Buscar

Formacao Social e Politica do Brasil AV 2

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513665) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16672905
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O processo político que resultou na Revolução de 1930 foi bastante conturbado. A Revolução de 1930 foi o desfecho de uma série de insatisfações. Sobre tal processo político, analise as sentenças a seguir:
I- A situação política do Brasil anterior à Revolução de 1930 era de polarização política entre forças das oligarquias cafeeiras de São Paulo e Minas Gerais.
II- O cenário político da República Velha era marcado por fraudes eleitorais, o que gerava insatisfação popular e de outras forças políticas que surgiam.
III- O ponto culminante do processo político desencadeado na década de 1920 foi o surgimento da Aliança Liberal, a candidatura de Getúlio Vargas e a tomada do poder por vias revolucionárias.
IV- O elemento catalisador do processo revolucionário de 1930 foi a queda das bolsas de valores nos EUA, o que refletiu fortemente na prática política brasileira.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Entre os anos de 1930-1940, o cenário político brasileiro e um governo que procurava amenizar os impactos da desagregação da economia agrícola se preocupava em atender às expectativas das massas populares. Este cenário era caracterizado por uma produção industrial insipiente, mas que deveria ser fortalecida e ampliada e, ao mesmo tempo, alinhar-se às orientações de um mercado internacional que tendia ao liberalismo econômico. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O desenvolvimento industrial centrou-se na região Nordeste, em especial no interior das cidade de São Paulo e Minas Gerais.
	 b)
	O desenvolvimento industrial centrou-se na Região Sudeste, em especial no interior das cidade de Pelotas, Rio Grande, Joinville e Blumenau, Curitiba e Maringá.
	 c)
	O desenvolvimento industrial centrou-se na Região Sudeste, em especial no interior das cidade dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
	 d)
	O desenvolvimento industrial centrou-se na Região Sul, em especial no interior das cidade de Pelotas, Rio Grande, Joinville e Blumenau, Curitiba e Maringá.
	3.
	Durante o governo de Juscelino o populismo chegou ao seu auge. O Plano de Metas, cujo lema era ?Cinquenta anos em cinco?, expressão máxima do nacional-desenvolvimentismo, resultou na criação de novas rodovias, na ampliação da fronteira agrícola em direção a estados como Goiás e Mato Grosso. Sobre o governo de Juscelino Kubitschek, analise as seguintes sentenças: 
I- Juscelino não abre mão do intervencionismo estatal e fecha a economia para investimentos estrangeiros.
II- Uma diferença marcante do modelo de desenvolvimento econômico adotado por Juscelino com relação ao conduzido por Vargas foi o investimento maciço na produção de bens duráveis.
III- Durante o governo de Juscelino ocorreu o surgimento de novas cidades, a exemplo da nova capital, Brasília (maior ícone do projeto de modernização do Brasil).
IV- O resultado mais imediato do tipo de política econômica adotado por Juscelino foi a elevação do índice de inflação e a contração de uma pesada dívida externa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	A política cultural que prevaleceu ao longo do governo de Getúlio Vargas (1882-1954) é motivo de debates entre muitos estudiosos da cultura. O ministro que esteve à frente das políticas culturais em seu governo foi Gustavo Capanema (1900-1985).  Foi o período político que se fundou inúmeras instituições que abarcaram inúmeras expressões, tais como arquitetura, música, patrimônio histórico, cinema, entre outras. Com relação ao perfil da política cultural do governo de Getúlio Vargas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A política cultural de Vargas é entendida como amplamente conservadora e centralizadora, isso se deve ao fato de ter sido forjada em meio a um regime democrático. 
(    ) Prevaleceu uma política cultural que salvaguardava momentos históricos, naturais e artísticos. 
(    ) Os exemplares considerados como patrimônio possuíam forte influência europeia, católica e havia sido patrocinado pelas elites escravistas.
(    ) O governo de Getúlio Vargas foi responsável por criar o SPHAN e funciona no Brasil até os dias de hoje.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	O governo de Getúlio Vargas é entendido como um governo de forte intervenção estatal nos mais diversos setores da economia, da política e da sociedade, o que ficou evidente nos escritos do próprio presidente: "na época em que os fins sociais são preponderantemente econômicos, em que se organiza de maneira científica a produção e o pragmatismo industrial é elevado a limites extremos, assinala-se a função do Estado, antes, e acima de tudo, como elemento coordenador desses múltiplos esforços, devendo sofrer, por isso, modificações decisivas" (VARGAS, 1938, p. 192). Com relação às diretrizes políticas do governo de Getúlio Vargas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tratou-se das diretrizes dos primeiros cinco anos do governo, quando foram criadas empresas públicas, como a CSN e a Petrobrás.
(    ) Tratou-se da justificativa à implementação de indústrias nos ramos de minas e energia, química pesada e motores. 
(    ) Tratou-se da justificativa à implantação da revolução comunista/socialista no Brasil.
(    ) Tratou-se da justificativa à criação de empresas estatais, assim como de economia mista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VARGAS, Getúlio. A nova política do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1938.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Entre os anos de 1946 e 1950, ocorreu o governo Dutra. Suas medidas políticas destoavam significativamente das que haviam sido implementadas ao longo dos mais de 15 anos anteriores, quando o país havia sido presidido por Getúlio Vargas, que havia sido de forte tom nacionalista e de políticas de nacionalização dos setores energéticos e produtivos. Com relação às principais medidas do governo Dutra, analise as sentenças a seguir:
I- Este governo desmantelou as políticas de desenvolvimento financiadas pelo governo anterior.
II- Favoreceu o avanço da iniciativa privada e a entrada do capital estrangeiro no país.
III- Foi responsável de manter o Brasil imparcial diante dos conflitos e negociações da Guerra Fria, que ocorria em nível internacional.
IV- Ocorreu a ampla participação de grupos americanos em meio às políticas e programas de governo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	7.
	Tendo em vista a governabilidade e o fortalecimento do aparato administrativo, Getúlio Vargas desenvolveu ações em três direções. Partindo dessa informação, analise as seguintes sentenças:    
I- Definiu um novo padrão de relações políticas entre o Governo Federal e os estados.
II- Ampliou a importância e o papel desempenhado pelo Exército.
III- Promoveu a criação de instituições com abrangência nacional, principalmente aquelas ligadas à economia.
IV- Desenvolveu políticas que facilitaram a entrada de capital estrangeiro no país.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV estácorreta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	A década de 1920 no Brasil foi um período bastante conturbado, na qual foram implementadas medidas políticas a fim de amenizar os impactos que eram oriundos do cenário internacional. O cenário internacional se encontrava abalado, com forte crise e recessão econômica do período entre guerras. Levando em consideração esse contexto e a dinâmica política, econômica e cultural na qual o Brasil se encontrava inserido, analise as sentenças a seguir: 
I- No cenário cultural, a década de 1920 foi marcada pela Semana de Arte Moderna, que consistia em um movimento artístico com várias propostas de olhar e pensar a produção artística brasileira.
II- O cenário político foi marcado pela fundação do Partido Comunista, responsável por liderar o movimento integralista.
III- No plano econômico, o Brasil sofreu com a crise de 1929 e seu principal produto de exportação, o café, foi desvalorizado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	Tendo as Forças Armadas ao seu lado e contando com o receio da elite econômica do país com relação aos desdobramentos de uma possível tomada do poder por parte das classes operárias, Getúlio, em nome da ?legalidade institucional?, decreta o Estado Novo. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante o Estado Novo surgiu nas Forças Armadas um grupo com fortes inclinações nacionalistas e partidário da modernização industrial, visando a impedir as tentativas de recomposição do monopólio do poder por parte das oligarquias rurais.
(    ) A partir dos anos 30, houve um impressionante crescimento da atividade industrial no país. Deve-se a este crescimento a total superação da dependência da economia brasileira com relação às atividades agroexportadoras.
(    ) A crise econômica de 1929 atingiu em cheio o café, carro-chefe do setor agrícola, e, nos anos 30, as exportações do produto caíram pela metade, se considerarmos os primeiros anos da década de 1920.
(    ) Embora o Exército tenha obtido grande projeção durante o Estado Novo, este segmento do espectro político constituía-se apenas como mais um dos grupos com os quais Vargas tinha que negociar. Entre os civis destacavam-se a burguesia industrial, o proletariado urbano e os grandes latifundiários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	O Governo Provisório de Vargas gerou muitas insatisfações nos estados da federação, principalmente em São Paulo, onde eclodiu a Revolução Constitucionalista. Sobre a Revolução Constitucionalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A principal reivindicação da Revolução Constitucionalista era a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
(    ) A principal reivindicação de São Paulo era a política separatista com relação ao restante do Brasil.
(    ) A Revolução Constitucionalista teve como um dos fatores importantes a nomeação de um interventor no Estado que não tinha a simpatia da população.
(    ) A Revolução Constitucionalista alcançou seus objetivos em partes, pois em 1934 foi promulgada uma nova Constituição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
Parte inferior do formulário

Continue navegando