Buscar

Avaliando o Aprendizado 2 - Direito Adm I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em matéria de organização Administração Pública, é correto afirmar que:
		
	
	desconcentração administrativa ocorre quando há uma pluralidade de pessoas jurídicas públicas com competências políticas distintas, as quais encontram-se investidas no poder de fixar os altos interesses da coletividade, o que ocorre nos Estados Federais, compostos de Estados-Membros e, no Brasil, de Municípios e do Distrito Federal;
	
	desconcentração administrativa consiste na transferência da prestação de serviços públicos a entidades dotadas de personalidade jurídica, distinta da Administração Pública central, constituindo o que a doutrina denomina de Administração indireta;
	 
	descentralização administrativa consiste na transferência da titularidade e da execução de serviços públicos a entidades dotadas de personalidade jurídica própria, distintas da Administração Pública direta, constituindo a denominada Administração indireta.
	
	a descentralização administrativa concretiza-se mediante delegação, ao passo que a desconcentração se dá por meio da outorga de determinadas atribuições á entidade da administração indireta;
	
	descentralização administrativa consiste na transferência interna corporis da execução e da titularidade de serviços públicos aos diversos órgãos que compõem Administração direta, fundada no poder hierárquico e na divisão de trabalho;
	Respondido em 01/05/2020 21:23:40
	
Compare com a sua resposta: Resposta Sugerida: À luz do valor estimado do contrato e do prazo de concessão, o projeto é juridicamente correto, atendendo aos requisitos estabelecidos no artigo 2º, §4º, incisos I e II, ou art. 5º, I, da Lei 11.079/2004. Quanto ao item b, não seria possível a delegação das funções de direção e coerção na esfera prisional ao parceiro privado, uma vez que essas são atividades típicas de Estado e, nesse sentido, indelegáveis. A esse respeito, a própria legislação de regência das PPPs prevê expressamente a indelegabilidade do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas de Estado (conforme artigo 4º, inciso III, da Lei 11.079/04).
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Analista Administrativo/SAP/SP ¿ VUNESP/2011) As autarquias:
		
	 
	estão sujeitas a controle exercido pela entidade a que se vinculam.
	
	não possuem dever de licitar.
	
	somente poderão ser criadas pela União e Estados-Membros.
	
	podem ser criadas por meio de decreto do Poder Executivo.
	
	possuem natureza administrativa e personalidade jurídica de direito privado.
	Respondido em 01/05/2020 21:26:10
	
Compare com a sua resposta: O enunciado se refere aos contratos administrativos, que estão regulados de forma geral pela Lei nº. 8.666/93. Neste sentido, de acordo com expressa disposição legal, a execução contratual deverá ser objeto de fiscalização por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição. Caso o representante da Administração se depare com questões que ultrapassem sua competência, deverá solicitar a seus superiores, em tempo hábil, a adoção de medidas pertinentes. Segundo, ainda, a Lei nº. 8.666/93, casos o contratado deixe de observar as determinações do representante da Administração e de seus superiores que exerçam a fiscalização, estará configurada uma das hipóteses autorizadoras da rescisão do contrato administrativo por parte da Administração Pública, sem prejuízo das sanções cabíveis.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre a função administrativa, marque a opção correta:
		
	
	O Poder Judiciário a exerce plenamente dentro do processo judicial, quando a pessoa jurídica do Estado participa da relação processual.
	
	A função administrativa tem característica de definitividade.
	 
	O Poder Judiciário tem sua própria administração pública, autônoma nos termos da Lei e da Constituição, e sujeita aos mesmos controles dos demais poderes, inclusive o jurisdicional.
	
	O Poder Legislativo a exerce em interdependência com o Poder Executivo, tendo em vista a centralização que exerce a Administração Direta sobre as demais administrações.
	
