Buscar

Aula 02-ÉTICA E SAÚDE (1º Exercício)

Prévia do material em texto

Aula 02-ÉTICA E SAÚDE (1º Exercício)
	O termo "Bioética", foi utilizado pela primeira vez em 1971, no livro "Bioética: Ponte para o Futuro", do biólogo e oncologista americano Van R. Potter. Elaborado como um neologismo construído a partir das palavras gregas bios (vida) + ethos (relativo à ética) é normalmente compreendido como um campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não-humanos. Seu principal objetivo é deslocar a discussão acerca dos novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico, de um viés mais tecnicista para:
		
	
	um caminho mais pautado pelo tecnicismo, continuando com a fusão entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	um caminho mais econômico.
	 
	um caminho mais pautado pelo humanismo, superando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	um caminho mais político;
	 
	um caminho menos pautado pelo humanismo, estacionando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
Explicação:
A bioética leva a um camnho mais pautado para o Humanismo. Ela surgiu para regular principalmente fatores pesquisados em humanos e animais não humanos, nos experimentos de laboratório. Antes dela as questões ética eram geralmente descuidadas,
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Não se poderia admitir que aspectos como os provocados pelas controvertidas questões do aborto e da eutanásia, ou as discussões cada dia mais prementes acerca da biossegurança, da biotecnologia e muitos outros associados, fossem discutidos sob o prisma de antigas abordagens (muitas vezes preconceituosas ou simplesmente dogmáticas) e sem uma análise transdisciplinar mais ampla. Por isso podemos afirmar que:
		
	
	- a Bioética engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, não usando recursos através do biodireito e aspectos teóricos e filosóficos, como o biopoder.
	
	- A bioética se apresenta como ética industrial decorrente da disseminação de valores capitalistas e da incessante busca por menos desenvolvimento tecnológico.
 
	 
	- Todas as afirmativas estão INCORRETAS
	 
	- a Bioética engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, através do biodireito e aspectos teóricos e filosóficos, como o biopoder.
	
	- a Bioética não engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, através do biodireito e aspectos teóricos e filosóficos, como o biopoder.
	
Explicação:
Aula 2 slide 5
Não se poderia admitir que aspectos como os provocados pelas controvertidas questões do aborto e da eutanásia, ou as discussões cada dia mais prementes acerca da biossegurança, da biotecnologia e muitos outros associados, fossem discutidos sob o prisma de antigas abordagens (muitas vezes preconceituosas ou simplesmente dogmáticas) e sem uma análise transdisciplinar mais ampla. Por isso podemos afirmar que:
- a Bioética engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, através do biodireito e aspectos teóricos e filosóficos, como o biopoder.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Bioética é uma disciplina que surge para tratar conflitos oriundos:
		
	 
	da interação humana e práticas médicas;
	
	entre os doentes e suas famílias.
	
	da necessidade de prover bons salários para os profissonais de saúde;
	
	de dúvidas sobre os diagnósticos;
	
	da interação entre os profissionais de saúde;
	
Explicação:
A bioética surge da necessidade de melhorar a interação dos profissionais de saúde com os doentes, no que tange às práticas médicas.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em Bioética, os procedimentos voltados para a descrição e análise dos conflitos produzidos pela interação entre o ser humano e as práticas científicas são  categorizados como:
		
	 
	Normativos.
	
	Humanos.
	 
	Descritivos
	
	Morais.
	
	Protetores.
	
Explicação:
A Bioética atua de modo a solucionar questões práticas decorrentes de intervenções médicas e científicas sobre o ser humano. Esta atuação se divide em três tipos distintos de procedimentos: Normativos, Descritivos e Protetores. O Descritivo é voltado para a descrição e análise dos conflitos produzidos pela interação entre o ser humano e as práticas científicas.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O objetivo primordial da Bioética é discutir as questões relativas à vida e a saúde, principalmente as que surgiram a partir de inovações tecnológicas posteriores aos debates éticos tradicionais, sob um enfoque humanista. Isso implica em:
		
	
	Determinação de regras para que pesquisas com seres humanos possam ser cruéis e degradantes.
	
