Buscar

Metabolismo e Reações Químicas

Prévia do material em texto

1)O anabolismo refere-se ao processo que constrói moléculas complexas a partir de moléculas simples, consumindo energia para isso. Já o catabolismo é o conjunto de reações envolvidas na degradação ou quebra de moléculas complexas em moléculas menores. Esse processo geralmente fornece energia para o organismo.O metabolismo é constituído por dois conjuntos de reações denominados de anabolismo e catabolismo.
2)ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituída por adenosina, um nucleosídeo, associado a três radicais fosfato conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos.
3)A NAD e a FAD são coenzimas que transportam elétrons dos processos metabólicos aeróbicos anteriores a respiração oxidativa, que são o ciclo de krebs, glicólise, beta-oxidação, glicogenólise, desaminação, entre outros.
4)O fato de que de maneira geral, as reações químicas do metabolismo se mantém afastadas do equilíbrio químico tem sua raiz no fato de que sistemas vivos necessitam de processos que lhes forneçam a energia necessária para a manutenção de sua estrutura complexa em um estado funcionante. Desse modo, as reações metabólicas não podem alcançar um estado de equilíbrio, pois quando isso acontece torna-s e impossível a realização de trabalho ou geração de energia utilizável pelas mesmas, condição que não é compatível com o estado dinâmico característico dos seres vivos.
 5)O fluxo em uma via metabólica é controlado pela regulação da atividade das enzimas que catalisam as etapas limitantes da velocidade da via. Se um metabólito for convertido em outro metabólito por um processo exergônico, deverá haver um suprimento de energia livre para converter o segundo metabólito novamente no
primeiro. Esse processo, energeticamente considerado “ladeira acima”, requer
uma via diferente para, pelo menos, algumas etapas de reação. A existência de rotas de interconversão independentes, é uma propriedade importante das vias metabólicas, pois permite que cada um dos processos tenha um sistema de controle independente. Se o metabólito 2 for necessário para uma célula, será preciso desativar a via de 2 para 1 e ativar a via de 1 para 2. Tais controles independentes seriam impossíveis se não existissem vias diferentes.
6)o elétrons na reação de oxirredução é responsável, direta ou indiretamente, por todo trabalho realizado por organismos vivos. Em sistemas biológicos a oxirredução é sinônimo de de desidrogenação e muitas enzimas que catalisam reações de oxidação são desidrogenagens.
7)A) Os produtos finais gerados são:
Aminoácidos > NH3
Ácido Graxos> H2O
Glicose > CO2
B) As coenzimas que participam das reações são NAD e FAD 
C) São NAD , FAD e ATP 
D) As coenzimas NAD+ e FAD recebem H+ e elétrons produzidos na oxidação da glicose. O oxigênio é usado para oxidar o NADH.
E) Para transformar as coenzimas em sua forma reduzida para oxidada é necessário oxigênio, fosfato inorgânico e ADP 
8)Piruvato > acetil COA > CO2 > ácidos cetogenicos > acetil COA > oxaloacetato + acetil COA > citrato > cetoglutarato > sucinato + CO2.
9)Acetil CoA
10) sobrevive com a dieta da proteína , porque ela consegue sintetizar lipídeos e glicose, assim criando todas as outras macromoléculas a partir da proteína. 
11) A: sim
B: não
C: não
D: não
E: não
F: sim

Continue navegando