	Os três Poderes a exercem de modo independente, sendo certo que a última palavra da função administrativa é dada pelo Poder Judiciário, inclusive com relação às competências discricionárias.
	Respondido em 01/05/2020 21:36:50
	
Compare com a sua resposta: Poder Vinculado e Discricionário: Poder vinculado é aquele em que o administrador se encontra inteiramente preso ao enunciado da lei que estabelece previamente um único comportamento possível a ser adotado em situações concretas, não existindo um espaço para juízo de conveniência e oportunidade e Poder discricionário é aquele em que o administrador se encontra preso (não inteiramente) ao enunciado da lei que não estabelece previamente um único comportamento possível a ser adotado em situações concretas, existindo um espaço para juízo de conveniência e oportunidade. Poder Hierárquico: Poder hierárquico é o poder conferido à Administração para se auto-organizar, isto é, para distribuir as funções dos seus órgãos (estabelecer campos de atuação) e fiscalizar a atuação dos seus agentes. Poder Normativo ou regulamentar: Poder normativo é o poder conferido à Administração para expedição de decretos e regulamentos que permitam a aplicação de lei. Poder Disciplinar: Poder disciplinar é o poder atribuído a Administração Pública para aplicar sanções administrativas aos seus agentes pela prática de infrações de caráter funcional. Poder de Polícia: Poder de polícia é o poder conferido à Administração, para restringir, frenar, condicionar, limitar o exercício de direitos e atividades econômicas dos particulares para preservar os interesses da coletividade.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em relação aos órgãos e agentes da Administração Pública é correto afirmar:
		
	
	os órgãos públicos são dotados de personalidade jurídica e vontade própria, que são atributos do corpo e não das partes porque estão ao lado da estrutura do Estado.
	 
	como partes das entidades que integram os órgãos são meros instrumentos de ação dessas pessoas jurídicas, preordenados ao desempenho das funções que lhe forem atribuídas pelas normas de sua constituição e funcionamento.
	
	ainda que o agente ultrapasse a competência do órgão não surge a sua responsabilidade pessoal perante a entidade, posto não haver considerável distinção entre a atuação funcional e pessoal.
	
	a atuação dos órgãos não é imputada à pessoa jurídica que eles integram, mas tendo a prerrogativa de representá-la juridica¬mente por meio de seus agentes, desde que judiciais.
	
	a atividade dos órgãos públicos não se identifica e nem se confunde com a da pessoa jurídica, visto que há entre a entidade e seus órgãos relação de representação ou de mandato.
	Respondido em 01/05/2020 21:31:16
	
Compare com a sua resposta: Resposta Sugerida Ambos os atos são ilegais. O que indeferiu o projeto padece de vício porque não apresentou a motivação exigida pela ordem jurídica vigente (art. 93, X, CF e, por analogia, o art. 2º, cabeça, p. único, VII e art. 50, da Lei 9.784/99). Sem a motivação, não é possível o destinatário do ato realizar o controle da atividade administrativa e, então, exercer a cidadania (art. 1º, II, CF). Já o segundo ato, que indefere as vistas dos autos do processo administrativo, violou o princípio da publicidade, que não pode ser reduzido à publicação oficial. A publicidade confere o direito de acesso e conhecimento a todos os atos constantes do processo administrativo (art. 37, caput; art. 5º, XXXIII, CF).
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Marque a alternativa correta:
		
	
	A moralidade permite a Administração contratar cônjuge ou companheiro para cargo em comissão;
	 
	A segurança jurídica objetiva proíbe a Administração fazer interpretação retroativa de nova conceituação jurídica;A motivação exige a apresentação do motivo somente dos atos administrativos vinculados.
	
	A autotutela permite a Administração apenas anular seus atos administrativos inválidos;
	
	A razoabilidade e proporcionalidade, segundo melhor entendimento, estão ligadas ao princípio da moralidade e eficiência;
	Respondido em 01/05/2020 21:33:32
	
Compare com a sua resposta: Consiste na prerrogativa que detém a Administração, pautada no princípio da supremacia do interesse de público, de exercer controle interno sobre seus atos, anulando ou revogando seus atos. Segundo a súmula 473 e 346 do STF a Administração deve anular seus atos inválidos e pode revogar seus atos válidos.

Continue navegando