Buscar

Estudo dirigido sistema respiratorio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Uberlândia
Estudo Dirigido sobre o Sistema Respiratório
1. Descreva a divisão estrutural (Sistema respiratório superior e inferior) e divisão funcional e cite os órgãos constituintes de cada divisão.
O sistema respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. E a parte inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Funcionalmente é dividido em porção condutora e porção respiratória.
2. Faça uma descrição da cavidade nasal (como limites, estrutura, divisão anatômica e funções).
A cavidade nasal é dividida funcionalmente em: vestíbulo – interno a narina, possui pelos (vibrissas) e glândulas; região respiratória – é a maior parte, revestida por mucosa; região olfatória – concha nasal superior, 1/3 superior do septo nasal, inervada por fibras do nervo olfatório; narinas – coanas; teto – esqueleto cartilaginoso do nariz, ossos nasais, osso frontal, lâmina crivosa do osso etmoide e corpo do esfenoide; assoalho - formado pelo maxilar superior, e, atrás, pelo osso palatino.; paredes laterais – conchas nasais (3) e meatos nasais (3); parede medial – septo nasal;
3. Fale sobre a comunicação da cavidade nasal e cavidade timpânica.
A porção superior da faringe, nasofaringe, tem as seguintes comunicações: duas com as coanas, dois ósteos faríngeos das tubas auditivas e com a orofaringe. A tuba auditiva se comunica com a faringe através do ósteo faríngeo da tuba auditiva, que por sua vez conecta a parte nasal da faringe com a cavidade média timpânica do ouvido.
4. Conceitue seios paranasais e cite as suas funções. Quais ossos que possuem esses seios?
Os seios paranasais são espaços aeríferos que tem como função aquecer, deixar a cabeça mais leve e participa da câmera de ressonância. Os ossos que possuem esses seios são: frontal, etmoide, maxilar (o maior) e o esfenoide.
5. Onde abrem os seios paranasais?
O seio esfenoidal se abre acima da concha nasal superior num espaço chamado recesso esfenoetmoidal, o seio etmoidal posteriores abre no meato superior e os seios frontais, etmoidais anteriores e maxilar se abrem no meato médio.
6. Descreva os componentes do septo nasal.
Lâmina perpendicular do osso etmóide; o vômer; e a cartilagem do septo nasal. A lâmina perpendicular, que forma a parte superior do septo, é muito fina e desce a partir da lâmina crivosa do osso etmóide.
7. O que são conchas e meatos nasais? Quais suas funções?
As conchas nasais são estruturas ósseas localizadas nas paredes laterais da cavidade nasal que provocam essa proeminência formando as conchas, já os meatos nasais são estreitas passagens entre essas conchas. As conchas são divididas em superior, média e inferior, assim como os meatos, e estas tem a função de condução do ar propriamente dito, mas também de secreções existentes no crânio, como muco e lágrimas em excesso.
8. Explique as diferenças estruturais e funcionais entre as três regiões da faringe.
A nasofaringe está localizada da base do crânio ao palato mole, possui comunicações com as coanas e com a orofaringe, tem como função servir de passagem de ar e também de alimento; a orofaringe está do palato mole à borda superior da epiglote, faz comunicações com a boca e com a tonsila palatina e lingual, é uma via respiratória e também uma via digestória; a laringofaringe está da epiglote à cricóide, se comunica com o esôfago, laringe e através do recesso piriforme se torna uma via respiratória e digestória. 
9. Descreva a laringe destacando as principais cartilagens que formam o seu arcabouço. Quais são as funções da laringe?
A laringe é composta por 9 cartilagens, sendo 3 ímpares (cartilagem tireóidea, epiglótica e cricóidea) e 3 pares (aritenoidea, cuneiforme e corniculada). A laringe tem como função atuar como passagem de ar durante a respiração, produzir som e impedir com que alimentos e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traqueia).
10. Descreva a cavidade da laringe e fale sobre as pregas vocais e vestibulares.
 A cavidade da laringe é chamada de cavidade infraglótica, importante na identificação de tumores. A prega vestibular (superior) é importante na proteção, ela se fecha durante a deglutição impedindo o retorno do ar, é importante também na manobra de valsava. A prega vocal (inferior) está localizada abaixo das pregas vestibulares e controlam a passagem de ar pela rima glótica (espaço entre as pregas) e produz som pela vibração.
