Buscar

O SERVIÇO SOCIAL E O CAPITALISMO - AVALIAÇÃO DISCURSIVA FINAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	O Serviço Social no Capitalismo (SES49)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:651757) ( peso.:4,00)
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As políticas públicas são formuladas por um conjunto de decisões tomadas principalmente pelos poderes executivo, ou legislativo, de nível nacional, estadual ou federal, em conjunto ou separadamente. Elas surgem a partir de demandas e propostas da sociedade, em seus diversos seguimentos. As políticas públicas possuem o objetivo de solucionar problemas, como o baixo índice de qualidade da educação. Entretanto, existem definições de vários tipos de políticas públicas. Desta forma, discorra sobre a política pública estabilizadora e a compensatória.
	Resposta Esperada:
A política pública estabilizadora, como o próprio nome sugere, tem como objetivo estabilizar as questões econômicas, aumentar o número de empregos, consequentemente a renda per capita dos trabalhadores. Essa política é de cunho econômico. A política compensatória objetiva acolher a população socialmente vulnerável, por meio da transferência de renda ou do acesso a bens materiais e direitos sociais. O programa Bolsa Família é exemplo, pois está inserido em uma política pública que transfere renda às pessoas economicamente vulneráveis.
	2.
	O atual sistema socioeconômico intensifica a luta entre os proprietários dos meios de produção e os trabalhadores. Os proprietários dos meios utilizados para produzir e distribuir as mercadorias produzidas são os que mais lucram nesse sistema. E os proprietários da força de trabalho, que é utilizada para a produção das referidas mercadorias que geram as riquezas, são os menos remunerados. Neste sentido, disserte sobre a relação que deve haver entre o projeto ético-político e o projeto profissional do serviço social.
	Resposta Esperada:
Sabendo que a questão social é o objeto de trabalho do profissional do Serviço Social e que a questão social está presente nas relações dos sujeitos, em uma dinâmica de lutas e conflitos na busca pela diminuição das desigualdades sociais, é imprescindível reafirmarmos diariamente o compromisso ético-político do Serviço Social na construção de uma sociedade mais justa. Assim, o projeto ético-político deve fundamentar o projeto profissional, ou seja, a práxis deve ser sempre pautada no projeto ético-político, pois sabemos que o projeto profissional do assistente social, voltado para a defesa da massa trabalhadora não foi construído de forma linear. Ele é resultado de um processo de transformação do meio social, político, econômico e de outras questões legais.
Parte inferior do formulário