Logo Passei Direto
Buscar

História Moderna - Fael 02

User badge image
Eric Cartman

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Quando ainda era uma criança, Olaudah Equiano foi capturado de sua terra natal na África e levado aos Estados Unidos para ser vendido como escravo. Após algum tempo vivendo sob a escravidão consegue sua libertação e foge para a Europa quando, em 1789, escreve “A interessante narrativa da vida de Olaudah Equiano”, na qual descreve alguns eventos de sua vida enquanto escravo. No texto a seguir, Equiano descreve como funcionava um mercado de compra e venda de escravos.
Qual, das afirmativas a seguir, melhor contextualiza, historicamente, o processo histórico do qual Equiano foi testemunha?
a. O processo de colonização das Américas, quando o trabalho escravo foi utilizado de maneira extensiva para a produção de matérias primas ou extração de minérios, visando ampliar as riquezas das metrópoles europeias.
b. A ampliação da Contra Reforma católica que, em seu combate intransigente à escravidão, forçou os mercados de compra e vendas de escravos a ocorrer, do século XVI ao XVIII, de maneira clandestina nas ilhas caribenhas.
c. O desenvolvimento da industrialização dos Estados Unidos que, sem os recursos e as matérias primas de países europeus como Inglaterra ou França, dependeu, até finais do século XIX, do trabalho escravo como mão de obra fabril.
d. O processo das Navegações Portuguesas, quando os europeus descobriram a África pela primeira vez e, buscando enriquecimento fácil, iniciaram um processo de intensa escravização das populações locais.
e. Da instituição do feudalismo nas terras americanas, como parte das estratégias europeias de colonização iniciada no século XVI, e a necessária importação de homens africanos para trabalharem como servos da gleba.

A respeito da passagem do mundo medieval europeu à chamada “era moderna”, afirma o historiador Hilário Franco Jr.: [...] superado o momento de transição e já dentro da Idade Moderna clássica (séculos XVII-XVIII) – o chamado Antigo Regime -, é ainda essencialmente a Idade Média que encontramos.
A respeito das relações históricas entre passado e presente e, mais especificamente (como trata Franco Jr.) da passagem da Idade Média à Idade Moderna, é correto afirmar:
a. Ainda que seja diferente do período medieval, o período moderno não significou um rompimento completo com o passado, mas uma mudança e certa continuidade, pois vários aspectos do medievo podem ser identificados na modernidade.
b. A história não trabalha com ideias de continuidade e permanência, pois cada evento novo é totalmente único, que não se liga ao que aconteceu anteriormente; e isso ocorrer porque a história não é determinada, mas consequência de uma série eventos acidentais.
c. Com a Revolução Francesa inicia-se a chamada era moderna, radicalmente diferente de seu passado medieval, e marcada pela integração da participação popular nas decisões políticas, dentro de um sistema democrático republicano.
d. Quando ocorre uma mudança em um período histórico (como do Antigo ao Medieval; ou do Medieval ao Moderno), mudam-se todos os aspectos das vidas das pessoas, tornando-se assim bastante óbvia, para o historiador, a tarefa de separar eras históricas.
e. Com a instituição das Capitanias Hereditárias, o Brasil viveu no período medieval até 1822, quando, pelas consequências do processo de Independência política, o país passa finalmente a integrar o conjunto de nações desenvolvidas política e economicamente.

Em sua obra, a autora registra que “... para o historiador Nicolau Sevcenko, o humanismo foi um programa de estudos sobre humanidades, no qual estavam inclusos literatura, filosofia, medicina, história, matemática, direito, entre outros, com objetivo central em compreender o ser humano e tudo o que rodeia...”
Assinale a alternativa que descreve o que foi o humanismo:
a. Foi um movimento intelectual que surgiu da preocupação com os trabalhadores e as perspectivas de um futuro mais digno.
b. Foi um movimento que se preocupou com os problemas sociais, políticos, econômicos e religiosos, visando o desenvolvimento intelectual dos seres humanos.
c. Foi um movimento intelectual, cujas decisões centrais eram a defesa de uma organização política e os acordos de convivência social.
d. Foi um movimento intelectual ocorrido a partir do século XIV, cujas discussões centrais eram a defesa do conhecimento acerca dos seres humanos em todos os aspectos.
e. Foi um movimento intelectual que procurou ressaltar os padrões morais e religiosos da burguesia, para que fossem seguidos pela classe operária.