11. Conceitue a traqueia.
A traquéia é um órgão condutor de ar, se estende da laringe, vai da sétima vertebra superior à quinta vertebra torácica, onde se divide em brônquios. Possui 12cm, variando o numero de anéis traqueais (16 a 20), são anéis em forma de “c” que ficam fechados posteriormente pela membrana traqueal. Interiormente possui uma mucosa ciliada que ajuda na limpeza e remoção de impurezas. Possui um tecido cartilaginoso que garante o afastamento das paredes para que o ar possa passar sem resistência, evita o colapso e garante mobilidade e flexibilidade aos movimentos cervicais.
12. O que é a Carina da Traquéia? Qual a sua função? 
Carina da traqueia é a ponte de bifurcação da traqueia no nível do ângulo. Serve para acentuara separação dos 2 brônquios. Possui terminações nervosas que são sensíveis, ao aspirar uma molécula e ela toca essa mucosa, desencadeia o reflexo da tosse para tentar expelir essa partícula da via respiratória.
13. Fale da constituição dos brônquios e bronquíolos. 
Os brônquios são formados por placas cartilaginosas irregulares que dão origem aos bronquíolos. Ao entrar no pulmão o brônquio principal subdividem-se nos brônquios lobares. E os brônquios lobares subdividem-se em brônquios segmentares, cada um destes distribuindo-se a um segmento pulmonar. Os bronquíolos não possuem cartilagem e ao se ramificar dão origem aos ductos alveolares que terminam em alvéolos.
14. O que é uma árvore bronquial? Por que os alvéolos pulmonares são
considerados as unidades funcionais do sistema respiratório? 
A árvore bronquial é formada pelos brônquios, bronquíolos, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos, e é responsável por levar o ar aspirado pelas fossas nasais até o pulmão. Os alvéolos pulmonares são considerados as unidades funcionais do sistema respiratório porque são neles que ocorre a troca gasosa (hematose pulmonar) entre o meio ambiente e o organismo, graças a uma membrana muito fina, a membrana alvéolo-capilar, que separa o ar do sangue.
15. Diferencie o brônquio principal direito e brônquio principal esquerdo.
O brônquio principal se divide em direito e esquerdo, o direito é mais curto, mais vertical e possui um diâmetro maior e o esquerdo é mais longo, mais oblíquo e possui um diâmetro menor.
16. Descreva a localização dos pulmões, a morfologia, as diferenças anatômicas entre os pulmões direito e esquerdo e a suas funções. 
Os pulmões ocupam a cavidade pleural dentro do tórax. São estruturas cônicas, possuem ápice e base, são separadas pelo mediastino, são macios e esponjosos. O pulmão direito é maior e mais pesado, possui seu eixo longitudinal mais curto por causa do fígado e seu eixo transversal mais largo. O pulmão direito tem 3 lobos e o esquerdo 2, são separados por fissura. A fissura oblíqua no esquerdo separa o lobo inferior e superior e no direito separa o lobo inferior e médio, a fissura horizontal divide a parte superior do pulmão direito e a parte média. Possui face costal, diafragmática e mediastina. No pulmão esquerdo possui a incisura cardíaca e no final dela tem-se a lingula do pulmão. Os pulmões são essenciais na respiração, faz com que se tenha o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante, ocorrendo as trocas gasosas (hematose).
17. Defina o termo Pleura, cite as suas partes e explique suas funções. 
Pleura é uma membrana serosa que reveste a cavidade torácica e o pulmão. Possui a parte visceral que reveste a superfície externade cada pulmão e a parte parietal que reveste a parede da cavidade torácica. Entre as pleuras visceral e parietal tem a cavidade pleural, espaço preenchido pelo liquido pleural. Esse líquido reduz o atrito entre as túnicas, permitindo que elas deslizem facilmente uma sobre a outra, durante a respiração.
18. Cite os músculos acessórios da inspiração e expiração. 
Inspiração: diafragma, intercostais externos, esternocleidomastóideo, escalenos, peitoral menor e serrátil anterior.
Expiração: intercostais internos, reto e transverso abdominal, oblíquo interno e externo.

Outros materiais