Buscar

DISTÚRBIOS DA CIRCULAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Os contraceptivos orais agem inibindo a ovulação. Há boas evidências de que estas substâncias estão relacionadas com tromboembolismo. Mulheres que usam estes contraceptivos tem 3 vezes mais chances de ter trombose venosa e de tromboembolismo pulmonar. Desta forma, podemos afirmar que o contraceptivo:
		
	
	Causa necrose do ovário
	 
	Altera o mecanismo de coagulação, potencializando este fenômeno
	
	Causa necrose caseosa pulmonar
	
	Acelera batimentos cardíacos
	
	Provoca apoptose do tecido ovariano
	Respondido em 09/04/2020 14:49:15
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Um homem de 72 anos de idade com enfisema severo vem apresentado piora de uma insuficiência ventricular direita nos últimos 5 anos. Nos últimos 4 dias, apresentou febre e aumento da dispnéia. Uma radiografia torácica mostrou acúmulo de fluidos nos espaços pleurais. O fluido obtido por toracocentese tinha uma gravidade específica de 1,030 e continha raríssimos neutrófilos. A causa mais provável do acúmulo desses fluidos é a intensificação de qual dos seguintes mecanismos?
		
	
	Apoptose
	
	Pressão coloidosmótica
	
	Diapedese leucocitária
	 
	Aumento da pressão hidrostática
	
	Pressão linfática
	Respondido em 09/04/2020 14:49:08
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Trombose está associada a:
		
	
	Massa sólida constituída apenas por plaquetas no espaço vascular.
	
	Massa sólida constituída apenas por hemácias no espaço vascular circulante.
	
	Massa sólida constituída apenas por hemácias no espaço extravascular.
	 
	Massa sólida constituída por componentes sanguíneos no espaço intavascular.
	
	Massa sólida constituída por componentes sanguíneos no espaço extravascular.
	Respondido em 09/04/2020 14:48:28
	
Explicação:
Trombose está associada a massa sólida constituída por componentes sanguíneos no espaço intravascular.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A falência circulatória associada a grave distúrbio da microcirulação e hipoperfusão generalizada de tecidos e órgãos caracteriza qual disturbio circulatório?
		
	
	HIPEREMIA
	
	EMBOLIA
	
	EDEMA
	
	TROMBOSE
	 
	CHOQUE
	Respondido em 09/04/2020 14:49:09
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A circulação do sangue exerce três tipos de forças ou pressão sobre os vasos: (1) compressão radial/distensão (tensão) causada pela pressão intraluminal; (2) extensão longitudinal, provocada por hiperextensão do vaso; (3) cisalhamento (shear stress), que atua tangencialmente na superfície interna do vaso e tende a ¿raspar¿ as células endoteliais. O cisalhamento é diretamente proporcional à velocidade do fluxo e inversamente proporcional ao cubo do diâmetro vascular. Quando essas forças ultrapassam a resistência da parede, surgem lesões variadas, como dilatações ou rupturas vasculares. Alterações dessas forças provocam remodelação estrutural dos vasos. O cisalhamento modula a função endotelial e influencia o tônus vascular. Exercício físico aumenta o fluxo sanguíneo e, consequentemente, o cisalhamento, que por sua vez estimula (X) pelas células endoteliais, ambos capazes de provocar vasodilatação. Ao longo do tempo, pode haver aumento das enzimas responsáveis pela produção dos agentes vasodilatores e remodelação do vaso, com aumento do diâmetro. A incógnita (X) no parágrafo pode ser, corretamente, substituída pela alternativa:
		
	
	a liberação apenas de óxido nítrico (NO)
	
	a liberação de acetilcolina e noradrenalina
	 
	a liberação de óxido nítrico (NO) e prostaciclina (PGI2)
	
	a liberação apenas de prostaciclina (PGI2)
	
	a liberação de óxido nítrico (NO) e acetilcolina
	Respondido em 09/04/2020 14:49:22
	