A partir deste raciocínio de Le Goff, e considerando o que você conhece a respeito das mudanças próprias da chamada Idade Moderna, é correto afirmar:
A partir deste raciocínio de Le Goff, e considerando o que você conhece a respeito das mudanças próprias da chamada Idade Moderna, é correto afirmar:
a. Não se pode caracterizar a Idade Moderna enquanto um “verdadeiro período histórico”, pois muitas foram as permanências medievais na sociedade europeia.
b. As transformações sociais ocasionadas pelo mundo moderno também proporcionaram alterações nos modos de vida, incluindo uma perspectiva de individualidade e de privacidade –ideias bastante desenvolvidas e percebidas em fontes do XIX.
c. O sistema feudal acabou exatamente em 1453 com a Queda de Constantinopla, dando início à Idade Moderna, caracterizada pelo sistema econômico capitalista.
d. A Reforma Protestante marcou o fim da Idade Moderna na Europa, encerrando a unidade cristã, e levando o continente Europeu a séculos de fragmentação política.
e. A Idade Moderna se inicia com a Revolução Francesa de 1789, que pôs fim aos privilégios escravistas de uma minoria socialmente privilegiada.

As reformas religiosas ocorridas na Europa no século XVI, a protestante e a católica, procuraram responder e apaziguar a angústia sentida pelos fiéis quanto à salvação da alma. O que distinguia os dois movimentos reformadores a respeito da questão da salvação?
a. O protestantismo formulou a teoria da justificação pelos atos e o catolicismo reafirmou a crença no poder das indulgências papais.
b. O protestantismo considerava a Igreja necessária na relação do fiel com Deus e o catolicismo incorporou o princípio da livre interpretação da Bíblia.
c. O catolicismo pregou a necessidade da vida monástica para o cristão e o protestantismo elaborou a doutrina da salvação pela mortificação do corpo.
d. O catolicismo reconheceu que o pecado não era empecilho à salvação e o protestantismo uniu graça divina e acumulação de capital.
e. O protestantismo postulou o princípio da salvação pela fé na palavra divina e o catolicismo sustentou a eficácia de sacramentos como a confissão.

O senhor de engenho e escritor português Ambrósio Fernandes Brandão, que viveu no Brasil do final do século XVI ao início do XVII escreveu, em seu livro “Diálogos das grandezas do Brasil”, a respeito dos descobridores portugueses:
Para além do espírito empreendedor e aventureiro dos portugueses, é possível compreender como legados de sua atuação no período dos chamado “Grandes Descobrimentos”:
a. A colonização de grandes extensões de terra na América, África e Ásia, e a obtenção de riquezas que chegaram a influenciar de maneira sensível a economia e política da Europa.
b. A decadência do mercantilismo como modelo econômico do período, tendo sido substituído, desde o século XV, pelo capitalismo, que então se difunde rapidamente pelo Ocidente.
c. O estabelecimento de políticas de resistência à crescente atividade escravista financiada pelos espanhóis, que buscava mão-de-obra para as minas de prata encontradas no Peru.
d. A democratização da cultura de massa, por meio do transporte de livros para diferentes regiões do mundo, difundindo o conhecimento letrado até então restrito à Europa.
e. A difusão do pensamento protestante na África e na América, resultando em uma expansão do cristianismo, contenção da expansão islâmica, e fortalecimento político do papado.

Fonte: Vitruvianman, 2007. Disponível em . Acesso em 2 de novembro de 2017.
Uma das características do pensamento humanista Renascentista, e que aparece explícita nesta obra de Da Vinci, é:
a. A ampliação da influência do pensamento religioso, pois tendo sido criado à imagem e semelhança de Deus, o homem seria fundamento do entendimento do Universo O antropocentrismo passa a ser o centro das discussões a despeito de uma perspectiva teológica para tudo. Cap.2
b. A ação de Henrique VIII na contestação à primazia da Igreja Católica, e a criação da Igreja Anglicana, fundada na ideia de superioridade do Estado sobre a Igreja.
c. A contestação à validade do pensamento cristão, passando-se a adotar o ateísmo como maneira de se entender a realidade, como na obra Utopia, de Thomas Morus
d. A matematizarão da realidade, ou seja, a ideia de que as sociedades humanas poderiam atingir a perfeição se fossem desenvolvidas a partir de ideias lógicas.
e. O antropocentrismo, ou seja, o homem passa a ser o centro das discussões a respeito da vida e da sociedade, reduzindo-se a importância do pensamento teológico.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Quando ainda era uma criança, Olaudah Equiano foi capturado de sua terra natal na África e levado aos Estados Unidos para ser vendido como escravo. Após algum tempo vivendo sob a escravidão consegue sua libertação e foge para a Europa quando, em 1789, escreve “A interessante narrativa da vida de Olaudah Equiano”, na qual descreve alguns eventos de sua vida enquanto escravo. No texto a seguir, Equiano descreve como funcionava um mercado de compra e venda de escravos.
Qual, das afirmativas a seguir, melhor contextualiza, historicamente, o processo histórico do qual Equiano foi testemunha?
a. O processo de colonização das Américas, quando o trabalho escravo foi utilizado de maneira extensiva para a produção de matérias primas ou extração de minérios, visando ampliar as riquezas das metrópoles europeias.
b. A ampliação da Contra Reforma católica que, em seu combate intransigente à escravidão, forçou os mercados de compra e vendas de escravos a ocorrer, do século XVI ao XVIII, de maneira clandestina nas ilhas caribenhas.
c. O desenvolvimento da industrialização dos Estados Unidos que, sem os recursos e as matérias primas de países europeus como Inglaterra ou França, dependeu, até finais do século XIX, do trabalho escravo como mão de obra fabril.
d. O processo das Navegações Portuguesas, quando os europeus descobriram a África pela primeira vez e, buscando enriquecimento fácil, iniciaram um processo de intensa escravização das populações locais.
e. Da instituição do feudalismo nas terras americanas, como parte das estratégias europeias de colonização iniciada no século XVI, e a necessária importação de homens africanos para trabalharem como servos da gleba.

