Buscar

RESUMO 07 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Internacional
Sistema é uma união de algum modo regular que se dá por meio do agrupamento de unidades, objetos ou partes. Os sistemas reagem de modo constante e têm fronteiras separadas um do outro, sendo que pode haver permuta de fronteiras (MINGST, 2009).
O sistema internacional atual compõe-se da sucessão de macroestruturas (eurocentrismo, período entreguerras, Guerra Fria, descolonização, multipolarismo e a détente entre superpotências) marcadas por dois conflitos generalizados, por revoluções e flutuações econômicas repletas de drama e por hostilidades em maior ou menor escala.
A escola liberal não vê o sistema internacional como centro de estudo, no entanto, conceitua três pontos diferentes desse sistema: 
• primeiro conceito: o sistema internacional não é uma estrutura, mas um processo que determina diversas frentes de interação entre diferentes partes e vários protagonistas que interagem. Além dos Estados, também estão entre os protagonistas as organizações governamentais internacionais (OIGs) (como as Nações Unidas), as organizações não governamentais (como a Human Rights Watch), as corporações multinacionais e os protagonistas subestatais (parlamentos e burocracias); 
• segundo conceito: está relacionado à tradição inglesa de sociedade internacional. Os eruditos Hedley Bull e Adam Watson, dois dos principais mentores dessa tradição, afirmavam que o sistema internacional era compreendido por comunidades políticas independentes, enquanto uma sociedade internacional, composta por vários protagonistas, se define pela comunicação, pelos interesses e pelas regras comuns. Os liberais enxergam o sistema internacional como um processo para interações positivas; 
• terceiro conceito: é o do institucionalismo neoliberal, que visualiza o sistema internacional como anárquico. Aqui, o Estado se comporta de acordo com seu próprio interesse. A interação entre protagonistas é algo positivo para os liberais, pois instituições fundadas por interesses próprios modelam o comportamento dos Estados de acordo
De acordo com Mingst (2009), as mudanças no sistema internacional já são reconhecidas pelos realistas. Ao final do século XIX, o então equilíbrio multipolar de poder se enfraqueceu e deu lugar a um sistema de alianças com as Tríplice Aliança e Tríplice Entente, exemplo a partir do qual os realistas atribuem a mudança no sistema por consequência da mudança de protagonistas.
Vale ressaltar que, no contexto macroestrutural do pós-guerra, não mais bastava descrever a rivalidade política sob um olhar, se fazia necessário estudar outra maneira de entender o sistema internacional. Esse modo é chamado de pirâmide mundial, uma estrutura mutante mais liberal no âmbito das negociações e no entendimento entre Estados com diferentes formas de organização social e política (SARDENBERG, 1982).

Outros materiais