Buscar

Direito Constitucional II - Casos Concretos

Prévia do material em texto

Constitucional II – CASOS CONCRETOS
AULA 1
As diferenças - e semelhanças entre o separatismo do sul do Brasil e o da Catalunha. Enquanto o governo espanhol tenta suprimir a insurgência da Catalunha, no Brasil um grupo de separatistas se mobiliza para fazer um plebiscito pela "independência do sul" nas eleições de 2018. O que esses grupos em contextos tão distintos podem ter em comum?
(...) A "independência" da Catalunha havia sido aprovada em um controverso plebiscito em 1º de outubro não reconhecido pelo governo espanhol. Pouco mais de 2 milhões de pessoas (43% do eleitorado) votaram. De acordo com cálculo do próprio movimento, 90% dos votantes foram a favor da independência. A região tem 7,3 milhões de habitantes. (...) No fim de semana seguinte, a cerca de 8 mil km de distância dali, uma outra votação foi convocada para saber a opinião da população sobre separar outra região, desta vez no Brasil. A organização "O Sul é Meu País" realizou uma consulta informal nos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná sobre a possibilidade de se separar do resto do Brasil, o chamado Plebisul. (...) Na consulta, os participantes deveriam responder à pergunta "Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?". Para realizar o processo, foram espalhadas urnas em locais públicos em cerca de 900 cidades dos três Estados com um custo de R$ 25 mil, segundo o próprio grupo. A expectativa era a participação de ao menos 1 milhão de pessoas. Em 2016, 616 mil eleitores participaram do mesmo plebiscito. No dia 7 de outubro, porém, 340 mil pessoas responderam à pergunta e 95,74% disseram ser favoráveis à separação. Isso corresponde a menos de 2% do número de eleitores nos três Estados, que é de 21 milhões, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.
Considerando o exposto acima, pergunta-se: é considerado compatível com o texto constitucional vigente a possibilidade de retirada dos estados do Sul do Brasil de nossa federação através de plebiscito?
AULA 2
ALERJ APROVA LEI QUE OBRIGA MOTOS A TEREM ANTENAS CONTRA LINHA COM CEROL
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (03), em segunda discussão, um projeto que obriga a instalação de antenas fixas que cortam as linhas de pipa com cerol nas motocicletas emplacadas no Estado. (...) A proposta, de autoria do deputado Bebeto (SDD), coloca o equipamento como requisito para que o veículo seja aprovado na vistoria anual do Detran-RJ. No texto da lei aprovada nesta quinta pelos deputados, a antena não poderá ser retrátil. Segundo Bebeto, o principal objetivo é evitar acidentes envolvendo motoqueiros e linhas de pipa com cerol.
Considerando o exposto acima, pergunta-se: podemos considerar que a lei estadual mencionada anteriormente está compatível as regras inerentes a repartição de competências legislativas previstas na Constituição Federal? Por quê?
AULA 3
NOVA LEI OBRIGA BANCOS A INSTALAREM DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA EM AGÊNCIAS DE MONTE SIÃO, MG
Projeto quer inibir a ação de quadrilhas especializadas na explosão de caixas eletrônicos. (...) A lei obriga as agências a colocarem portas metálicas e dispositivos de fumaça. A proposta foi feita pelo presidente da câmara, Benedito Dorta. "Caso haja um arrombamento e entrando na agência, tanto no setor de caixas eletrônicos quanto na agência, o nebulizador é automaticamente acionado, soltando toda a fumaça no interior da agência. Aí as portas dificultam a entrada", explica ele. Não houve roubo a bancos neste ano no município, mas aconteceu em cidades vizinhas. No começo do ano, em Bueno Brandão (MG), três agências bancárias foram vítimas de roubo no mesmo dia. Bandidos explodiram a entrada dos bancos e também usaram explosivos para abrir os cofres.
Considerando o exposto acima, pergunta-se: A lei municipal que estabelece a obrigatoriedade de instalação de equipamentos de segurança em bancos localizados na cidade pode ser considerada constitucional?
AULA 4
PROCURADOR-GERAL DO MPPA PEDE INTERVENÇÃO ESTADUAL EM TUCURUÍ, NO SUDESTE DO PARÁ
O Ministério Público do Pará (MPPA) pediu ao Governo do Estado que realize uma intervenção administrativa no município de Tucuruí, no sudeste do Estado. O atual prefeito de Tucuruí, Artur de Jesus Brito, é investigado por irregularidades na prestação de contas da prefeitura entre 2016 e 2018. O pedido está baseado no fato de que o prefeito da cidade não prestou contas corretamente de 2016 a 2018.
