Buscar

AT IVID ADE CONTEXTU ALIZADA ( AOL - 6) Responsabilidade Socioambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA (AOL - 6) – RESP. SOCIOAMBIENTAL
Filipe José de Sousa
Engenharia Civil
O principal problema relacionado ao descarte indevido de pilhas e baterias é a possibilidade de reação ou interação de seus metais que fazem parte de sua composição e os perigos relacionados, tanto do ponto de vista ambiental quanto sanitário, como contaminação do solo, lençóis freáticos e, consequentemente seres vivos. E segundo Fantinel (2000) o lançamento desses materiais tóxicos em locais inadequados compromete a qualidade ambiental e da vida humana, pois pode causar doenças que variam de lesões cerebrais a disfunções renais e pulmonares passando por distúrbios visuais e anemia, dentre outros.
Assim, o desenvolvimento de atividades de coleta de pilhas e baterias por lojistas é necessário uma vez que isso já é garantido pela legislação: resolução CONAMA n° 257 de 30 de junho de 1999, estabelece a obrigatoriedade da coleta, transporte e armazenamento por fabricantes, importadores, rede autorizada de assistência técnica e comerciantes de pilhas e baterias, uma vez que há o descumprimento dessa medida, o empreendimento pode ser enquadrado na Lei de Crime Ambiental.
Além disso, o uso de atividade de responsabilidade socioambiental, por lojistas, estaria fazendo uso da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), e segundo DocuSing (2017) esta ferramenta é importante para aumentar a reputação da empresa junto aos clientes e à comunidade, além de ainda poder ajudar o negócio a rever processos internos, aumentando a produtividade e diminuindo seus custos.
Portanto, a práticas sustentáveis trazem benefícios econômicos, coorporativos, legais e, especialmente, ambientais, pois a adoção de melhores alternativas que minimizem impactos contribui para a saúde humana, além de gerar efeitos ambientais e sociais positivos.
Referências
· BRASIL. Resolução CONAMA nº 257, de 30 de junho de 1999. Dispõe sobre o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas e baterias usadas, no que tange à coleta, reutilização reciclagem, tratamento, ou disposição final. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 22 jun. 1999.
· BOCCHI, Nerilso; FERRACIN, Luiz Carlos; BIAGGIO, Sonia Regina. Pilhas e Baterias: funcionamento e impacto ambiental. Química Nova na Escola, [s. l.], n. 11, p. 3-9, 2000.
· FANTINEL, Danilo. Pilhas e baterias usadas devem ser devolvidas a fabricantes. Terra, [S. l.], 2000. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/especial/pilha.html. Acesso em: 1 out. 2019.
· NEGÓCIOS sustentáveis: entenda como fazer em qualquer empresa. In: DocuSing. [S. l.], 31 jul. 2017. Disponível em: https://www.docusign.com.br/blog/negocios-sustentaveis/. Acesso em: 1 out. 2019.

Continue navegando