A respeito da passagem do mundo medieval europeu à chamada “era moderna”, afirma o historiador Hilário Franco Jr.: [...] superado o momento de transição e já dentro da Idade Moderna clássica (séculos XVII-XVIII) – o chamado Antigo Regime -, é ainda essencialmente a Idade Média que encontramos.
A respeito das relações históricas entre passado e presente e, mais especificamente (como trata Franco Jr.) da passagem da Idade Média à Idade Moderna, é correto afirmar:
a. Ainda que seja diferente do período medieval, o período moderno não significou um rompimento completo com o passado, mas uma mudança e certa continuidade, pois vários aspectos do medievo podem ser identificados na modernidade.
b. A história não trabalha com ideias de continuidade e permanência, pois cada evento novo é totalmente único, que não se liga ao que aconteceu anteriormente; e isso ocorrer porque a história não é determinada, mas consequência de uma série eventos acidentais.
c. Com a Revolução Francesa inicia-se a chamada era moderna, radicalmente diferente de seu passado medieval, e marcada pela integração da participação popular nas decisões políticas, dentro de um sistema democrático republicano.
d. Quando ocorre uma mudança em um período histórico (como do Antigo ao Medieval; ou do Medieval ao Moderno), mudam-se todos os aspectos das vidas das pessoas, tornando-se assim bastante óbvia, para o historiador, a tarefa de separar eras históricas.
e. Com a instituição das Capitanias Hereditárias, o Brasil viveu no período medieval até 1822, quando, pelas consequências do processo de Independência política, o país passa finalmente a integrar o conjunto de nações desenvolvidas política e economicamente.

Em sua obra, a autora registra que “... para o historiador Nicolau Sevcenko, o humanismo foi um programa de estudos sobre humanidades, no qual estavam inclusos literatura, filosofia, medicina, história, matemática, direito, entre outros, com objetivo central em compreender o ser humano e tudo o que rodeia...”
Assinale a alternativa que descreve o que foi o humanismo:
a. Foi um movimento intelectual que surgiu da preocupação com os trabalhadores e as perspectivas de um futuro mais digno.
b. Foi um movimento que se preocupou com os problemas sociais, políticos, econômicos e religiosos, visando o desenvolvimento intelectual dos seres humanos.
c. Foi um movimento intelectual, cujas decisões centrais eram a defesa de uma organização política e os acordos de convivência social.
d. Foi um movimento intelectual ocorrido a partir do século XIV, cujas discussões centrais eram a defesa do conhecimento acerca dos seres humanos em todos os aspectos.
e. Foi um movimento intelectual que procurou ressaltar os padrões morais e religiosos da burguesia, para que fossem seguidos pela classe operária.

A partir deste raciocínio de Le Goff, e considerando o que você conhece a respeito das mudanças próprias da chamada Idade Moderna, é correto afirmar:
A partir deste raciocínio de Le Goff, e considerando o que você conhece a respeito das mudanças próprias da chamada Idade Moderna, é correto afirmar:
a. Não se pode caracterizar a Idade Moderna enquanto um “verdadeiro período histórico”, pois muitas foram as permanências medievais na sociedade europeia.
b. As transformações sociais ocasionadas pelo mundo moderno também proporcionaram alterações nos modos de vida, incluindo uma perspectiva de individualidade e de privacidade –ideias bastante desenvolvidas e percebidas em fontes do XIX.
c. O sistema feudal acabou exatamente em 1453 com a Queda de Constantinopla, dando início à Idade Moderna, caracterizada pelo sistema econômico capitalista.
d. A Reforma Protestante marcou o fim da Idade Moderna na Europa, encerrando a unidade cristã, e levando o continente Europeu a séculos de fragmentação política.
e. A Idade Moderna se inicia com a Revolução Francesa de 1789, que pôs fim aos privilégios escravistas de uma minoria socialmente privilegiada.