Explicação: A circulação do sangue exerce três tipos de forças ou pressão sobre os vasos: (1) compressão radial/distensão (tensão) causada pela pressão intraluminal; (2) extensão longitudinal, provocada por hiperextensão do vaso; (3) cisalhamento (shear stress), que atua tangencialmente na superfície interna do vaso e tende a ¿raspar¿ as células endoteliais. O cisalhamento é diretamente proporcional à velocidade do fluxo e inversamente proporcional ao cubo do diâmetro vascular. Quando essas forças ultrapassam a resistência da parede, surgem lesões variadas, como dilatações ou rupturas vasculares. Alterações dessas forças provocam remodelação estrutural dos vasos. O cisalhamento modula a função endotelial e influencia o tônus vascular. Exercício físico aumenta o fluxo sanguíneo e, consequentemente, o cisalhamento, que por sua vez estimula a liberação de óxido nítrico (NO) e prostaciclina (PGI2) pelas células endoteliais, ambos capazes de provocar vasodilatação. Ao longo do tempo, pode haver aumento das enzimas responsáveis pela produção dos agentes vasodilatores e remodelação do vaso, com aumento do diâmetro.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A embolia é causada pela lesão na parede vascular, venostase ou hipercoagulabilidade do sangue. Para um paciente leigo podemos definir embolia como:
		
	 
	Um coágulo que viaja pela corrente sanguínea.
	
	Endurecimento das valvas cardíacas
	
	Formação de coágulos sanguíneos dentro da corrente sanguínea
	
	Uma projeção ou dilatação localizada em uma parede arterial enfraquecida.
	
	Estreitamento de um vaso sanguíneo
	Respondido em 09/04/2020 14:48:26
	
Explicação:
Embolia (proveniente do grego embolé = choque, ação de retrair), também conhecido como embolismo, é a obliteração de um vaso sanguíneo ou linfático, à custa de elementos anormais e insolúveis, carregados pela corrente sanguínea ou pela linfática. O elemento anormal e insolúvel transportado pelo sangue ou linfa, responsável por tal obstrução, recebe o nome de êmbolo.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	João, 50 anos, chegou à emergência de um hospital com quadro de queda da pressão arterial, confusão mental, dor epigástrica intensa à palpação, distensão abdominal, febre e bastante emagrecido. Os familiares relataram que o paciente, etilista crônico, vem diminuindo progressivamente sua ingestão alimentar e estava em jejum há cerca de dois dias, porém, ingeriu grande quantidade de álcool e começou a se apresentar confuso e se queixar de dor abdominal. Mesmo com estes sintomas continuou a beber e o quadro se agravou, sendo necessário o auxílio médico. Infelizmente, logo no primeiro dia de internação, o quadro evoluiu rapidamente e o paciente foi ao óbito, sendo encaminhado para exame de necropsia. O laudo final da necropsia hospitalar revelou úlcera perfurada em estômago (importante foco de hemorragia interna), hepatite aguda associada à esteatose hepática e como causa mortis choque hipovolêmico. Sobre o caso clínico podemos afirmar que: I O choque hipovolêmico está relacionado à perda de sangue pela úlcera perfurada em estômago. II A ingestão excessiva de bebidas alcóolicas foi a principal etiologia das lesões encontradas no paciente que culminaram com seu óbito. III O emagrecimento progressivo do paciente está relacionado à excessiva ingestão de bebidas alcoólicas que pelo elevado valor calórico induzem à saciedade e à supressão do apetite (anorexia). IV A desnutrição do paciente também é considerada uma etiologia (causa) da esteatose hepática.
		
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	As afirmações II e III são verdadeiras.
	
	As afirmações I, II e III são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	Apenas a afirmação IV é verdadeira.
	Respondido em 09/04/2020 14:49:27
	
Explicação:
Trombose : Processo patológico caracterizado pela solidificação do sangue dentro dos vasos ou do coração, em indivíduo vivo.
Trombo- massa sólida(coágulo anormal) formada pela coagulação.
Êmbolo - fragmento de trombos que se destaca e migra na corrente sanguínea.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A respeito de distúrbios da circulação, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta. I. Os distúrbios circulatórios estão relacionados com alterações que acometema irrigação sangüínea e o equilíbrio hídrico. II. Alterações no fluxo e trocas na composição sanguínea são exemplos de patogêneses para trombose. III. A embolia é caracterizada pela obstrução vascular por corpos estranhos que se aderem à parede do vaso sanguíneo. IV. Edema significa acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. Estão certos apenas os itens:
		
	
	I e III.
	
	I e II.
	 
	I, II e IV
	
	I, II e III
	
	II e III.
	Respondido em 09/04/2020 14:49:20
	
Explicação:
A respeito de distúrbio da circulação, estão relacionados com alterações que acometem a irrigação sangüínea e o equilíbrio hídrico. 
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando