Buscar

FILOSOFIA - ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILOSOFIA 
1. Leia, interprete, e assinale a alternativa correta.
“Uma tradicional festa religiosa hindu, realizada em Mumbai, na Índia, teve como ponto principal a queima do “demônio do coronavírus”, batizado de Coronasur. Um boneco gigante azul com chifres e com a inscrição Covid-19 representou a doença que assola o mundo.
[...]Apesar da recomendação para que indianos evitassem grandes eventos públicos, milhões de fiéis foram às ruas em várias cidades para participar do Holi”.
DORIA, Gabriela. Indianos queimam "demônio do coronavírus" por proteção. Pleno News/Brasil. Disponível em: <https://pleno.news/fe/indianos-queimam-demonio-do-coronavirus-por-protecao.html>. Acesso em: 20 de Mar. 2020. 
Desenvolvida na Grécia entre os séculos VII e VI a.C., a filosofia inaugurou uma nova maneira de interpretar a realidade, o discurso racional. Antes de a filosofia ser estabelecida, os grandes fenômenos eram explicados como consequência da ação de divindades. Que tipo de discurso foi apropriado pelo senso comum indiano, e que se faz semelhante as explicações dadas pelos gregos aos fenômenos naturais e não explícitos ao entendimento comum? 
a) Discurso racional, pois há lógica na explicação dos indianos de que o vírus é uma entidade demoníaca.
b) Discurso teológico. Pois toda a teologia explica a ação dos demônios tendo a Bíblia como orientação.
c) Discurso mítico, desenvolvido e propagado através na tradição popular e cultural de um povo.
d) Discurso falsificacionista, pois, um discurso falsificacionista é uma teoria falsa sobre a realidade. 
2. Pondere, e responda a alternativa correta.
“Coronavirus: dos EUA à China, os países prontos para testar vacinas”.
“A corrida para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, causador da doença covid-19, avança rapidamente.
Na terça-feira (17/03), o governo da China anunciou que havia desenvolvido "com êxito" uma vacina contra o vírus SARS-CoV-2 e que já havia autorizado os testes em humanos.
[...] Os primeiros testes de uma vacina contra o novo coronavírus nos EUA estão sendo feitos na cidade de Seattle pela organização Kaiser Permanente.
Segundo uma nota divulgada pela instituição, os primeiros quatro voluntários receberam nesta terça-feira injeções. Os testes são respaldados pelo governo.
[...] O imunologista Jorge Kalil, diretor do laboratório de imunologia do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, lidera uma pesquisa financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para desenvolver no Brasil a vacina contra o novo coronavírus.
Por meio do método, os cientistas planejam chegar, nos próximos meses, a uma vacina. Primeiro, ela será testada em camundongos. Caso os testes tragam bons resultados, a expectativa é de que possa ser aplicada em pacientes em até um ano e meio”.
Coronavirus: dos EUA à China, os países prontos para testar vacinas. BBC News Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51954858>. Acesso em: 20 de Mar. 2020.
 
A matéria do Jornal BBC Brasil, aponta que três países, China, EUA e Brasil estão em fase avançada do desenvolvimento da vacina contra o coronavírus. Que método prático e técnico os cientistas se apropriam para desenvolver avanços científicos, como o desenvolvimento da vacina contra o coronavírus? 
a) Racionalismo, pois a razão é o que explica a realidade.
b) Paradigma, porque os testes em destaque, são o modelo da ciência dominante.
c) Empirismo, porque os cientistas se valem da experiência, da observação para desenvolver teorias e apresentar dados.
d) Anomalia, pois nenhum desses modelos são modelos dominantes. Todos querem derrubar o paradigma.
3. A Organização Mundial de Saúde (OMS), passou a classificar nessa segunda-feira, 27, como”elevado”, o risco internacional do coronavírus, após qualifica-lo como “moderado” em informe na semana passada. [...] A avaliação do risco de disseminação do vírus, conforme a OMS, foi atualizada para: “muito elevado” na China, “elevado” em nível regional e “elevado” nível mundial.
FELIX, Paula, VARGAS, Mateus. OMS admite erro e eleva o risco global de coronavírus. O Estado de São Paulo, São Paulo, 28 de jan. de 2020. Disponível em: <https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,oms-diz-que-cometeu-erro-e-classifica-como-elevado-risco-internacional-do-coronavirus,70003174716>. Acesso em: 20 de Mar. 2020. 
A matéria em destaque aponta um erro cometido pela Organização Mundial de Saúde, entidade orientada pela ciência. O que esse equívoco, retratado pela OMS, indica?
a) A falibilidade da ciência, o que justifica o desenvolvimento de anomalias que questionam paradigmas.
b) A invalidade da ciência, pois ninguém pode chegar à verdade.
c) O Criticismo, pois, para mudar de opinião, a OMS fez uma crítica a sua própria teoria, e depois corrigiu o seu erro.
d) O fragilidade do discurso mítico, que levou os cientistas ao erro, por acreditarem em teses sem fundamento racional.
4. Reflita antes de responder.
O que é coronavírus?
Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
CORONAVÍRUS COVID-19. Ministério da Saúde. Disponível em: < https://www.saude.gov.br/o-ministro/746-saude-de-a-a-z/46490-novo-coronavirus-o-que-e-causas-sintomas-tratamento-e-prevencao-3>. Acesso em: 20 de Mar. 2020.
O site do ministério da saúde apresenta dados científicos sobre o coronavírus. De acordo com a teoria de Karl Popper, uma boa teoria é aquela que pode ser falseada, que pode ser contrariada. Em relação à teoria sobre o coronavírus, assumida pelo Ministério da Saúde, deve-se admitir o falseamento por quê?
a) Admitindo o falseamento, a ciência provará que não há nenhuma teoria correta.
b) Admitindo o falseamento se provará que as anomalias são corretas, e que o paradigma não contém dados seguros e verdadeiros.
c) Admitindo o falseamento, se provará o que a Bíblia ensina, isto é, que homem algum conhece a verdade.
d) Admitindo falseamento os cientistas continuarão pesquisando, e com isso, poderão aperfeiçoar a teoria e alcançarão novas descobertas.
5. Leia o texto, analise a questão com atenção, e assinale a resposta correta.
“O surgimento de um novo tipo de coronavírus trouxe à tona a preocupação sobre onde encontrar informações científicas e confiáveis sobre o vírus. Entre as fontes de pesquisas brasileiras disponíveis está o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto, oasisbr, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)”.
Portal oasisbr: fonte de informação científica sobre o coronavírus. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. 27, 24 Jan. de 2020. Disponível em: < http://www.ibict.br/sala-de-imprensa/noticias/item/2061-portal-oasisbr-fonte-de-informacao-cientifica-sobre-o-coronavirus>. Acesso em: 20 de Mar. 2020.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia destaca a necessidade de se encontrar sites que expõem “informações científicas e confiáveis sobre o vírus”. Essa necessidade baseia-se no fato de que há teses que são referências na ciência. O que está a se falar, quando se admite a existência de referência científica?
a) Anomalia, pois sendo divergente das teses dominantes, dever ser divulgada com maior ênfase.
b) Paradigma, palavra grega que significa modelo, e como tal, se faz referência para pesquisadores. 
c) Criticismo, pois levantacríticas a todo e qualquer método científico.
d) Empirismo, pois sendo experimental, tem mais validade do que teorias que não são amplamente reconhecidas.

Outros materiais