Considerando o que aprendemos na aula de hoje sobre o instituto jurídico da intervenção, responda de forma fundamentada: 
A) No que consiste a intervenção estadual? 
B) O Procurador-Geral possui legitimidade para solicitar a decretação da intervenção estadual?
AULA 5
ALEXANDRE DE MORAES É OFICIALMENTE INDICADO POR TEMER PARA O SUPREMO
Alexandre de Moraesfoi indicado nesta segunda-feira (6/2) pelo presidente Michel Temer para o Supremo Tribunal Federal.(...) Ele agora será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que aprovará ou não seu nome. Depois, o Plenário do Senado votará a indicação. O nome dele não deve encontrar resistência no Senado, que nunca rejeitou nenhuma indicação ao Supremo.
Responda de forma fundamentada: O processo de indicação dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo Chefe do Executivo da União é compatível com a Teoria da Separação de Poderes?
AULA 6
Os vereadores do município de São Jose da Chipoquinha, cidade do interior do país com 8 mil habitantes, decidem aprovar lei municipal alterando o número de vereadores deste munícipio para o total de 15 parlamentares. Alegam que para a cidade crescer é preciso uma Câmara de Vereadores forte e atuante e com o aumento do número de parlamentares municipais isso seria possível. A Lei Municipal nº 30/2018 é aprovada e sancionada pelo Prefeito da Cidade.
Pergunta-se: é compatível com a Constituição Federal a alteração do número de vereadores através desta lei municipal?
AULA 7
CASO CONCRETO Nº 1:
Por requerimento de 28 senadores o Senado Federal instalou Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de apurar denúncias de desvio de verba pública na construção de hospitais federais.
Em sua primeira reunião, a CPI deliberou, de modo fundamentado,
I. pela quebra do sigilo bancário de Pedro e Getúlio. 
II. pela interceptação telefônica das conversas de Marina e Diego. 
III. colher o depoimento de servidores públicos vinculados ao Poder Executivo para prestarem esclarecimentos sobre os fatos. 
IV. pela busca e apreensão dos pendrives existentes na residência de Joana.
Considerando o acima disposto responda: 
A) A CPI foi criada respeitando os preceitos constitucionais? 
B) Quais das medidas elencadas estão coadunadas com o ordenamento jurídico pátrio?
CASO CONCRETO Nº 2:
Uma reportagem publicada em um jornal televisivo de alcance nacional denunciou um grave esquema de fraude em licitações para a construção da nova Câmara Legislativa do município ZZZ. Por iniciativa de seus integrantes, foi instaurada Comissão Parlamentar de Inquérito que determinou, dentre outras medidas, a quebra de sigilo bancário de dois assessores parlamentares para investigar essas denúncias.
De acordo com o entendimento atualmente majoritário em nossa jurisprudência, e segundo o disposto no texto constitucional, a decisão tomada pela CPI municipal está correta?
AULA 8
O Deputado Federal João das Neves, eleito para exercer o cargo parlamentar no pleito eleitoral de 2018, é acusado de ter cometido feminicídio contra sua ex-companheira Daniele das Neves em 2017. A ação penal está em fase inicial quando João da Neves assume o cargo na Câmara dos Deputados. Seu advogado pretende que o processo passe então a ser processado e julgado pelo Supremo Tribunal Federal, tendo em vista a garantia do foro por prerrogativa de função assegurado a parlamentares federais no texto constitucional.
Pergunta-se: Considerando a atual jurisprudência do STF acerca da questão e a redação da Constituição Federal de 1988, a pretensão de Joãoda Neves de ser julgado no Supremo Tribunal Federal é legítima?
AULA 9
O deputado estadual Zezinho de Souza do estado X, ao se sentir pressionado por seus eleitores insatisfeitos com a remuneração inerente a determinado cargo público na administração pública estadual, resolve criar Projeto de Lei que dispõe sobre gratificação para os servidores locais. Tal PL é aprovado pela Assembleia Legislativa e é encaminhado para deliberação do Chefe do Poder Executivo estadual que o sanciona cinco dias após o seu recebimento dando origem à Lei nº 123/2019.