As reformas religiosas ocorridas na Europa no século XVI, a protestante e a católica, procuraram responder e apaziguar a angústia sentida pelos fiéis quanto à salvação da alma. O que distinguia os dois movimentos reformadores a respeito da questão da salvação?
a. O protestantismo formulou a teoria da justificação pelos atos e o catolicismo reafirmou a crença no poder das indulgências papais.
b. O protestantismo considerava a Igreja necessária na relação do fiel com Deus e o catolicismo incorporou o princípio da livre interpretação da Bíblia.
c. O catolicismo pregou a necessidade da vida monástica para o cristão e o protestantismo elaborou a doutrina da salvação pela mortificação do corpo.
d. O catolicismo reconheceu que o pecado não era empecilho à salvação e o protestantismo uniu graça divina e acumulação de capital.
e. O protestantismo postulou o princípio da salvação pela fé na palavra divina e o catolicismo sustentou a eficácia de sacramentos como a confissão.

O senhor de engenho e escritor português Ambrósio Fernandes Brandão, que viveu no Brasil do final do século XVI ao início do XVII escreveu, em seu livro “Diálogos das grandezas do Brasil”, a respeito dos descobridores portugueses:
Para além do espírito empreendedor e aventureiro dos portugueses, é possível compreender como legados de sua atuação no período dos chamado “Grandes Descobrimentos”:
a. A colonização de grandes extensões de terra na América, África e Ásia, e a obtenção de riquezas que chegaram a influenciar de maneira sensível a economia e política da Europa.
b. A decadência do mercantilismo como modelo econômico do período, tendo sido substituído, desde o século XV, pelo capitalismo, que então se difunde rapidamente pelo Ocidente.
c. O estabelecimento de políticas de resistência à crescente atividade escravista financiada pelos espanhóis, que buscava mão-de-obra para as minas de prata encontradas no Peru.
d. A democratização da cultura de massa, por meio do transporte de livros para diferentes regiões do mundo, difundindo o conhecimento letrado até então restrito à Europa.
e. A difusão do pensamento protestante na África e na América, resultando em uma expansão do cristianismo, contenção da expansão islâmica, e fortalecimento político do papado.

Fonte: Vitruvianman, 2007. Disponível em . Acesso em 2 de novembro de 2017.
Uma das características do pensamento humanista Renascentista, e que aparece explícita nesta obra de Da Vinci, é:
a. A ampliação da influência do pensamento religioso, pois tendo sido criado à imagem e semelhança de Deus, o homem seria fundamento do entendimento do Universo O antropocentrismo passa a ser o centro das discussões a despeito de uma perspectiva teológica para tudo. Cap.2
b. A ação de Henrique VIII na contestação à primazia da Igreja Católica, e a criação da Igreja Anglicana, fundada na ideia de superioridade do Estado sobre a Igreja.
c. A contestação à validade do pensamento cristão, passando-se a adotar o ateísmo como maneira de se entender a realidade, como na obra Utopia, de Thomas Morus
d. A matematizarão da realidade, ou seja, a ideia de que as sociedades humanas poderiam atingir a perfeição se fossem desenvolvidas a partir de ideias lógicas.
e. O antropocentrismo, ou seja, o homem passa a ser o centro das discussões a respeito da vida e da sociedade, reduzindo-se a importância do pensamento teológico.

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando ainda era uma criança, Olaudah Equiano foi capturado de sua terra natal na África e levado aos Estados Unidos para ser vendido como escravo. Após algum tempo vivendo sob a escravidão consegue sua libertação e foge para a Europa quando, em 1789, escreve “A interessante narrativa da vida de Olaudah Equiano”, na qual descreve alguns eventos de sua vida enquanto escravo. No texto a seguir, Equiano descreve como funcionava um mercado de compra e venda de escravos.
Quando um sinal era dado (como a batida de um tambor) os compradores corriam junto ao pátio onde os escravos estavam confinados, e escolhiam qual lote gostavam mais. O barulho e a algazarra com os quais chegavam, e a ansiedade visível nos semblantes dos compradores, só servia para aumentar as apreensões dos Africanos amedrontados (...) Desta maneira, sem escrúpulo,parentes e amigos eram separados, para nunca mais serem vistos novamente. Eu me lembro (...) que havia vários irmãos que, na venda, foram vendidos em diferentes lotes; e este momento foi muito comovente ao ver e ouvir seus choros na despedida. (EQUIANO, O. The interesting narrative of th elife of Olaudah Equiano. Londres: Edição impressa por, e vendida pelo Autor, 1794. p. 56.)
Esse depoimento de Olaudah Equiano é um documento histórico; ou seja, uma fonte primária, a matéria prima do trabalho de historiadores. E uma das tarefas mais corriqueiras do trabalho na pesquisa histórica é o de contextualização de documentos. Qual, das afirmativas a seguir, melhor contextualiza, historicamente, o processo histórico do qual Equiano foi testemunha?
Escolha uma:
a. O processo de colonização das Américas, quando o trabalho escravo foi utilizado de maneira extensiva para a produção de matérias primas ou extração de minérios, visando ampliar as riquezas das metrópoles europeias.
O mapa ainda afirma à historiografia que o mercantilismo não pode ser dissociado das milhares de navegações ocorridas nos séculos do período Moderno. Isso se deve pelo fato de as colônias, além de proporcionarem o acúmulo de metais, também gerarem mão de obra barata ou de graça, matéria-prima e mercado consumidor, ainda que mais restrito este último. Aliás, as colônias se tornaram o objetivo principal das navegações e de disputa entre os países. Cap.1
b. A ampliação da Contra Reforma católica que, em seu combate intransigente à escravidão, forçou os mercados de compra e vendas de escravos a ocorrer, do século XVI ao XVIII, de maneira clandestina nas ilhas caribenhas.
c. O desenvolvimento da industrialização dos Estados Unidos que, sem os recursos e as matérias primas de países europeus como Inglaterra ou França, dependeu, até finais do século XIX, do trabalho escravo como mão de obra fabril.
d. O processo das Navegações Portuguesas, quando os europeus descobriram a África pela primeira vez e, buscando enriquecimento fácil, iniciaram um processo de intensa escravização das populações locais.
e. Da instituição do feudalismo nas terras americanas, como parte das estratégias europeias de colonização iniciada no século XVI, e a necessária importação de homens africanos para trabalharem como servos da gleba.
Feedback
A resposta correta é: O processo de colonização das Américas, quando o trabalho escravo foi utilizado de maneira extensiva para a produção de matérias primas ou extração de minérios, visando ampliar as riquezas das metrópoles europeias..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A respeito da passagem do mundo medieval europeu à chamada “era moderna”, afirma o historiador Hilário Franco Jr.:
[...] superado o momento de transição e já dentro da Idade Moderna clássica (séculos XVII-XVIII) – o chamado Antigo Regime -, é ainda essencialmente a Idade Média que encontramos. Os três elementos que constituem o Antigo regime (monarquia absolutista, sociedade estamental, capitalismo comercial) tinham fundas raízes nos séculos anteriores. Mais uma vez, a essência é medieval, a roupagem é moderna (FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: O Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. p. 157).
A respeito das relações históricas entre passado e presente e, mais especificamente (como trata Franco Jr.) da passagem da Idade Média à Idade Moderna, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Ainda que seja diferente do período medieval, o período moderno não significou um rompimento completo com o passado, mas uma mudança e certa continuidade, pois vários aspectos do medievo podem ser identificados na modernidade.
Nesse sentido, considerando as palavras do historiador holandês, é possível encontrar elementos de um mundo moderno no medieval. Cap.1
b. A história não trabalha com ideias de continuidade e permanência, pois cada evento novo é totalmente único, que não se liga ao que aconteceu anteriormente; e isso ocorrer porque a história não é determinada, mas consequência de uma série eventos acidentais.
c. Com a Revolução Francesa inicia-se a chamada era moderna, radicalmente diferente de seu passado medieval, e marcada pela integração da participação popular nas decisões políticas, dentro de um sistema democrático republicano.
d. Quando ocorre uma mudança em um período histórico (como do Antigo ao Medieval; ou do Medieval ao Moderno), mudam-se todos os aspectos das vidas das pessoas, tornando-se assim bastante óbvia, para o historiador, a tarefa de separar eras históricas.
e. Com a instituição das Capitanias Hereditárias, o Brasil viveu no período medieval até 1822, quando, pelas consequências do processo de Independência política, o país passa finalmente a integrar o conjunto de nações desenvolvidas política e economicamente.
Feedback
A resposta correta é: Ainda que seja diferente do período medieval, o período moderno não significou um rompimento completo com o passado, mas uma mudança e certa continuidade, pois vários aspectos do medievo podem ser identificados na modernidade..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em sua obra, a autora registra que “... para o historiador Nicolau Sevcenko, o humanismo foi um programa de estudos sobre humanidades, no qual estavam inclusos literatura, filosofia, medicina, história, matemática, direito, entre outros, com objetivo central em compreender o ser humano e tudo o que rodeia...” (ZOMER, 2017, p. 31).h Assinale a alternativa que descreve o que foi o humanismo:
Escolha uma:
a. Foi um movimento intelectual que surgiu da preocupação com os trabalhadores e as perspectivas de um futuro mais digno.
“...Foi um movimento intelectual ocorrido a partir do século XIV, cujas discussões centrais eram a defesa do conhecimento acerca dos seres humanos em todos os aspectos...”
b. Foi um movimento que se preocupou com os problemas sociais, políticos, econômicos e religiosos, visando o desenvolvimento intelectual dos seres humanos.
c. Foi um movimento intelectual, cujas decisões centrais eram a defesa de uma organização política e os acordos de convivência social.
d. Foi um movimento intelectual ocorrido a partir do século XIV, cujas discussões centrais eram a defesa do conhecimento acerca dos seres humanos em todos os aspectos.
e. Foi um movimento intelectual que procurou ressaltar os padrões morais e religiosos da burguesia, para que fossem seguidos pela classe operária.
Feedback
A resposta correta é: Foi um movimento intelectual ocorrido a partir do século XIV, cujas discussões centrais eram a defesa do conhecimento acerca dos seres humanos em todos os aspectos..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Um dos problemas mais próprios dos estudos históricos diz respeito à ideia de mudança. Leia, a seguir, o que afirma o historiador francês Jacques Le Goff a respeito das mudanças na história:
[...] um ‘verdadeiro’ período histórico é habitualmente longo: ele evolui, pois a História jamais é imóvel. No decorrer dessa evolução, ele é levado a experimentar renascimentos mais ou menos brilhantes, que amiúde se baseiam no passado, fruto de um fascínio por este último, sentido pela humanidade da época. Mas esse passado só servecomo uma herança que permite o salto para um novo período(LE GOFF, J. Heróis e Maravilhas da Idade Média. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 129).
A partir deste raciocínio de Le Goff, e considerando o que você conhece a respeito das mudanças próprias da chamada Idade Moderna, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Não se pode caracterizar a Idade Moderna enquanto um “verdadeiro período histórico”, pois muitas foram as permanências medievais na sociedade europeia.
As transformações sociais ocasionadas pelo mundo moderno também proporcionaram alterações nos modos de vida, incluindo uma perspectiva de individualidade e de privacidade –ideias bastante desenvolvidas e percebidas em fontes do XIX. Cap.1
b. As mudanças da Idade Moderna não se restringiram à política, e alcançaram também as formas de comportamento, como alterações no cotidiano e na vida privada.
c. O sistema feudal acabou exatamente em 1453 com a Queda de Constantinopla, dando início à Idade Moderna, caracterizada pelo sistema econômico capitalista.
d. A Reforma Protestante marcou o fim da Idade Moderna na Europa, encerrando a unidade cristã, e levando o continente Europeu a séculos de fragmentação política.
e. A Idade Moderna se inicia com a Revolução Francesa de 1789, que pôs fim aos privilégios escravistas de uma minoria socialmente privilegiada.
Feedback
A resposta correta é: As mudanças da Idade Moderna não se restringiram à política, e alcançaram também as formas de comportamento, como alterações no cotidiano e na vida privada..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE 2005)
As reformas religiosas ocorridas na Europa no século XVI, a protestante e a católica, procuraram responder e apaziguar a angústia sentida pelos fiéis quanto à salvação da alma. O que distinguia os dois movimentos reformadores a respeito da questão da salvação?
Escolha uma:
a. O catolicismo pregou a necessidade da vida monástica para o cristão e o protestantismo elaborou a doutrina da salvação pela mortificação do corpo.
#Gabarito: A alternativa correta é “O protestantismo postulou o princípio da salvação pela fé na palavra divina e o catolicismo sustentou a eficácia de sacramentos como a confissão “. A Igreja Católica justificava a salvação por meio da obediência aos sacramentos, sendo a confissão um deles, ou seja, apenas com o perdão pelos pecados frisado pelas autoridades católicas que o devoto estaria salvo. A Reforma propôs a liberdade da leitura bíblica, o não pagamento das indulgências e a não necessidade de fazer obras pela igreja para se chegar à salvação, ou seja, a salvação dependia exclusivamente da fé daqueles que a praticavam.
b. O protestantismo postulou o princípio da salvação pela fé na palavra divina e o catolicismo sustentou a eficácia de sacramentos como a confissão.
c. O catolicismo reconheceu que o pecado não era empecilho à salvação e o protestantismo uniu graça divina e acumulação de capital.
d. O protestantismo considerava a Igreja necessária na relação do fiel com Deus e o catolicismo incorporou o princípio da livre interpretação da Bíblia.
e. O protestantismo formulou a teoria da justificação pelos atos e o catolicismo reafirmou a crença no poder das indulgências papais.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: O protestantismo postulou o princípio da salvação pela fé na palavra divina e o catolicismo sustentou a eficácia de sacramentos como a confissão..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O senhor de engenho e escritor português Ambrósio Fernandes Brandão, que viveu no Brasil do final do século XVI ao início do XVII escreveu, em seu livro “Diálogos das grandezas do Brasil”, a respeito dos descobridores portugueses:
(...) Vede também tantas ilhas, situadas no meio desse grande pego do oceano, as quais descobriram e povoaram, esses reinos de Angola e de Congo, ilhas do Cabo Verde e de S. Tomé, esta grande terra do Brasil; de modo que aos nossos portugueses se pode, com razão, atribuir (nas muitas conquistas que fizeram por mar e terra) o verdadeiro nome de Hércules e de Argonautas.
(BRANDÃO, Ambrósio Fernandes. Diálogo das grandezas do Brasil. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1997.)
Para além do espírito empreendedor e aventureiro dos portugueses, é possível compreender como legados de sua atuação no período dos chamado “Grandes Descobrimentos”:
Escolha uma:
a. A colonização de grandes extensões de terra na América, África e Ásia, e a obtenção de riquezas que chegaram a influenciar de maneira sensível a economia e política da Europa.
Tanto o tráfico de escravos, quanto o envio de matérias-primas do Brasil – e da América Latina – permitiram o crescimento econômico e as mudanças políticas em território europeu. Cap.1
b. O estabelecimento de políticas de resistência à crescente atividade escravista financiada pelos espanhóis, que buscava mão-de-obra para as minas de prata encontradas no Peru.
c. A decadência do mercantilismo como modelo econômico do período, tendo sido substituído, desde o século XV, pelo capitalismo, que então se difunde rapidamente pelo Ocidente.
d. A democratização da cultura de massa, por meio do transporte de livros para diferentes regiões do mundo, difundindo o conhecimento letrado até então restrito à Europa.
e. A difusão do pensamento protestante na África e na América, resultando em uma expansão do cristianismo, contenção da expansão islâmica, e fortalecimento político do papado.
Feedback
A resposta correta é: A colonização de grandes extensões de terra na América, África e Ásia, e a obtenção de riquezas que chegaram a influenciar de maneira sensível a economia e política da Europa..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Leia, a seguir, o trecho de uma carta escrita pelo pensador humanista Petrarca (1304-1374) que ele, imaginariamente, enviaria ao historiador romano da Antiguidade, Lívio:
Adeus para sempre, historiador inigualável! Escrita na terra dos viventes, naquela parte da Itália e naquela cidade na qual eu estou agora vivendo e onde você um dia nasceu e foi enterrado, no vestíbulo do Templo da Virgem Justina, e na visão de seu próprio túmulo; no vigésimo segundo de Fevereiro, no ano mil trezentos e cinquenta de Seu nascimento, que você deve ter visto, ou de cujo nascimento você teria ouvido, tivesse você vivido um pouco mais (PETRARCA, apud KELLEY, D. Faces ofhistory. Estados Unidos: Yale University, 1998, p. 225).
Considerando-se seus conhecimentos a respeito de Petrarca, e o surgimento do movimento renascentista italiano, assinale a afirmativa correta:
Escolha uma:
a. Petrarca destacou-se, fundamentalmente, na utilização da racionalidade na análise das questões sociais, formando com Voltaire e Rousseau, um conjunto de pensadores que acabou dando sustentação às mudanças políticas do século XVIII.
Francesco Petrarca (1304-1374) é considerado o humanista mais importante da Itália, por ter sido o primeiro a ecoar novas ideias, mas por diversas inovações como o estilo do soneto, com 14 versos. Cap.2
b. Considerado um dos humanistas mais influentes do Renascimento Italiano, Petrarca foi responsável pela criação de ideias políticas denominadas “petrarquismo”, ainda hoje influentes, devido ao sucesso de sua obra política “O Príncipe”.
c. Petrarca é considerado um dos iniciadores do movimento renascentista italiano justamente por ser um dos responsáveis pela redescoberta da Antiguidade europeia, enquanto um período áureo das artes e do conhecimento.