	Empreender para que o avanço da medicina possa se dar mediante a desvalorização da vida humana.
	
	Priorização das inovações tecnológicas em detrimento da vida humana.
	 
	Valorização da vida humana diante dos avanços da ciência.
	
	Colocar em primeiro lugar a ciência e as inovações tecnológicas sem importar as consequências para a vida humana.
	
Explicação:
O objetivo primordial da Bioética é discutir as questões relativas à vida e a saúde, principalmente as que surgiram a partir de inovações tecnológicas posteriores aos debates éticos tradicionais, sob um enfoque humanista e assim, evitar que estes debates se restrinjam a aspectos puramente tecnicistas, esquecendo-se de que tratamos de aspectos delicados e extremamente complexos. A valorização da vida humana, diante dos avanços da ciência é, assim, preconizada como fundamento maior da Bioética.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A ovelha Dolly, foi o primeiro clone de um animal feito pelo homem. Na época este assunto gerou polêmicas em torno se era ético ou não clonar animais, pois futramente poderiam ser clonados seres humanos. Para solucionar questões éticas práticas, decorrentes de conflitos e controvérsias da interação humana e de suas práticas médicas ou científicas, a bioética se fundamenta em uma tríplice atuação: (1) descritiva, voltada para a descrição e análise destes conflitos; (2) normativa, com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos; e (3) protetora, no sentido de amparar, na medida do possível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necessário:
		
	 
	os mais ricos
	 
	os mais fracos
	
	os mais econômicos
	
	os mais poderosos
	
	os mais fortes
	
Explicação:
A bioética fala sempre em defesa de humanos, priorizando, sempre, os percebidos em condições mais frágeis.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	M., 30 anos, apresenta, no momento, câncer de ovário. Sua família a apóia para a quimioterapia, apesar de todos os efeitos colaterais causados pela intervenção quimioterápica, como enjôos, queda de cabelo e fraqueza. O princípio da bioética que correlaciona-se com o caso proposto denomina-se:
		
	 
	Princípio da consciência de doença
	
	Princípio do fenômeno trivial
	 
	Princípio do duplo efeito
	
	Princípio da decisão médica
	
	Princípio da tripla decisão
	
Explicação:
A quimioterapia, apesar de necessária, na doença em questão traz efeitos indesejáveis - o que se encaixa no princípio de duplo efeito. No entanto, ela não pode deixar de ser feito
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A ética da responsabilidade e a bioética conduzem a responsabilidade para com as questões do cotidiano e das relações humanas em todas as dimensões desde que tenhamos uma postura consciente na arte de cuidar do outro como se fosse a si mesmo. Portanto, as discussões e reflexões da Bioética não se limitam aos grandes dilemas éticos atuais, podemos relatar estes grandes dilemas como:
Marque a afirmativa correta.
		
	
	- os campos da experimentação com animais e com seres humanos,
	
	- a eutanásia ou os transgênicos.
	
	- os direitos e deveres dos profissionais da saúde e dos clientes, as práticas psiquiátricas, pediátricas e com indivíduos inconscientes.
 
	 
	- oprojeto genoma humano, o aborto,
	 
	- Todas as afirmativas estão corretas.
	
Explicação:
As discussões e reflexões da Bioética não se limitam aos grandes dilemas éticos atuais como o projeto genoma humanos, o aborto, a eutanásia ou os transgênicos, incluem também os campos da experimentação com animais e com seres humanos, os direitos e deveres dos profissionais da saúde e dos clientes, as práticas psiquiátricas, pediátricas e com indivíduos inconscientes e, inclusive, as intervenções humanas sobre o ambiente que influem no equilíbrio das espécies vivas, além de outros. A Bioética não está restrita às Ciências da Saúde. Ela desde que surgiu abrange todas as áreas do conhecimento. A sua atuação tem a ver com a vida. Tem enfoque interdisciplinar ou, talvez até, transdisciplinar.

Continue navegando