responda as questões: (0,25)
a) Qual a diferença entre BIT e BYTE?
Bits são digitos “0” ou “1” que o computador processa, enquanto que “bytes” são um conjunto de 8 bits.
b) Quantos BITS tem a palavra Engenharia?
80 Bits.
c) Quantos BYTES tem a palavra Engenharia?
10 Bytes
Bom Estudo!

Outros materiais