Buscar

TAREFA 2 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3
TAREFA 2.2
DISSERTAÇÃO
Como é dividido o inquérito administrativo? Explique cada uma das fases.
O Inquérito Administrativo é uma das formas de análise de atos para comprovação de atividade irregular do servidor. O Inquérito Administrativo é a segunda fase do processo administrativo disciplinar (PAD), conforme os termos do artigo 151, inciso II, da Lei 8112/1990.
    Art. 151.  O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases:
        I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão;
        II - inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório;
        III - julgamento.
O artigo 151 da Lei 8112/1990, fala das fases do Processo Administrativo Disciplinar, que são primeira fase: instauração, publicação e constituição da Comissão; segunda fase: inquérito administrativo, que engloba a instrução, defesa e relatório conclusivo da Comissão; terceira fase: Julgamento.
O inquérito administrativo é dividido em três subfases, sendo, instrução, defesa e relatório. Assim falaremos explicando cada uma das subfases do inquérito administrativo.
A subfase de Instrução é contemplada nos artigos 29 a 47 da Lei 9.784/1999, sendo a fase onde a Comissão já instituída, utiliza-se do princípio da oficialidade para dispor de todos os meios necessários e lícitos para elucidação dos fatos referentes ao processo. 
 Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.
        § 1o O órgão competente para a instrução fará constar dos autos os dados necessários à decisão do processo.
        § 2o Os atos de instrução que exijam a atuação dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes.
Neste mesmo sentido podemos citar os Professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo:
No âmbito dos processos administrativos, a instrução ocorre de ofício. Com efeito, por força do Princípio da Oficialidade, pode a administração, por iniciativa própria, determinar a realização de diligência, produzir provas ou determinar a sua produção, intimar os administrados a prestar depoimentos ou a apresentar documentos, solicitar pareceres, enfim, adotar todas as providências que se mostrem necessárias à adequada instrução do processo, visando a bem fundamentar a decisão que nele se proferirá. (ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. 2013, p. 973.)[footnoteRef:1] [1: ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. São Paulo: Editora Método, 21º edição, 2013.
] 
Ao fim da instrução a Comissão apresenta o encerramento da instrução e a inocência ou a indiciação do servidor, conforme artigo 161 da Lei 8112/1990. A indiciação deve conter o nome do servidor, a tipificação dos fatos a ele imputado.
A subfase de defesa acontece após a conclusão da instrução, onde ao fim comprovou-se a participação do servidor, que passa a ser chamado de indiciado. E é intimado para apresentar sua defesa em 10 dias, caso tenha mais de um indiciado o prazo dobra para 20 dias.
  Art. 161.  Tipificada a infração disciplinar, será formulada a indiciação do servidor, com a especificação dos fatos a ele imputados e das respectivas provas.
        § 1o  O indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão para apresentar defesa escrita, no prazo de 10 (dez) dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição.
        § 2o  Havendo dois ou mais indiciados, o prazo será comum e de 20 (vinte) dias.
        § 3o  O prazo de defesa poderá ser prorrogado pelo dobro, para diligências reputadas indispensáveis.
        § 4o  No caso de recusa do indiciado em apor o ciente na cópia da citação, o prazo para defesa contar-se-á da data declarada, em termo próprio, pelo membro da comissão que fez a citação, com a assinatura de (2) duas testemunhas.
O indiciado e seu Advogado devidamente constituído, tem acesso aos autos, para que o direito de defesa seja usufruído de forma ampla, garantindo assim os direitos Constitucionais garantidos ao indiciado.
Assim decorrendo o prazo legal e o indiciado não apresente sua defesa, será nomeado um defensor dativo, para fazer a defesa, posto que ninguém pode ser condenado sem defesa.
Somente após a apresentação da defesa de razões escritas é que fica encerrada esta parte da defesa.
A última subfase é a do Relatório, onde a Comissão de posse do Processo Administrativo Disciplinar, com a instrução e defesa, restando por fim a elaboração da conclusão do PAD.
Nesta fase as provas serão novamente examinadas e confrontadas com os argumentos da defesa e pelas provas produzidas pelo indiciado. A defesa pode pedir novas diligências, se estas forem indispensáveis para a comprovação dos fatos, desde que não seja mera protelação do indiciado.
Após realizadas todas as diligências, a Comissão fará a análise de todos as provas e argumentos produzidos nos autos, visando esclarecer os fatos alegados no PAD. A Comissão constituída de seus membros e dirigida pelo Presidente, em conjunto, realizam a deliberação dos fatos, das provas e da defesa, com justiça, imparcialidade e seriedade. Conforme dispõe o artigo 165 da Lei 8112/1990.
 Art. 165.  Apreciada a defesa, a comissão elaborará relatório minucioso, onde resumirá as peças principais dos autos e mencionará as provas em que se baseou para formar a sua convicção.
        § 1o  O relatório será sempre conclusivo quanto à inocência ou à responsabilidade do servidor.
        § 2o  Reconhecida a responsabilidade do servidor, a comissão indicará o dispositivo legal ou regulamentar transgredido, bem como as circunstâncias agravantes ou atenuantes.
Ao fim a Comissão apresenta sua conclusão sobre o Inquérito Administrativo, concluindo pela inocência ou a responsabilidade do indiciado. Sendo o indiciado responsabilizado pelos atos praticados deverá constar no Relatório os dispositivos legais ao qual infringiu, proferindo a decisão quanto a pena a que deve o servidor se condenado.
Em alguns casos a Comissão não tem esta competência, desta forma o relatório será encaminhado à autoridade competente para julgar o indiciado, conforme determina o artigo 47 e 49 da Lei 9784/1999 e artigo 166 da Lei 8112/1990.
Art. 47. O órgão de instrução que não for competente para emitir a decisão final elaborará relatório indicando o pedido inicial, o conteúdo das fases do procedimento e formulará proposta de decisão, objetivamente justificada, encaminhando o processo à autoridade competente.
Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.
Art. 166.  O processo disciplinar, com o relatório da comissão, será remetido à autoridade que determinou a sua instauração, para julgamento.
Após todos esses trâmites é findado o Inquérito Administrativo.

Outros materiais