Buscar

TRABALHO DO AMAURI AULA 4

Prévia do material em texto

MARIA MARTA DA SILVA MACIEL
GESTÃO FINANCEIRA
RA – F327CDO
AULA 4
PROFESSOR: AMAURI GODOY
CAMPINAS
2020
1 COPOM
1.1 Conceito
O Comitê de Política Monetária (COPOM) é o órgão do Banco Central, formado pelo seu presidente e diretores, que define a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia – a Selic.
A reunião do Copom segue um processo que procura embasar da melhor forma possível a sua decisão. Os membros do Copom assistem à apresentação técnica do corpo funcional do BC, que tratam da evolução e perspectivas das economias brasileira e mundial, das condições de liquidez e do comportamento dos mercados. O comitê utiliza um amplo conjunto de informações para embasar sua decisão. Depois, a reunião é reservada para discursão da decisão entre os membros. A decisão é tomada com base na avaliação do cenário macroeconômico e os principais riscos a ele associados. Todos os membros do Copom presentes na reunião votam e seus votos são divulgados. As decisões do Copom são tomadas visando com que a inflação medida pelo IPCA se situe em linha com a metade definida pelo CMN.
Uma vez definida a taxa Selic, o Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto comprando e vendendo títulos públicos federais para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.
A taxa de juros Selic é a referencia para os demais juros da economia. Trata-se da taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC).
1.2 Responsabilidades 
O Copom é responsável por criar soluções que regulem a liquidez da economia brasileira.
A implementação do Comitê visa tornar esse processo mais transparente e eficaz e claro, um dos mais conhecidos objetivos do Copom é o estabelecimento da taxa Selic.
2 Taxa de Juros 
Conceito
A taxa de juros é um índice utilizado em economia e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito. Chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito. 
A taxa de juros é uma relação entre dinheiro e o tempo dado que podem beneficiar um poupador que decide investir seu dinheiro em um fundo bancário, ou seja, que se soma ao custo final de uma pessoa ou entidade que decide obter um empréstimo ou crédito. A taxa de juros é calculada em porcentagem e com frequência aplica-se de forma mensal ou anual, isto é, os juros permitem que uma pessoa que quer gerar rendimentos a partir de suas poupanças , coloque suas rendas em uma conta no banco, e este lhe dará um ganho mensal estipulado de acordo com quantidade de dinheiro investida e o tempo durante o qual se comprometa a deixar esse montante num prazo fixo.
A taxa de juros é aplicada em todos os tipos de operações financeiras e são uns dos valores mais considerados na hora de realizar transações econômicas a curto, médio e longo prazo. 
2.1 Finalidade 
A taxa de juros na visão macroeconômica tem quatro importantes metas: criar condições para que a economia cresça; controlar a inflação; gerar empregos e distribuir rendas com práticas de justiça social. 
A taxa básica de juros no Brasil é a taxa Selic definida pelo Comitê de Política Monetária o Copom. A primeira função da taxa básica de juros é financiar o setor público através da emissão de títulos da dívida pública.
A segunda função é, servir de base para a formação dos juros no mercado. Neste ponto esta taxa tem a unção de auxiliar no controle dos preços, ou seja, ajudar a cumprir e meta de manter a inflação baixa. A taxa de juros também tem a função de estimular o crescimento econômico, uma taxa de juros muito elevada não permite que a economia cresça. 
3 Selic
Definição
A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária. A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia.
Essa sigla nada mais é que um sistema computadorizado utilizado pelo governo, a cargo do Banco Central do Brasil, para que aja controle na emissão, compra e venda de títulos. 
A taxa Selic é obtida pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras. Essa taxa se divide em duas: taxa Selic Over e taxa Selic Meta.
3.1 Taxa Selic Over
É a taxa de juros praticada quando um banco empresta dinheiro para outro usando, como garantia, os títulos públicos comprados o Banco Central.
3.2 Taxa Selic Meta 
É aquela utilizada nos noticiários, que representa a taxa básica da economia no Brasil, pois serve como parâmetro para todas as outras praticadas no mercado. Ela tende ser a menor taxa de juros que existe na economia. 
Além de servir como parâmetro para as demais taxas da economia, o aumento e a diminuição da Selic também possuem profunda influência no dia a dia das pessoas e na economia do Brasil.
Devido a sua importância, é fundamental que exista um meio transparente e confiável para decidir os rumos da mesma, e isso é feito através do Copom.
3.3 Valor atual da taxa Selic 
 Nesta segunda-feira 06 de abril de 2020, o Copom (Comitê de Política Monetária) do banco Central cortou a taxa de juros (Selic) em 0,50 ponto percentual, de 4,25 % para 3,75% ao ano.
4 Relação da queda da taxa de juros em tempo de corona vírus 
A queda da taxa Selic de 4,25% para 3,75% ao ano é o segundo corte anunciado neste ano de 2020, essa baixa ocorre em meio a preocupações sobre os efeitos do corona vírus no mundo. Na avaliação do BC, a pandemia está provocando a desaceleração significativa do crescimento global; a queda dos preços das commodities; o aumento da volatilidade nos preços de ativos financeiros e os impactos futuros do corona vírus na economia que, segundo o BC, ainda não estão refletidos nos dados mais recentes da atividade econômica brasileira.
Na ata da reunião, o BC explica que a atual conjuntura pede cautela na condução da política monetária e, por isso, vê como adequada a nova redução da Selic, ressaltou ainda que continuará fazendo uso de todo o seu arsenal de medidas para enfrentar a crise atual.

Continue navegando