Buscar

O Serviço Social no Capitalismo avaliação final discursiva

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	
	
	
	Disciplina:
	O Serviço Social no Capitalismo (SES49)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639515) ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As políticas públicas são formuladas por um conjunto de decisões tomadas principalmente pelos poderes executivo, ou legislativo, de nível nacional, estadual ou federal, em conjunto ou separadamente. Elas surgem a partir de demandas e propostas da sociedade, em seus diversos seguimentos. As políticas públicas possuem o objetivo de solucionar problemas, como o baixo índice de qualidade da educação. Entretanto, existem definições de vários tipos de políticas públicas. Desta forma, discorra sobre a política pública estabilizadora e a compensatória.
	Resposta Esperada:
A política pública estabilizadora, como o próprio nome sugere, tem como objetivo estabilizar as questões econômicas, aumentar o número de empregos, consequentemente a renda per capita dos trabalhadores. Essa política é de cunho econômico. A política compensatória objetiva acolher a população socialmente vulnerável, por meio da transferência de renda ou do acesso a bens materiais e direitos sociais. O programa Bolsa Família é exemplo, pois está inserido em uma política pública que transfere renda às pessoas economicamente vulneráveis.
	2.
	O capitalismo é reconhecido como sendo um sistema econômico e social que prevalece. Entre as principais características do capitalismo, podemos citar o livre mercado, que é uma das suas primeiras características, obtenção de lucro e acumulação do capital. Desta forma, disserte sobre como acontece a divisão da riqueza social produzida pela classe trabalhadora no sistema capitalista e o que isso provoca.
	Resposta Esperada:
A divisão da riqueza social, bens materiais, produzida pela classe trabalhadora é desigual, pois os donos dos meios de produção se apropriam da riqueza produzida pela classe operária. Assim, há uma crescente centralização do capital nas mãos do empregador, gerando assim as classes sociais opostas, ou seja, burguesia e proletariado.
Parte inferior do formulário
Pressione o

Continue navegando