Buscar

Teixeira de Freitas

Prévia do material em texto

Teixeira de Freitas 
Definição de Teixeira de Freitas 
Etimologia
História
História cultural
História geográfica
Referências
Definição de Teixeira de Freitas 
Teixeira de Freitas é um município brasileiro do estado da Bahia
Este trabalho tem como finalidade abranger a historia da cidade Teixeira de Freitas desde a sua etimologia, surgimento, desenvolvimento e historia cultural da cidade. Abordando sua rica historia com raízes indígenas sua emancipação e seu promissor futuro como um dos grandes centros industriais do Extremo Sul da Bahia.
Esse trabalho foi muito importante para a compreensão da importância de Teixeira de Freitas para o Extremo Sul da Bahia e sua cultura que é pouco divulgada, mas extremamente rica com seus centros culturais e festas típicas da região.
Introdução
 
Etimologia
Mário Augusto Teixeira de Freitas
Mário Augusto Teixeira de Freitas foi um advogado e estatístico brasileiro. Graduou-se com distinção no Curso de Direito, em 1911, pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro. Wikipédia
Nascimento: 31 de março de 1890
Falecimento: 22 de fevereiro de 1956
História
A emancipação do município foi estabelecida pela Lei 4.452 de 9 de maio de 1985. 
Ofício de criação do Povoado de Teixeira de Freitas- 1957
Teixeira de Freitas BA 1970
História cultural
Centro Cultural
Na academia, Associação Berimbau Prata em Teixeira de Freitas mantemos tradições antigas e incorporamos alguns avanços da prática da capoeira. O nosso trabalho não está baseado somente em ensinar a cultura, mas, sobretudo em educar, formar e fortalecer nossos alunos de acordo com os princípios éticos e fundamentais para uma vida social digna.
 
