Buscar

DISCURSIVA TRIBUTÁRIO CONSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Brasil é considerado nos dias atuais como um dos países de maior carga tributária, que de maneira direta acaba onerando as empresas em altos valores de tributos. Porem muitas empresas acabam deixando de pagar estes tributos e uma fatia desta a sonegação de impostos. Vale ressaltar que esta sonegação é válida tato para a pessoa física como a jurídica. De acordo com o Sonegometro, a sonegação de impostos atinge a marca de 215 bilhões em 2018, valor este que se equivale a construção de mais de 6 milhões de casas populares.
Disponível em https://www.segs.com.br/mais/economia/118393-sonegacao-de-impostos-atinge-marca-de-215-bilhoes-em-2018.
 
O governo vem tomando medidas drásticas para pelo menos diminuir este valor de sonegação e uma delas é a implementação do Bloco K, controle este que o governo terá condições de verificar a movimentação do estoque da empresa. Este controle hoje já é praticado nas multinacionais e também em alguns atacadistas. Na constituição do Crédito Tributário, ocorre o chamado lançamento, que de acordo com o Código Tributário Nacional – CTN, é o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente bem como calcular o montante devido, identificando o sujeito passivo, propondo assim a aplicação da penalidade. É através do lançamento que o fisco constitui o credito tributário direcionando ao contribuinte de pagamento do tributo.
Considerando o contexto mencionado acima, elabore um texto dissertativo, contemplando os seguintes aspectos:
De acordo com o Código Tributário Nacional – CTN, na constituição do crédito tributário explique os três tipos de lançamento.
Resposta:
Primeiro, é importante lembrar que os empreendedores e pessoas físicas têm dificuldade em lidar com o complexo sistema tributário e fiscal do país. Em muitos casos, nem sabem que estão errando ou cometendo qualquer tipo de ilegalidade.
Mas falando sobre as formas de lançamentos tributários temos como espécies de lançamento o lançamento direto (ex officio), o lançamento por declaração e o lançamento por homologação.
 
Nos lançamentos por declaração e os lançamentos por homologação a participação do sujeito passivo se dá antes da Fazenda Pública, pois nestes, diferentemente do lançamento direto (ex officio) em que a Fazenda se baseia nas informações que a mesma detém. 
Nestas outras modalidades, o sujeito passivo terá que primeiramente declarar e ou informar e efetuar o cálculo e mesmo o pagamento que depois será analisado e ratificado ou não pela Fazenda Pública.
Portanto faz se necessário também o conhecimento do sujeito passivo na área tributária, ou ficará sempre a mercê de uma empresa qualificada para tomada de decisões mesmo que uma decisão simples, afinal vivemos em um pais com um sistema tributário muito complexo.

Outros materiais