Buscar

Citoesqueleto: Estrutura e Funções

Prévia do material em texto

Citoesqueleto.
O citoesqueleto é uma rede complexa de fibras encontrada nas células eucariontes que as permite adotar diversos formatos e executar os mais variados movimentos.
· Funções do citoesqueleto
· Garante forma e sustentação mecânica da célula
· Promove movimento de organelas e vesículas citoplasmáticas
· Importante na contração muscular
· Possibilita movimentos amebóides 
É importante salientar que o citoesqueleto, por garantir a movimentação de vesículas e conseguir manipular a membrana plasmática, possibilita que processos como a endocitose e a exocitose ocorram.
· Elementos que compõem o citoesqueleto
· Microtúbulos
· Microfilamentos ou filamentos de actina
· Filamentos intermediários
· Microtúbulos: São fibras espessas formadas de tubulina, um tipo de proteína globular, e apresentam-se como filamentos longos e ocos. Os microtúbulos atuam, resistindo à compressão. Eles também ajudam na movimentação das células, uma vez que formam os cílios e flagelos, e na movimentação dos cromossomos no processo de divisão celular e das organelas.
· Microfilamentos: São fibras sólidas formadas por duas fitas intercruzadas de moléculas de actina, a qual também é uma proteína globular. Eles relacionam-se com a manutenção da forma da célula, contração muscular e mobilidade celular, o que garante movimento amebóide. Essas estruturas são encontradas por toda a célula, porém apresentam-se mais concentradas logo abaixo da membrana.
· Filamentos Intermediários: Possuem um tamanho intermediário, são maiores que os microfilamentos, mas menores que os microtúbulos. Eles apresentam-se como filamentos superenrolados em cabos. Esses filamentos não são encontrados em todos os tipos celulares, pois existem apenas em células de alguns animais. Eles também se relacionam com a manutenção da forma da célula e ancoragem de organelas.

Continue navegando