Buscar

Direito do Mar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Curso de Direito
DIREITO INTERNACIONAL
	
Trabalho Discente Efetivo
Ref. aula do dia 17 de abril de 2020
Tema: domínio internacional – Direito do Mar.
Atividade: exercício de Direito Internacional aplicado através de estruturação de texto.
Objetivo: oportunizar ao acadêmico de direito o desenvolvimento de estudo mais preciso sobre conceitos básicos do Direito do Mar.
Conteúdo da disciplina: domínio internacional – conceitos básicos sobre Direito do Mar.
Atividades: Leia o texto abaixo:
Navios australianos desafiados por Marinha chinesa
Primeiro-Ministro australiano diz que o país tem "direito à liberdade de navegação" em todos os oceanos do mundo
Três navios de guerra australianos - o HMAS Anzac, o HMAS Toowoomba e o HMAS Success - foram "desafiados" pela Marinha chinesa quando navegavam no Mar do Sul da China. As comunicações foram "educadas" mas tensas, de acordo com um oficial em declarações à ABC. Malcolm Turnbull, Primeiro-Ministro da Austrália, não quis revelar pormenores sobre o incidente, mas recordou que o país tem "direito à liberdade de navegação" nos oceanos.
"Tudo o que posso dizer é que a Austrália afirma e pratica o seu direito de liberdade de navegação em todos os oceanos do mundo, incluindo, é claro, o Mar do Sul da China", disse Turnbull, que recordou que este é um "direito internacional".
Segundo o Guardian, o departamento de Defesa australiano confirmou que os três navios viajaram recentemente pelo Mar do Sul da China, mas também não avançou qualquer detalhe sobre o tipo de comunicações que os navios australianos mantiveram com a Marinha chinesa.
O departamento recordou ainda que as Forças Armadas australianas têm realizado "exercícios militares bilaterais e multilaterais, visitas a portos, operações de vigilância marítima e trânsito de navios" em vários países em torno do Mar do Sul da China e que "as embarcações e aeronaves australianas continuarão" a exercer o direito internacional de liberdade de navegação, inclusive no Mar do Sul da China."
A construção de ilhas e instalações militares chinesas no Mar do Sul da China tem causado a preocupação de que Pequim esteja a tentar restringir a livre circulação de navios para assim aumentar o seu alcance estratégico.
Os navios da Marinha australiana Anzac, Toowoomba e Success estão numa missão de três meses no sudeste da Ásia, que envolverá exercícios com vários países da região, de acordo com um comunicado do Departamento de Defesa.
(Disponível em: https://www.dn.pt/mundo/interior/navios-australianos-desafiados-por-marinha-chinesa-9273786.html. Acesso em 22 abr. 2018)
Analisando o caso narrado acima, a partir do estudo do roteiro do conteúdo (ver material postado no AULA) e consulta nas obras básicas apontadas na bibliografia do plano de aprendizagem, responda as seguintes questões: 
1. Qual a definição de mar territorial?
Mar territorial é uma faixa de águas costeiras que alcança 12 milhas náuticas (22 quilômetros) a partir do litoral de um Estado, que é considerado parte do território soberano daquele Estado (excetuados os acordos com Estados vizinhos cujas costas distem menos de 24 milhas náuticas (44 quilômetros).
2. Em que consiste a passagem inocente de navio? Os navios australianos enquadram-se nesse conceito?
 	A passagem inocente de navio é aquela considerada contínua e rápida por águas internacionais. Os navios australianos não se enquadram nesse conceito. 
3. Como se estende a soberania dos Estados costeiros sobre a zona contínua e a zona econômica exclusiva?
Na zona contínua é permitido que o Estado costeiro mantenha sob seu controle uma área de até doze milhas náuticas, adicionalmente às doze milhas do mar territorial, para o propósito de evitar ou reprimir as infrações às suas leis e regulamentos aduaneiros, fiscais, de imigração, sanitários ou de outra natureza no seu território ou mar territorial. Já na zona econômica exclusiva os estados costeiros possuem soberania para fins de pesquisa e exploração, conservação e administração dos recursos naturais, tanto vivos, como não vivos, nas águas suprajacentes ao leito, no leito e no subsolo do mar, e para o desenvolvimento de outras atividades ligadas à pesquisa prospectiva (aproveitamento) e exploração econômica da Zona, como a produção de energia derivada da água, das correntes marítima A sua jurisdição, respeitado o disposto na Convenção, em relação ao 1) estabelecimento e utilização de ilhas artificiais, instalações e estruturas; 2) investigação científica marinha; 3) proteção e preservação do meio marítimo; e c) outros direitos e deveres previstos na Convenção.
4. Em que ambiente do mar pode ser exercida a liberdade de navegação?
A liberdade de navegação pode ser exercida para fins de trânsito contínuo e rápido pelo estreito entre uma parte do alto mar ou de uma zona econômica exclusiva e uma outra parte do alto mar ou uma zona econômica exclusiva. 
Prazo: postagem até 24 de abril de 2020.
ULBRA – Curso de Direito – Direito Internacional 
Missão: Ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora.
Visão: Consolidar-se, até 2022, como instituição de excelência acadêmica e administrativa.

Continue navegando