“Teixeira de Freitas surpreende com a DIVERSIDADE cultural”
Cultura da Melancia
Teixeira de Freitas é, atualmente, um dos maiores exportadores de melancia da região. Boas condições climáticas e irrigação por gotejamento, garante alta produtividade do fruto que já vendido para quase todos os estados do Brasil. E para celebrar essa conquista os produtores criaram a festa da melancia. Que acontece todo ano desde 2002, além do contexto cultural, a festa dará aos produtores a oportunidade de apresentar seus produtos.
Cultura da Melancia
Teixeira de Freitas é, atualmente, um dos maiores exportadores de melancia da região
História geográfica
Extremo sul 1908
Vale do Mucuri 1859
Mapa de Teixeira de Freitas 1977
Mapa de Teixeira 2013
Mapa atual
Teixeira de Freitas é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada é de 155.659 habitantes(IBGE 2014), numa área de 1.163 km², sendo Teixeira de Freitas a maior cidade do extremo sul baiano, apesar de ser a mais recentemente emancipada (em 1985) em relação aos municípios vizinhos de história centenária, como Caravelas, Alcobaça e Mucuri.
Teixeira de Freitas
A cidade de Teixeira de Freitas recebeu o nome em homenagem ao baiano Mario Augusto Teixeira de Freitas (São Francisco do Conde, 31 de março de 1890 — Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1956) estatístico brasileiro, fundador do Instituto Nacional de Estatística, cujo nome foi mudado em 1938 para Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
O governo achou por bem prestar-lhe uma homenagem póstuma, tendo os chefes das agências de estatísticas recebido ordens da direção central do IBGE, no sentido de propor junto aos prefeitos de cada município que fosse dado o nome de Teixeira de Freitas a um logradouro. Em 1957, o então chefe das agências de estatísticas de Alcobaça, Miguel Geraldo Farias Pires e Wagton Cabral Pereira em cumprimento às determinações emanadas da Inspetoria do IBGE na Bahia, oficialmente, solicitou da Prefeitura e Câmara de Alcobaça a homenagem póstuma ao imortal baiano Teixeira de Freitas, dando-lhe o seu nome ao Povoado de São José de Itanhém, o que foi bem aceito pelo Executivo e Legislativo de Alcobaça.
Etimologia
A emancipação do município foi estabelecida pela Lei 4.452 de 9 de maio de 1985. A instalação se deu em 1º de janeiro de 1986, tendo a população da cidade aumentado enormemente desde então. A área do município é de 1.157,4 km². A história da cidade, embora recente, guarda aspectos pitorescos e valiosos que auxiliam a analisar a situação socioeconômica atual no município. Vários destes aspectos foram relatados por antigos moradores e, entre eles o fato de que em 1965/66 já existiam vários núcleos que, embora vizinhos, pertenciam a municípios diferentes: é o caso de Vila Vargas, Jerusalém, São Lourenço e do bairro rural Duque de Caxias, que pertenciam ao município de Caravelas. Monte Castelo, Bairro da Lagoa (onde está o shopping Teixeira Mall Center) e Buraquinho pertenciam a Alcobaça. Teixeira de Freitas foi criado com o desmembramento de terras de Alcobaça e Caravelas.
História
Mesmo sem contar com qualquer infraestrutura, inclusive energia elétrica e vias de acesso razoáveis, estes núcleos atraíram contingentes migratórios consideráveis e, no ano de 1980 Teixeira de Freitas era um expressivo centro
Na época da descoberta do Brasil, na região que corresponde as atual Extremo Sul da Bahia viviam povos de muitas etnias: a faixa costeira era ocupada pelos Tupis (Tupiniquins) e no interior viviam os Pataxós, Maxacali, Botocudos, Puri e Camacã, entre outros.
Os aspectos culturais que diferenciavam esses povos estão no fato de que os Tupis viviam próximos ao litoral, possuíam uma grande homogeneidade cultural e linguística, apesar de estarem divididos em unidades políticas. Eram povos mais sedentários, se concentrando em aldeias com populações de mil a três mil pessoas. Praticavam a agricultura do milho e mandioca, que eram os principais produtos. A alimentação era completada com a pesca, caça e coleta.
Os grupos do interior chamados de Aimorés pelos Tupis eram linguística e culturalmente heterogêneos, costumavam organizar em pequenos bandos, de algumas famílias, não ultrapassando cem pessoas. Mudavam de local, de morada, a cada estação agrícola. A caça e a pesca eram mais importantes que a agricultura. Com a chegada dos portugueses foram alteradas as relações pessoais, de poder, de distribuição espacial, de sobrevivência coletiva, de reposição demográfica e, principalmente, as características culturais.
Os colonizadores instalaram núcleos de ocupação do território, em caráter provisório, sendo os primeiros em Porto Seguro e Caravelas. Nesses núcleos eram construídas capelas, centros de administração, postos em todos os lugares para armazenamento de madeira e fortificações para proteger os portugueses dos ataques dos índios e até dos franceses e holandeses.
As divisões territoriais e a instalação de unidades político-administrativas foram ocorrendo desde o início do século XVIII (Caravelas), mas, sobretudo no século XX, depois de 1950, demonstrando que a Região Extremo Sul foi uma das ultimas a se desenvolver em relação às demais no Estado da Bahia.
Ate a década de 70 o vilarejo de Teixeira de Freitas, perdido na Mata Atlântica que ainda restava no interior baiano, era apenas uma referência para os seus próprios e poucos moradores.
A constituição do município é muito recente. Até há pouco tempo, 1986, o núcleo urbano possuía uma situação muito singular. A sua subordinação administrativa era divida entre dois municípios. A vila que origem a Teixeira de Freitas se localizava exatamente na linha divisória entre os municípios de Alcobaça e Caravelas. De tal modo que algumas ruas estavam em um município e outras no seu vizinho.
História geográfica
Alcobaça, sede do município que dispensava uma atenção um pouco maior ao povoado pela simplicidade de sua organização administrativa e pela pouca importância da Vila de Teixeira de Freitas, não possuía nenhum mecanismo legal e constante para o acompanhamento e a fiscalização sobre o que e como se construía. Assim o núcleo urbano ia se estendendo, desorientado.
A partir da década de 70, com a construçãoda BR 101, e num movimento que já havia se iniciado alguns anos antes com pouca intensidade, a mata vai sendo derrubada e substituída por pastagens. Inicialmente, num processo mais lento, chegaram os criadores do interior baiano. Após a construção da rodovia, vieram principalmente os criadores mineiros e os madeireiros capixabas que, numa conjugação de interesses, intensificaram a tomada da mata. O núcleo então começa a ganhar força.
Faculdade Pitágoras 
Brunella
Kaliny
Pedro Henrique Silva dos Santos
Rodrigo Conceição de Oliveira
Valber Mota
Willow de Jesus Leonidio
Prof.ª: Gorette

Continue navegando