Buscar

Exercicio para enviar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno Willian Melo da Silva 
Matricula : UP 19213184
Turma 2 b Sala 2 Enfermagem – Professor : Eduardo Santana - UNIP
1. Quais são os ossos que formam a cavidade nasal?
Cavidade nasal
· Ossos: nasal, maxilar, palatino, lacrimal, etmoide, esfenoide, frontal e vómer.
· Aberturas: narinas, conchas (cornetos) nasais (superior, médio, inferior)
· Canais: meato nasal inferior, meato nasal médio, meato nasal superior, recesso esfenoetmoidal.
· Regiões: vestíbulo, região respiratória, região olfatória.
2. Quais são os órgãos sensoriais da cavidade nasal?
Os receptores olfativos são neurônios genuínos, com receptores próprios que penetram no sistema nervoso central. A cavidade nasal, que começa a partir das janelas do nariz, está situada em cima da boca e debaixo da caixa craniana. Contém os órgãos do sentido do olfato, e é forrada por um epitélio secretor de muco.
3. Determine as funções de:
a. Pelos nasais; Além do muco e do ar que respiramos, na nossa cavidade nasal encontramos cílios e os famosos pelos do nariz. Eles funcionam como filtros, evitando que partículas estranhas tenham acesso às outras partes do nosso sistema respiratório.
b. Coanas;As Coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. É na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umedecido e aquecido.
c. Mucosa nasal; Mucosa nasal ou pituitária é onde se processa inicialmente o sentido do olfato e possui como função principal revestir internamente as fossas nasais. Podemos distinguir três regiões distintas nas fossas nasais: vestíbulo, área respiratória e área olfativa.
d. faringe.A faringe tem a função de fazer a passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até os outros órgãos dos sistemas respiratório e digestório, respectivamente.
4. Relacione as estruturas que conduzem o bolo alimentar para o Esôfago e o ar para a Laringe: A faringe é um órgão cavitário alongado em forma de funil, situado logo a pós a boca. Ela se comunica com a boca, com as cavidades nasais, com a laringe e com o esôfago. Quando o alimento chega à faringe, os músculos de sua parede se contraem e empurram o alimento para o esôfago.
5. Descreva a anatomia da Laringe e da Traqueia? 
Anatomia da Laringe
A laringe é um tubo cartilaginoso irregular que une a faringe à traqueia. Sua estrutura permite o fluxo constante de ar, que está relacionado com suas funções de respiração e fonação. ... Cartilagens Aritenoideas: são pequenas cartilagens onde se fixam as cordas vocais.
A traqueia é um tubo vertical cilíndrico, cartilaginoso e membranoso, localizado entre a laringe e dois tubos curtos, os brônquios, fortalecido por anéis de cartilagem, que levam o ar inspirado até os pulmões. Seu tamanho em um indivíduo adulto é entre 15cm à 20cm de comprimento e 1,5 à 2,5 de diametro.
6. Qual o nome da bifurcação que ocorre na traqueia? E qual sua função?
Começa directamente após a laringe e desce pela parte central e anterior do pescoço, para terminar no peito, por trás da parte superior do esterno, onde se divide para formar os dois brônquios principais. O ponto de bifurcação da traqueia denomina-se carina.
Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais. ... A parte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência antero-posterior que recebe o nome de carina da traqueia, e serve para acentuar a separação dos 2 brônquios.
7. Qual é a anatomia dos pulmões (interna e externa)?
Os pulmões são cobertos por uma fina camada, a pleura que consiste em uma membrana transparente e fina. A pleura interna está ligada a superfície pulmonar, e a pleura externa está ligada a parede da caixa torácica (estrutura óssea que protege os pulmões e o coração).
8. Descreva a mecânica de ação do sistema respiratório: explicando a inspiração e a expiração .Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões. ... A expiração consiste no conjunto de movimentos que resulta na retirada do ar do interior das vias respiratórias. Nesse caso, ocorre o relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma.
9. Qual é a função metabólica da respiração humana?
O sistema respiratório permite a troca de gases com o ar atmosférico, assegurando a concentração do oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas do organismo, e em contrapartida servindo como via de eliminação dos gases residuais, como o gás carbônico.
10. Defina:
a. Hematose; A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sangüíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono. ... Hematose é a troca de gás carbônico por gás oxigênio nos alvéolos pulmonares.
difusão.Difusão. Consiste na passagem das moléculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentração, até estabelecer um equilíbrio. É um processo lento, exceto quando o gradiente de concentração for muito elevado ou as distâncias percorridas forem curtas

Continue navegando