Buscar

AD2_Estudos Antropologicos 2019

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2 
Período – 2019/1º
Disciplina: Estudos Antropológicos
Coordenador: Javier Alejandro Lifschitz
Aluno: Débora Batista dos Santos Moreira – Matrícula: 18116100050
 – Resenha -
BARRETTO, Margarita. O imprescindível aporte das ciências sociais para o planejamento e a compreensão do turismo. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, 2003.
	Neste artigo, a autora Margarita Barreto embasa sua escrita para os estudos sobre o fenômeno do Turismo nas Ciências Sociais e na Antropologia, colocando diversos autores como trabalho de peso pulicados em épocas diversas, todos voltados para a abertura da academia em relação ao fenômeno em crescente expansão.
	Em função de uma boa organização o turismo vem analisando a necessidade da humanidade no que abrange o homem no que se diz no movimento causado pelo fenômeno turístico, alguns pesquisadores vem estudando uma forma de planejamento nas regiões onde o turismo tem beneficiado a economia local. Houve uma necessidade de ter uma visão de forma geral para começar a aplicar estudos de antropologia ao turismo com base na localidade investigada, sendo a comunidade principal para esclarecer o conceito de forma ampla para que as ciências sociais análise o impacto causado pelo turismo na região onde sua cultura tem sido explorada pelo turismo essa atividade que apesar de gerar uma economia na comunidade e tende a salvar o terceiro mundo vem também acompanhada de transtornos quando não há um planejamento adequado. O turismo veio a proporciona ao homem momentos de lazer e lhe dando um benefício em questão de saúde e tirando do cotidiano e lhe proporcionando uma alta estima melhor. Onde as férias surgiu com objetivo pro trabalhador recuperar suas energias em um ambiente sadio para fortalecer sua capacidade de atuar na
Sociedade. Portanto a sociologia afirma que o turismo precisa que o turista seja passivo pois tende a ter atitudes como os outros colonialistas apesar de serem estrangeiros. A humanização consiste em benefício do turista, mas também da comunidade local. Na atualidade o estudo antropológico estão certos quanto aos impactos que o turismo causa. O planejamento fica na movimentação ocasionada pelo turismo na área da economia chamada como industriais do turismo, ou seja, dos negócios turísticos. Entretanto a sociedade emissora pode minimizar os impactos negativo e potencializa os positivos. Por meio da globalização a tecnologia da comunicação ajuda a entender os processos, causado pelo fenômeno turístico no que seria uma enorme contribuição das ciências sociais para o planejamento equilibrado de um turismo responsável. Infelizmente esse planejamento de marketing não dá conta desse desdobramento é necessário se aprofundar no paradoxo da relação turista anfitrião apesar de não haver muitas pesquisas a respeito, poucas existentes demonstram que na verdade, os habitantes dos lugares turísticos se beneficiam economicamente da presença do turista, no entanto, o turista passa a ser um mal necessário que gera a economia a qual desfruta de seu lazer. Para entender os processos desencadeados pelo turismo diante da satisfação ou insatisfação da população anfitrião e do turista. Além da busca pelas viagens a dinâmica em que o turismo está inserido a diversidade de interesses e necessidades sociais do turismo afeta, enfim seus dilemas e paradoxo seria uma enorme contribuição das ciências sociais para o planejamento de um turismo responsável.
	Em fim, Barretto destaca, em seu artigo, a magnitude a ser pelo turismo e por todas as ciências, des de que deem atenção necessária ao fenômeno que move o mundo e que pode tornasse a chave para restauração de antigas culturas dos povos, restabelecendo a dignidade humana para os menos favorecidos e a movimentação financeira sem materialismo. Com a ciência sendo suporte para o turismo, politicas públicas que incentivam e regulamentam as atividades turísticas, visando inclusive a proteção geral das regiões turísticas, poderão ser criadas e tratadas como igual importância das necessidades primarias, como locomoção, educação, saúde, segurança, saneamento básico e infraestrutura. Se o turismo conseguir interligar o seu produto (lugares), trará grandes benefícios para todos. Eliminando assim a negligência com uma atividade que envolve tanto o material quanto o pessoal.

Continue navegando