Buscar

respostas de farmacologia

Prévia do material em texto

1 – Esse fato reflete um principio evolutivo de que os organismos se adaptam geneticamente ás mudanças no seu ambiente (mutação gênica).
2 – O paciente deve ser a prescrição tanto médica quanto odontológica, pois são pequenos fatores que influencia ao erro do tratamento.
3 – 
> Cefalospirina de 1º geração
> tetracilinas 
> macrolídeos 
4 – A B. lactamase pode ser encontrada extracelularmente em bactérias gram – positivas. São resistentes a amoxilina.
5 - A combinação de um agente β-lactâmico e um inibidor de β-lactamase tem mostrado ser uma boa opção de tratamento, já que o inibidor inativará a ação da enzima permitindo que as penicilinas, as quais são eficientes e bem toleradas continuem a tratar as mais variadas infecções. 
6 - É identico ao das penicilinas – interferindo na síntese do peptideoglicano bacteriano.
7 - A flora normal do nosso organismo possui funções específicas de proteção e controle tóxico. Ela protege o hospedeiro humano ocupando espaço e consumindo toxinas. 
 Se a flora normal for suprimida (ex. por farmacoterapia antimicrobiana), pode haver desenvolvimento de possíveis patógenos, pois a mesma interfere com a capacidade de possíveis agentes patógenos de estabelecer residência e se proliferar.
8 - São quelantes do Cálcio. Depositam-se nos ossos e dentes em desenvolvimento, causando manchas e, algumas vezes, deformidades dentárias ou ósseas. Por isso, não devem ser administrados em crianças. 
 	Além desse efeito, pode ter reações de hipersensibilidade, urticária e irritação gastrintestinal. 
9 – função antimetabólica: Interferem na síntese do ácido fólico nas bactérias, interrompendo o crescimento celular e levando a morte bacteriana 
10 – Ação anti microbiana > São drogas usadas para evitar ou tratar infecções causados por microorganismos patogênicos. 
Bacteriostáticos > são os fármacos que inibem o crescimento bacteriano (impedem a proliferação das bactérias
Bactericida > são os fármacos que levam a morte da bactéria. 
Flora microbiana normal > O corpo humano possue áreas estéreis e áreas colonizadas por microorganismos. As principais áreas colonizadas incluem a pele, as vias respiratórias superiores, sistema digestório e o cólon. 
 	Os microorganismos que habitam a flora normal, em equilíbrio, não são patogênicas. Podem vir a ser patogênicas em desequilíbrio ou se estiverem em locais diferentes do seu de origem. 
Resistência bacteriana > O desenvolvimento de agentes antimicrobianos eficazes tem sido acompanhado do aparecimento de microorganismos resistentes aos fármacos. Esse fato reflete um princípio evolutivo de que os organismos se adaptam geneticamente às mudanças no seu ambiente (mutação gênica).
11 – RESPOSTA CORRETA > C. podem ser classificadas em penicilinas, cefalosporinas, cefamicinas, carbapenens, monobactans e inibidores de β-lactamases. 
12 – resposta correta > B. São macromoléculas protéicas que se ligam às porinas celulares bacterianas, saturando-as e tornando a parede celular impermeável, impedindo a entrada do antibiótico. 
13 – RESPOSTA CORRETA > a. Para os macrolídeos, o principal mecanismo de defesa é a produção de betalactamases de espectro estendido (ESBL). 
14 – vvfvv 
15 – RESPOSTA CORRETA > C. resistência dos microrganismos. 
16 – RESPOSTA CORRETA > d. sulfonamidas, sendo análogo estrutural e antagonista competitivo do PABA (ácido para-aminobenzóico). 
17. RESPOTA CORRETA > C.

Continue navegando