Pergunta-se: Considerando o que foi aprendido sobre as regras referentes a processo legislativo na Constituição Federal, a Lei nº 123/2019 padece de algum vício de constitucionalidade?
AULA 10
Em 01 de agosto de 2017, o Presidente da República resolve criar medida provisória que dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para viabilizar a aplicação de recursos do Fundo em operações de crédito destinadas às entidades hospitalares filantrópicas e sem fins lucrativos. No entanto, em 05 de maio de 2017, o Congresso Nacional já havia encaminhado para deliberação executiva o PL nº 6/2015 que tratava sobre possíveis aplicações de recursos do FGTS em entidades filantrópicas e sem fins lucrativos, especialmente hospitais.
Considerando o exposto, pergunta-se: A medida provisória editada pelo Presidente da República respeita os preceitos constitucionalmente previstos para sua criação?	
AULA 11
Com agenda de compromissos lotada, o Presidente da República resolve determinar a delegação de competência para conceder indultos para o Procurador-Geral da República. O PGR através de realização de audiências com os órgãos competentes decide conceder 60 indultos em um mês.
Pergunta-se: O Presidente da República pode delegar a sua competência para conceder indultos? Por quê?
AULA 12
O Presidente da República Joao Oliveira foi eleito para exercer mandato durante a Legislatura 2008-2011. No ano de 2009 sofre um acidente de carro onde não resiste e falece. O vice-presidente da República, Manoel Rocha, assume o mandato desde então. Em janeiro de 2010 é admitida denúncia na Câmara de Deputados que indica o cometimento de crime de responsabilidade por Manoel Rocha. Uma vez iniciado o processo de impeachment, em maio de 2010 o Senado Federal condena Manoel Rocha pelo crime de responsabilidade com a consequente perda do cargo e inabilitação para ocupar cargos públicos por oito anos.
Pergunta-se: No caso de vacância definitiva dos cargos de Presidente e Vice-Presidente, quem ocupará a Presidência do país?
AULA 13
O Presidente da República João Oliveira é acusado de ter agredido um homem durante uma briga de bar. O suposto crime ocorreu em festa de aniversário de amigos do Presidente.
Acerca da situação mencionada anteriormente, responda justificadamente:
A) Durante o mandato poderá o Presidente da República ser preso? 
B) O Presidente responde pelo suposto crime durante o mandato? Se sim, quem julgará o Presidente da República na situação mencionada?
AULA 14
"Termina a greve da PM no Espírito Santo após 21 dias de caos e insegurança: Acordo entre familiares de policiais e governo foi intermediado pelo Ministério Público do Trabalho
VITÓRIA - Familiares de policiais militares do Espírito Santo e representantes do governo do estado chegaram a um acordo para por fim ao movimento que compromete o policiamento capixaba desde o dia 4 de fevereiro. A reunião durou nove horas e foi mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-ES).A ata do encontro revela que o movimento prometeu que os portões dos batalhões e quartéis que ainda permanecem bloqueados serão liberados ainda neste sábado. No início da manhã, a frente do Quartel Geral da PM, em Vitória, já havia sido desocupada pelos familiares dos militares e as barracas que estavam montada no portão principal foram recolhidas, liberando totalmente a entrada e saída de veículos. O Batalhão de Trânsito, em Vitória, também foi desocupado. O comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Nylton Rodrigues, afirmou que 100% do efetivo já está respondendo às escalas nas ruas.
Responda de forma fundamentada: De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e com o atual entendimento do STF, os policiais militares podem exercer o direito de greve? E os policiais civis?
AULA 15
No intuito de garantir o regular exercício da prestação jurisdicional, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu art. 95, conferiu aos magistrados algumas prerrogativas: vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsídio. 
Discorra a respeito dessas prerrogativas
AULA 16
Durante a realização de um trabalho sobre as aulas de Direito Constitucional, dois estudantes debatem sobre as atribuições previstas no texto constitucional para o Ministério Público. João entende que enquanto guardião da ordem jurídica, o Ministério Público pode ajuizar qualquer tipo de ação judicial em defesa de pessoas hipossuficientes economicamente. Sua colega de turma, Maria, não concorda com a colocação de João e sustenta que o Ministério Público somente pode ajuizar ações judiciais para defender interesses individuais quando estes forem indisponíveis.
De acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, qual dos dois posicionamentos está correto e por que?

Continue navegando