Buscar

Conhecer a estrutura bacteriana apresenta importância para a identificação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Conhecer a estrutura bacteriana apresenta importância para a identificação, diagnóstico e triagem de possíveis tratamentos para controle do crescimento bacteriano. Com relação à composição da parede celular de uma bactéria Gram-negativa, assinale a alternativa que identifica os seus componentes característicos:
ácido teicoico e ácido lipoteicoico.
ácido teilurônico e lipopolissacarídeo.
antígeno O e lipídeo A.
ácido teicoico e lipopolissacarídeo.
peptídeo C e ácido lipoteicoico.
4.“Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, dentre outras”. De acordo com o texto, é correto afirmar:
Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.
Os vírus não têm metabolismo próprio.
As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.
As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.
5.A coloração de Gram representa um método de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constituindo-se uma peça importante e fundamental. Sua técnica é simples, rápida e tem capacidade de resolução. Além disso, os custos com investimento e manutenção são consideravelmente baixos diante da eficácia alcançada com os resultados imediatos dos testes. Esse método baseia-se na composição da parede celular. Podemos afirmar corretamente quanto ao descrito no enunciado que:
havendo questionamento sobre a Gram positividade ou Gram negatividade da cultura, deve ser feita uma coloração controle paralela, com uso de culturas bacterianas conhecidas como Gram positivas, como, por exemplo, a Escheruchia coloI, e Gram negativas, como o Staphylococcus aureus.
nas bactérias Gram negativas, o tratamento com álcool-acetona não é capaz de remover o corante inicialmente aplicado à cultura devido à espessacamada de peptideoglicanas na parede celular.
após a primeira coloração, as bactérias Gram positivas formam um complexo azul intenso que não é removido pelo álcool-acetona, pois a parede celular é formada por lipoproteínas, fosfolipídeos, proteínas e polissacarídeos que impedem a retirada do complexo cristal violeta-iodo.
o descoloramento para mais ou para menos da cultura é resultante da incorreta diferenciação pelo álcool-acetona, caracterizando as Gram positivas com coloração rosa ou vermelha e as Gram negativas, roxas.
a coloração de Gram é pouco utilizada atualmente devido aos altos índices de falsos positivos e falhas experimentais.
as bactérias Gram negativas possuem uma fina camada de peptideoglicanas sob uma camada de lipoproteínas, fosfolipídeos, proteínas e lipopolissacarídeos, que tem seus lipídeos removidos pelo tratamento álcool-acetona, aumentando a permeabilidade e permitindo a descoloração para posterior revelação.
6.Os fungos são seres vivos bastante diversificados quanto à sua organização e aos seus relacionamentos com outros seres. A respeito deles, são feitas as seguintes afirmações: I. A maioria apresenta tanto reprodução sexuada como assexuada. II. Suas hifas são constituídas basicamente de celulose. III. Nas relações com outros seres vivos, nunca exercem o papel de produtor. IV. Numa cadeia alimentar, eles podem ocupar os níveis de produtor, consumidor e decompositor. Das afirmações acima, estão CORRETAS apenas:
I e II.
I e III.
II e III.
I e IV.
III e IV.
7.Durante o crescimento de bactérias in vitro observam-se diferentes estágios/fases, normalmente plotados em gráfico por meio de uma curva. Assinale a alternativa que associa corretamente estágios/fases do crescimento bacteriano com suas caraterísticas.
fase de aclimatação – corresponde ao ponto de inflexão da curva com diminuição da velocidade de crescimento.
fase estacionária – intensa divisão celular e crescimento bacteriano ocorre em velocidade máxima.
fase exponencial – tem seu início logo após a semeadura e é marcada pelo intenso metabolismo bacteriano.
fase logarítmica – população permanece constante em números por conta do equilíbrio entre reprodução e morte celular.
fase de declínio – redução dos números populacionais oriundos da escassez de alimento e espaço.
8.Em 1985, uma célula de 0,5 mm foi descoberta em uma espécie de peixe, tendo sido denominada Epulopiscium fishelsoni. Presumiu-se inicialmente que seria um protozoário. Entretanto, posteriormente, pesquisadores determinaram que Epulopiscium é, na verdade, uma bactéria gram-positiva. Considerando o contexto apresentado no enunciado acima e as conclusões posteriores, responda aos questionamentos abaixo. a) Por que esse organismo foi inicialmente identificado como um protozoário? b) Quais as evidências poderiam alterar a classificação para bactéria?
9.O crescimento microbiano pode ser controlado por diferentes princípios e técnicas, dentre os quais podem ser utilizados métodos físicos, por ação térmica, ou químicos, ou pelo uso de desinfetantes. A escolha do método dependerá de inúmeros fatores relacionados ao tipo de microrganismo presente. A respeito dos princípios e métodos comentados acima, estabeleça uma comparação entre os métodos de controle do crescimento microbiano quanto aos seus mecanismos, exemplos de usos e organismos sensíveis a cada procedimento.
10.Como você avalia o seu desempenho durante a avaliação?
Bom
Regular
Ruim
Ótimo

Outros materiais