Buscar

AULA 5

Prévia do material em texto

AULA 5 - HISTOLOGIA E EMBRIOL
	
	
	
		1.
		O corpo humano é composto por 4 tecidos básicos, onde cada um deles é formado por um grupamento de células que apresentam formas semelhantes e exercem funções. O tecido epitelial desempenha várias funções no organismo, em especial:
	
	
	
	Preenchimento
	
	
	Nutrição
	
	
	Defesa
	
	
	Recepção de estímulos nervosos
	
	
	Revestimento
	
Explicação:
Dos 4 tecidos básicos, o tecido epitelial apresenta a função de revestimento e secreção, além dos epitélios especiais que desempenham função germinativa, sensorial, de absorção e excreção.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		¿Cada glândula mamária é formada por 15 a 25 lóbulos de glândulas túbulo-alveolares compostas, cuja função é secretar leite para nutrir os recém-nascidos. Cada lóbulo, separado dos vizinhos por um tecido conjuntivo denso e muito tecido adiposo¿ (Fonte: https://www.infoescola.com/anatomia-humana/glandulas-mamarias/).
As glândulas mamárias fazem parte do tecido epitelial glandular, que pode ser classificada, de acordo com o modo em que liberam a secreção, como:
	
	
	
	Acinosa
	
	
	Merócrina
	
	
	Seromucosa
	
	
	Holócrina
	
	
	Apócrina
	
Explicação:
São classificadas como apócrinas pois o produto secretor é liberado e uma parte do citoplasma apical é perdido.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O tecido epitelial pode ser dividido em tecido epitelial de revestimento e tecido epitelial glandular. Entretanto, o de revestimento pode ser ainda classificado de acordo com número de camadas e a forma das células que apresentam, podendo ser encontrado:
	
	
	
	Endotélio, sendo classificado como simples pavimentoso.
	
	
	Glândulas sudoríparas, sendo classificado como estratificado pavimentoso.
	
	
	Intestino delgado, sendo classificado como simples caliciforme.
	
	
	Túbulos renais, sendo classificado como estratificado cúbico.
	
	
	Esôfago, sendo classificado como simples cúbico.
	
Explicação:
O endotélio apresenta o tecido epitelial de revestimento com apenas uma camada, por isso simples e as células em formato "achatado", por isso pavimentoso. Dessa forma é classificado como tecido epitelial de revestimento simples pavimentoso.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No Brasil, vem aumentando o número de casos de câncer de pele, que se caracteriza pelo crescimento anormal de células que compõem a pele. O carcinoma basocelular é um dos tipos mais comuns, geralmente surgem nas células basais, que estão localizadas na camada mais superficial e avascular, sendo denominada:
	
	
	
	Hipoderme
	
	
	Mesoderme
	
	
	Endoderme
	
	
	Epiderme
	
	
	Ectoderme
	
Explicação:
A pele é formada basicamente por 3 camadas, a hipoderme (mais interna, composta por tecido adiposo); a derme (intermediária, vascularizada, composta por tecido conjuntivo) e a epiderme (mais superficial, avascular, composta por tecido epitelial).
	
	
	
	 
		
	
		5.
		De maneira hierárquica, o tecido pode ser constituído basicamente por um conjunto de células diferenciadas e a matriz extracelular. O ser humano apresenta 4 tecidos básicos, dentre eles o tecido epitelial, que apresenta como característica morfológica:
	
	
	
	Células com prolongamentos, excitáveis e com grande quantidade de matriz extracelular.
	
	
	Células cilíndricas, especializadas em revestimento, com moderada quantidade de matriz extracelular.
	
	
	Grande diversidade celular, uma vez que se relaciona a mais de uma função e pouca quantidade de matriz extracelular.
	
	
	Células justapostas e geralmente poliédricas, com pouca quantidade de matriz extracelular.
	
	
	Células alongadas e moderada quantidade de matriz extracelular.
	
Explicação:
As características gerais do tecido epitelial se relacionam com a organização das células poliédricas em justaposição, que consequentemente resultam em quantidade escassa de matriz extracelular. Além disso, também são avasculares.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		As células epiteliais podem apresentam, em sua região apical, especializações de membrana. O intestino delgado, por exemplo, apresentam essas microvilosidades, que se relacionam, especialmente, com a função de:
	
	
	
	Secreção de minerais.
	
	
	Digestão de amido.
	
	
	Síntese de proteínas.
	
	
	Absorção de nutrientes.
	
	
	Catabolismo de carboidratos.
	
Explicação:
As microvilosidades são especializações que proporcionam o aumento da superfície de contato e consequentemente, o aumento da absorção de nutrientes no intestino

Continue navegando