d. A filosofia de Petrarca se caracterizou por um aprofundamento do pensamento cristão, em diálogo com pensadores antigos como Santo Agostinho e Jerônimo, buscando um reforço da ortodoxia católica sobre os estados europeus.
e. Por meio de seus estudos da Antiguidade clássica, Petrarca foi um dos iniciadores do uso de perspectiva, fundada em cálculos matemáticos, nas representações visuais, em um modelo que passou a ser adotado por um sem número de artistas.
Feedback
A resposta correta é: Petrarca é considerado um dos iniciadores do movimento renascentista italiano justamente por ser um dos responsáveis pelaredescoberta da Antiguidade europeia, enquanto um período áureo das artes e do conhecimento..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Uma das mais conhecidas ilustrações de Leonardo da Vinci (1452-1519) é denominada de “Humem vitruvianio”, e data de cerca de 1490. A imagem representa as proporções do ser humano, como definidas por Vitrúvio, autor e arquiteto romano que viveu no século I a.C.
Fonte: Vitruvianman, 2007. Disponível em . Acesso em 2 de novembro de 2017.
Uma das características do pensamento humanista Renascentista, e que aparece explícita nesta obra de Da Vinci, é:
Escolha uma:
a. A ampliação da influência do pensamento religioso, pois tendo sido criado à imagem e semelhança de Deus, o homem seria fundamento do entendimento do Universo
O antropocentrismo passa a ser o centro das discussões a despeito de uma perspectiva teológica para tudo. Cap.2
b. A ação de Henrique VIII na contestação à primazia da Igreja Católica, e a criação da Igreja Anglicana, fundada na ideia de superioridade do Estado sobre a Igreja.
c. A contestação à validade do pensamento cristão, passando-se a adotar o ateísmo como maneira de se entender a realidade, como na obra Utopia, de Thomas Morus
d. A matematizarão da realidade, ou seja, a ideia de que as sociedades humanas poderiam atingir a perfeição se fossem desenvolvidas a partir de ideias lógicas.
e. O antropocentrismo, ou seja, o homem passa a ser o centro das discussões a respeito da vida e da sociedade, reduzindo-se a importância do pensamento teológico.
Feedback
A resposta correta é: O antropocentrismo, ou seja, o homem passa a ser o centro das discussões a respeito da vida e da sociedade, reduzindo-se a importância do pensamento teológico..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Observe a pintura abaixo, produzida por Sandro Botticelli em 1490, e que tem como título “A anunciação”.
Fonte: https: //en.wikipedia.org/wiki/File: AnnunciazioneBotticelli-1490.jpg
Uma das principais características da pintura Renascentista, e que claramente pode ser observada nesta obra de Botticelli, é:
Escolha uma:
a. A representação de mulheres como temas artísticos, algo que era proibido pela Igreja Católica durante a Idade Média.
Botticelli foi um pintor quase contemporâneo do período do Renascimento e um dos maiores destaques do Quattrocento italiano pelo uso da perspectiva, As inovações nesse campo da arte desejavam trazer para as obras a realidade, as nuances, os detalhes. Cap.2
b. A importância da temática em temas cotidianos, e de importante impacto social, para além das representações de nobres ou religiosos.
c. O uso da perspectiva, fundada em princípios matemáticos, de modo a buscar uma representação mais fiel da realidade.
d. A crítica humanista às crenças religiosas, por meio da representação de personagens que apareciam deformados ou fora de contexto.
e. A centralidade de temas religiosos nas pinturas, recuperando uma tradição perdida desde o fim da Antiguidade.
Feedback
A resposta correta é: O uso da perspectiva, fundada em princípios matemáticos, de modo a buscar uma representação mais fiel da realidade..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A imagem abaixo é a capa do Index Librorum Prohibitorum, datada de 1564. A respeito destes documentos (mais conhecidos simplesmente como Index), e a instituição que os publicava, assinale, a seguir, a afirmativa adequada:
Fonte: https: //commons.wikimedia.org/wiki/File: Index_Librorum_Prohibitorum_1.jpg
Escolha uma:
a. Conhecido também como Índice, era um documento, produzido pela Igreja Católica, para orientar a perseguição a bruxas.
Se há dúvida sobre a disseminação de ideias parecer uma ameaça, basta lembrar do Concílio de Trento (1545-1563), no qual a Igreja Católica, na organização da Contrarreforma, fez o Index, uma lista de livros proibidos. Cap.2
b. Tratava-se de um índice de livros considerados proibidos pela Igreja Católica, e foi continuamente republicado até o século XX.
c. Tratava-se de um documento produzido pela Igreja Luterana com supostas provas de atividades corruptas da Igreja Católica.
d. Este documento, republicado até o século XIX, continha a totalidade das leis eclesiásticas que fundamentavam a crença dos católicos.
e.
Fonte: https: //commons.wikimedia.org/wiki/File: Index_Librorum_Prohibitorum_1.jpg
f. Refere-se ao nome de religiosos, listados em documento produzido pela Sacro Império, considerados inimigos do Estado.
Feedback
A resposta correta é: Tratava-se de um índice de livros considerados proibidos pela Igreja Católica, e foi continuamente republicado até o século XX..

Mais conteúdos dessa disciplina