Buscar

ÉTICA PROFISSIONAL 4 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disc.: ÉTICA PROFISSIONAL 
	
	
	 
		
	
		1.
		O assistente social não tem a tradição de ser um profissional liberal. É um trabalhador especializado, que vende a sua capacidade de trabalho para algumas entidades empregadoras, predominantemente de caráter patronal, empresarial ou estatal, que demandam essa força qualificada e a contratam. Esse processo de compra da força de trabalho em troca de um salário compromete:
	
	
	
	A autonomia profissional.
	
	
	A inserção institucional.
	
	
	A ideologia profissional.
	
	
	A eficiência profissional.
	
	
	A capacitação profissional.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		De acordo com o artigo 5º do Código de Ética do Serviço Social de 1993, Lei 8662/1993, não é considerada atividade privativa do Assistente Social?
	
	
	
	Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.
	
	
	Planejar, organizar e administrar Programas e Projetos em Unidade de Serviço Social;
	
	
	Funcionar como Tribunal Superior de Ética Profissional;
	
	
	Prestar assessoria e consultoria a órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;
	
	
	Fiscalizar o exercício profissional, através dos conselhos Regionais e Federais;
	
Explicação: A resposta é a letra C, tendo em vista que a questão quer saber qual das alternativas não se refere às atividades privativas do Assistente Social e a letra C se refere às atribuições do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS e não, do Assistente Social.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Constituem penalidades aplicáveis do Código de Ética Profissional do Assistente Social:
	
	
	
	Advertência, cassação do registro profissional, prestação de serviços comunitários e afastamento.
	
	
	Prestação de serviços comunitários, afastamento temporário, multa, advertência pública e advertência reservada.
	
	
	Multa, advertência, privação dos direitos de liberdade, suspensão do exercício profissional e cassação do registro profissional.
	
	
	Multa, advertência reservada, advertência pública, suspensão do exercício profissional e cassação do registro profissional.
	
	
	Multa, advertência, suspensão e demissão.
	
Explicação:
O profissional, adotando um posicionamento ético-político, deve analisar as atribuições que lhe são confiadas, compreender as problemáticas que se colocam na sua ação, as atividades que desenvolve, i.e., verificar quais os valores subjacentes à sua intervenção de modo a incorporá-los na sua prática quotidiana, terá igualmente que estar ciente de que as tomadas de decisão proporcionam o apareci mento de dilemas, visto, em muitos casos, qualquer que seja a ¿escolha¿, esta pressu põe como resultado uma ação indesejada. (Silva, 2007, p. 107)
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Nos últimos anos, o avanço da reflexão ética tem propiciado uma leitura crítica dos fundamentos filosóficos da ética profissional contribuindo para que no campo da pro-dução teórica do Serviço Social seja reforçada a possibilidade de superação de:
	
	
	
	Visão transcendental do homem.
	
	
	Visão abstrata de homem.
	
	
	Visão política do homem.
	
	
	Visão pragmática do homem
	
	
	Visão irracional do homem.
	
Explicação:
O CE/93 indica princípios fundamentais a serem apreendidos pelos profissionais, e, destacam-se como princípios fundamentais: o reconhecimento da liberdade, a defesa aos direitos humanos, ampliação e consolidação da cidadania, a democracia, favorecimento da equidade e justiça social, a eliminação de todos os tipos de preconceitos, a garantia do pluralismo, a opção por um projeto profissional que vise à construção de outra forma de sociedade (sem exploração). Como também a articulação com movimentos sociais, compromisso com a qualidade de serviços e a negação da discriminação (de classes sociais, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, idade e condição física e mental) (CFESS, 2011).
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Na década de 50 um episódio alcançou o Brasil e traçou novos rumos da política e da questão social, fomentando assim uma postura diferenciada do Serviço Social frente as novas demandas apresentadas. Qual o episódio ocorreu.
	
	
	
	O Neoliberalismo
	
	
	O Regime Militar
	
	
	O Plano Sarney
	
	
	A Industrialização
	
	
	A Globalização
	
Explicação:
 processo de industrialização no Brasil fica acelerado na década de 50, com ênfase na industrialização induzida pela ação do estado, do mesmo modo como já vinha ocorrendo nos países da América Latina e nos impulsionou na solução de alguns problemas que surgiam, tais quais os problemas sociais que surgiam na sociedade.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em relação a estrutura do Código de Ética profissional, esta correto afirmar:
	
	
	
	Conexão com setores mais conservadores da sociedade
	
	
	Aborda a questão da ética de várias profissóes
	
	
	Institui os direitos, deveres e proibições
	
	
	Não representa um mecanismo eficaz de defesa do exercício profissional
	
	
	Nenhuma das alternativas
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O processo de discussão que culminou no código de ética de 1993 vem marcado pela reflexão ética em geral, a questão da ética profissional e ao próprio código de ética, ampliando o debate da fundamentação teórica, problematização sobre a prática profissional, denúncias éticas face as condições de trabalho e propostas de enfrentamento da questão ética no interior da formação profissional. A revisão do código de 1986 tem como pressuposto a consolidação do projeto profissional, numa perspectiva superadora de garantir as conquistas e superar as debilidades. Para isto se fez necessário recorrer a determinada categoria, que permitiu decodificar eticamente o compromisso com as classes trabalhadoras e com os valores éticos-políticos emancipadores. Esta categoria denomina-se
	
	
	
	Ideologia liberal.
	
	
	Alienação.
	
	
	Socialismo reflexivo.
	
	
	Filosofia crítica.
	
	
	Ontologia social.
	
Explicação: Foi através da ontologia social de Marx, que esse código faz a opção pelos trabalhadores
	
	
	
	 
		
	
		8.
		É mediante o processo de trabalho que o ser social se constitui, se instaura como distinto do ser natural, dispondo de capacidade teleológica, projetiva, consciente; é por esta socialização que ele se põe como ser capaz de liberdade. Esta concepção já contém, em si mesma, uma projeção de sociedade, aquela em que se propicie aos/às trabalhadores/as um pleno desenvolvimento para a invenção e vivência de novos valores, o que, evidentemente, supõe a erradicação de todos os processos de exploração, opressão e alienação. Estes valores estão descritos nos princípios fundamentais do código de ética do assistente social, onde podemos destacar a/o
	
	
	
	exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, excluindo, entretanto questões de idade e condição física.
	
	
	posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure seletividade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.
	
	
	reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
	
	
	opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária socialista, com dominação, exploração de classe, etnia e gênero.
	
	
	ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos políticos das classes trabalhadoras.
	
Explicação: Esse princípio torna-se fundamental no exercício profissional.

Outros materiais