Buscar

atividade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)!
Bem-vindo(a) ao Desafio Colaborativo da disciplina de Metodologia de pesquisa!
Essa é uma excelente oportunidade para você pesquisar um pouco sobre os temas que serão abordados na nossa disciplina e vivenciar sua aplicação prática. Depois de pesquisar, faça sua postagem, lembrando sempre de citar suas fontes.
Vamos lá?
Para começar, leia o texto a seguir:
Os resultados dos nossos melhores alunos no Pisa deixam a desejar. O Pisa é um teste internacional aplicado aos jovens com 15 anos de idade que, tipicamente, já frequentaram nove anos de ensino formal e, em sua maioria, estão cursando o 10º ano. O teste é aplicado em uma amostra de alunos dos países e inclui estudantes de todas as redes de ensino – públicas e privadas. É uma avaliação internacional que mede o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de Leitura, Matemática e Ciências. Seus resultados levam o país à discussão sobre os caminhos da educação para suas crianças e jovens. 
O Pisa possui reputação bastante razoável entre os especialistas em psicometria. De modo geral, os resultados do teste são estáveis e bastante relacionados com os resultados dos testes nacionais respectivos, o que confere ao Pisa um status razoável como instrumento de medida.
No período de 2000 a 2015, a média do Pisa, em Matemática, permaneceu relativamente estável, em torno de 490 pontos. A média do Brasil subiu de maneira expressiva – de menos de 340 para quase 380 pontos em 2013. Esse ganho, claro, ainda deixa o Brasil numa posição muito desconfortável: a média de quase 380 pontos situa-se 110 pontos abaixo da média de 490 pontos dos demais países da OCDE, uma diferença de conhecimentos superior a quatro séries escolares. Ou seja: por essa medida, um aluno brasileiro de 15 anos teria escolaridade comparável a um aluno de pouco mais de 10 anos num país da OCDE.
Antes de prosseguirmos para nossa atividade, leia a matéria completa em: <https://veja.abril.com.br/blog/educacao-em-evidencia/os-resultados-dos-nossos-melhores-alunos-no-pisa-deixam-a-desejar/>.
<https:Agora que já vimos o material citado, vamos discutir as questões a seguir:
Observando os resultados obtidos por nossos estudantes em avaliações como o Pisa, suponhamos que você faz parte de um projeto científico para uma pesquisa que tenha como tema a necessidade de melhoria desses resultados. Assim, considerando o tema, discuta: 
•Quais as técnicas de estudo adequadas à pesquisa?
•Escolha três técnicas e descreva-as brevemente aos seus colegas, detalhando suas características;
•Qual das técnicas você destacaria como mais adequada para estudar o problema da melhoria de resultados dos estudantes em avaliações como o Pisa? Justifique. 
Não deixe de comentar as postagens dos seus colegas. Argumente, interaja!
Sua opinião é muito importante!
Bons estudos!

Continue navegando