Buscar

ATIVIDADE 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 04 – ATIVIDADES 06
	1a Questão
	
	
	
	Napoleão Bonaparte decretou o chamado Bloqueio Continental, que proibia os países do continente europeu de comercializarem com a :
		
	
	Espanha
	
	Holanda
	
	Itália
	
	França
	 
	Inglaterra
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	 Leia o texto a seguir:
 
A situação da educação na colônia começou a mudar com a vinda forçada de Dom João VI para o Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão que haviam invadido Portugal por esta época. Dom João sabia que sua estadia forçada em terras brasileiras não seria curta e, portanto, além de abrir os portos do Brasil às nações amigas, resolveu permitir a imprensa, facilitar a entrada de livros e fundar cerca de uma dezena de instituições de ensino técnico ou superior em nosso território, no Rio de Janeiro e na Bahia. Estas instituições visavam apenas a formação de profissionais de nível superior nas áreas de Engenharia, Medicina, Química e Agricultura. Dom João VI não fundou nenhuma escola de Direito no Brasil, não tomou iniciativa alguma quanto à organização do ensino primário nem do secundário, que continuaram existindo sob a forma das aulas régias instituídas pelo Marquês de Pombal. Tampouco fundou institutos de pesquisa ou de ensino de disciplinas de interesse, nem tentou organizar uma Universidade no Brasil, embora estas instituições fossem já comuns na Europa e mesmo nas demais colônias da América Espanhola.
 
(http://www.cristianismo.org.br/his-br01.htm - adaptado)
 
 
Marque a alternativa que melhor interpreta o texto acima:
 
 
 
		
	
	O Brasil, assim como as colônias espanholas foi um dos pioneiros a estabelecer o sistema de aulas régias após a transferência da família Real. A criação dessas aulas tinha como objetivo adaptar a educação aos moldes do sistema educacional europeu.
	
	D. João contribuiu sobretudo com o desenvolvimento da pesquisa, sobretudo nas áreas de engenharia, medicina, química e agricultura.
	
	O ensino primário e o ensino secundário foram prioridade após a abertura dos portos às nações amigas.
	
	D. João VI sancionou a primeira lei que garantia que a instrução primária seria gratuita a todos os cidadãos o que atenderia a carência de mão de obra deixada pelo período jesuítico.
	 
	Dom João quis resolver apenas um problema mais imediato:a falta de um certo número de engenheiros, médicos e agrônomos no Brasil, e não o problema da educação de forma geral do povo brasileiro.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Corte portuguesa chegou ao Brasil em 1808;Depois de instalada,, uma série de medidas foram tomadas. Marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: ( )A libertação dos escravos; ( )A criação da Biblioteca Nacional; ( ) A abertura dos portos às nações amigas; ( ) A assinatura do Tratado de Madrid; ( ) Criação do Banco do Brasil ; Marque a combinação correta nas opções abaixo:
		
	 
	F;V;V;F;V
	
	F;V;V;V;F
	
	F;V;V;F;F
	
	V;F;V;F;V
	
	F;F;V;V;F
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(UFF, 2004) Nas primeiras décadas do século XIX, ocorreu uma verdadeira "redescoberta" do Brasil, como identificou Mary Pratt, graças à ação de inúmeros viajantes europeus, bem como às Missões Artísticas e Científicas que percorreram o território, colhendo diversas informações sobre o que aqui existia. Foram registrados os diversos grupos humanos encontrados, legando-nos um retrato de diversos tipos sociais. Rica e fundamental foi a descrição que fizeram da Natureza, revelando ao mundo diferenciadas flora e fauna. Entretanto, até o início dos oitocentos, os estrangeiros foram proibidos de percorrer as terras brasileiras, e eram quase sempre vistos como espiões e agentes de outros países. O grande afluxo de artistas e cientistas estrangeiros ao Brasil está ligado:
		
	
	à pressão exercida pela Inglaterra, para que o governo de D. João permitisse a entrada de cientistas e artistas no Brasil.
	 
	à política joanina, no sentido de modernizar o Rio de Janeiro, inclusive com o projeto de criar uma escola de ciências, artes e ofícios.
	
	à reafirmação do pacto colonial, em função das proposições liberais da Revolução do Porto.
	
	à transferência da capital do Império Português de Salvador para o Rio de Janeiro, modificando o eixo econômico da Colônia.
	
	à política de vários países europeus, que buscavam ampliar o conhecimento geral sobre o mundo, na esteira do humanismo platônico.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Mesmo não havendo um grande sistema educacional no Brasil até o início do século XIX, a chegada da Corte em 1808 trouxe uma ruptura para a educação da colônia em relação à situação anterior pois:
		
	
	O fim do pacto colonial permitiu a chegada de diversos livros para as escolas infantis e de ensino fundamental inauguradas pelo Marquês de Pombal durante a sua administração.
	 
	D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudança, a Imprensa Régia.
	
	Com a abertura dos portos houve a chegada de muitos professores franceses para lecionar nas universidades indígenas.
	
	D. João VI inaugurou o colégio Pedro II, referência de ensino até hoje no país.
	
	D. João inaugurou a primeira universidade da América, seguindo os moldes do ensino europeu.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Família Real e a Corte Portuguesa trouxeram mais de 60 mil volumes nos navios que os transportaram de Portugal para o Brasil. O resultado disso foi a criação do (a):
		
	
	Academia Militar
	
	Imprensa Régia
	
	Escola Real de Ciências
	
	Banco do Brasil
	 
	Biblioteca Nacional
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	D. João VI promoveu diversas melhorias no ensino brasileiro com a chegada da Família Real em nosso país. Indique a ação que não corresponde a esta fase:
		
	
	Ensino de ofícios para os órfãos.
	
	Escola de Medicina.
	
	Jardim Botânico.
	 
	Alfabetização dos pobres.
	
	Construção da Biblioteca Real.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O ano de 2008 assinalou os duzentos anos da chegada da Família Real ao Brasil. Sobre o tema assinale a alternativa correta.
		
	
	Visando somente os interesses da população brasileira, D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico.
	
	Foi incentivada a manifestação pública de nossos problemas, seguindo as práticas liberais e laicas da monarquia portuguesa.
	 
	As motivações da vinda da Família Real para o Brasil estão relacionadas mais à realidade européia do período do que à idéia de desenvolvimento de um Brasil monárquico e posteriormente independente de Portugal.
	
	A política de terras foi imediatamente implementada e, em 1810, o Brasil realizava sua primeira reforma agrária.
	
	A monarquia que chegava ao Brasil representava, em realidade, boa parte dos ideais da Revolução Francesa e do liberalismo europeu daquele período.

Outros materiais