Buscar

Trabalho Estudo Dirigido Lutero

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE CULTURA RELIGIOSA ESTUDO DIRIGIDO – FILME LUTERO
	
Orientação: Após assistir o filme, deve realizar o presente estudo dirigido.
1. Em que situação Lutero resolve ser padre? Em meio a uma tempestade de raios e trovões que o deixam assustados, clama a Deus que o ajude naquele momento difícil, e assim iria dedicar a sua vida ao ministério religioso. Após acreditar que havia recebido um chamado de Deus, Martinho Lutero, se junta ao monastério e resolve ser padre.
2. O que aconteceu na sua primeira Missa? Em 1507, Lutero fez sua primeira missa, pois ainda era monge. Seu pai chega para ver a celebração da ceia, o filho ergue as mãos com um cálice de vinho, mas acaba derrubando e o pai fica decepcionado e vai embora. 
3. Relate o que Lutero viu em Roma. Ficou perplexo e decepcionado com a imoralidade e os atos pecaminosos dos clérigos e dos fiéis, como a prostituição, o desrespeito ao celibato, sobretudo a venda exacerbada e incorreta das indulgências e de supostas ou falsas relíquias sagradas, por exemplo, fragmentos da cruz de Cristo, restos do linho que cobriu seu corpo, ossos de santos etc.
4. Por que Lutero foi enviado a Wittemberg? Para cursar doutorado em teologia. Lutero poderia exercer seu papel como padre, tornando-se responsável por orientar fiéis em missas e lecionar teologia.
5. Como o povo da cidade o recebeu? Com desconfiança, pensavam que o padre está chegando ali para cobrar mais dinheiro do povo.
6. Que fato marcou o início de seu trabalho? A sua viagem a Roma
7. Qual o nome do papa que liderava a Igreja na época de Lutero? Papa Leão X
8. Qual foi a principal atitude do Príncipe Frederico Guilherme (relíquias)? O príncipe se recusa a entregar Lutero, e disse que somente iria entregá-lo para um julgamento justo, em seu país: a Alemanha.
9. Qual a data que Lutero divulgou as 95 teses? Em outubro de 1517
10. Qual era a principal acusação de Lutero contra a Igreja Católica? Lutero encontrou divergência entre a Palavra e a religião, como a indulgência.  Ele entendia o acesso ao Paraíso, era pela graça, sendo acessível assim para todos, independente de suas condições e posses.
11. Relate os acontecimentos da primeira Assembleia em Worms? foi uma assembleia com representantes políticos e religiosos, para discutirem principalmente o processo de Lutero, e ele foi convocado a negar suas teses, as revogando publicamente. Foi-lhe mostrado uma mesa com suas obras e, em seguida, perguntado se eram suas e se ele confirmava e acreditava no que diziam. Ele pediu um tempo para responder e deram-lhe o prazo de uma noite. 
No dia seguinte tornaram a fazer-lhe a mesma pergunta e ele disse que não poderia negar suas ideias, pois elas estavam baseadas na palavra de Deus e nas sagradas escrituras, por isso não podia negar a sua própria consciência, a menos que provassem, por meio das escrituras, que ele estava errado.
12. Qual foi a consequência deste encontro? Daí em diante Lutero seguiu um caminho oposto ao da igreja Romana.
13. Qual foi a providência tomada pelo Príncipe Frederico? como medida de segurança, o príncipe e seguidor de Lutero, o leva para um lugar afastado e ele é dado como morto.
14. O que Lutero fez durante o seu “exílio”? Lutero fez a tradução do novo testamento do latim para o alemão.
15. O que aconteceu na Alemanha durante sua ausência? Nesse meio tempo, amigos íntimos e seguidores, pensando em ajudar, planejaram uma revolução de modo agressivo, porém estavam completamente errados, o que faziam contrariava o que Lutero pregava. Alguns mais exaltados, deturpam os seus ensinamentos e, começam uma verdadeira guerra contra a igreja, matando, saqueando, em seu nome. Ao adquirir conhecimento do ocorrido foi obrigado a ir contra seus amigos.
16. Por que Lutero foi acusado de ser conivente na Guerra dos Camponeses? Porque rejeitou as exigências dos revoltosos e sustentou o direito dos líderes alemães de suprimir as revoltas
17. Por que a Igreja Católica não conseguiu dominar o movimento que Lutero liderou? Lutero, inicia as pregações baseando-se no novo testamento, pregando o amor de Deus, o perdão, e o sacrifício de Jesus Cristo na cruz em favor da humanidade. Seus sermões começaram a incomodar por falar abertamente contra as práticas nocivas da Igreja. 
18. Lutero escreveu muitos livros. Qual era a língua que ele utilizava? língua alemã moderna.
19. Com quem Lutero se casou? ex-freira “Katharina Von Bora”.
20. Por que do nome Luterano? Tem por base a teologia de Martinho Lutero.
________________________________________________________________________________________________________

Outros materiais