Buscar

ATIVIDADE 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 09 – ATIVIDADES 04
	1a Questão
	
	
	
	Sobre a educação entre 1945 e 1964, leia as questões abaixo:
I-A nova constituição de 1946, na área da Educação, determina a obrigatoriedade de se cumprir o ensino primário e dá competência à União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.
II-A nova Constituição traz a idéia de que a educação é direito de todos, inspirada nos princípios proclamados pelos Pioneiros, no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, nos primeiros anos da década de 30.
III-O surgimento de poucas iniciativas e manifestos marcaram este período como um dos menos férteis da História da Educação no Brasil.
IV-Em 1961 tem inicio uma campanha de alfabetização, cuja didática, criada pelo pernambucano Paulo Freire, propunha alfabetizar em 40 horas adultos analfabetos.
 Marque a ÚNICA alternativa que demonstra quais frases estão corretas:
		
	
	Apenas a III está correta.
	
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	 
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	
	As alternativas, I III e IV estão corretas.
	Respondido em 02/05/2020 23:25:17
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental. A prática e a reflexão sobre a prática levaram a incorporar outra categoria não menos importante: a da organização. Paulo Freire e Adriano Nogueira (1989) afirmaram-na: "Como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito." (Freire & Nogueira, 1989, p. 19).
Sobre Educação Popular, é correto afirmar:
I. A educação popular surgiu na margem da sociedade, muitas vezes francamente contra a educação formal. Nas discussões das décadas de 1970 e 1980 era muito corriqueiro depararmo-nos com argumentos contra e a favor da possibilidade de uma autêntica educação popular dentro do sistema escolar, uma vez que o caráter controlador era visto como inerente à ordem institucional da qual a escola faz parte.
II. Talvez uma característica definidora da educação popular seja exatamente a busca de alternativas, a partir de lugares sociais e espaços pedagógicos distintos, que têm em comum a existência de necessidades que levam a querer mudanças na sociedade.
III. De início pela polissemia do conceito popular, que incorpora conotações muito distintas entre si, tais como: classe social, classes subalternas, pobres, marginalizados, oprimidos e excluídos, teve em Paulo Freire um dos seus grandes expoentes teóricos.
		
	
	I e II estão corretas.
	
	II está correta.
	
	I está correta.
	 
	I, II e III estão corretas.
	
	I e III estão corretas.
	Respondido em 02/05/2020 23:25:26
	
Explicação:
A Educação popular nasceu fora da escola, no seio das organizações populares, mas seus princípios e sua metodologia, com bases emancipatórias, tiveram uma repercussão tão grande na sociedade que acabaram cruzando fronteiras e os muros das escolas, influenciando práticas educativas, tanto as que acontecem nos espaços escolares, como as que ocorrem em outros espaços educativos. A Educação popular tem como princípio a participação popular, a solidariedade rumo à construção de um projeto político de sociedade mais justo, mais humano e mais fraterno. Falar em Educação popular é falar do conflito que move a ação humana em um campo de disputas de forças de poder. É falar da forma como o capitalismo neoliberal vem atuando de forma perversa, causando dor e sofrimento humanos. É uma possibilidade de retomarmos o debate proposto por Paulo Freire acerca da conscientização, da compreensão da realidade e de nossa ação no mundo. É falar de uma práxiseducativa cujo ponto de partida é a realidade social.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre os movimentos educacionais da década de 1950, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Surgiu no Recife (Pernambuco) o Método Paulo Freire que orientou a campanha De pé no chão também se aprende a ler.
	
	Em 1961 foi lançada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
	
	Surgiu a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES).
	 
	Não houve o incentivo para a educação de jovens e adultos que só aconteceu na década de 1990.
	
	Houve o desenvolvimento da Campanha de Aperfeiçoamento e Expansão do Ensino Comercial (CAEC).
	Respondido em 02/05/2020 23:26:04
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(IPAD / PE / 2006) A primeira LDB (Lei de Diretrizes e Bases) brasileira, aprovada em 1961, levou 13 anos sendo discutida no Congresso Nacional. A seu respeito, é correto afirmar:
		
	
	O Presidente João Goulart, que sancionou a Lei, era comunista e apoiava a estatização completa da escola brasileira, e por isso foi deposto pelo golpe de 1964.
	 
	Esse tempo de tramitação se deveu, basicamente, ao conflito entre "católicos" e "liberais" em torno do financiamento público de escolas privadas confessionais.
	
	Que terminou sendo aprovada pelo Presidente Jânio Quadros à revelia do Congresso, que protelava sistematicamente sua discussão.
	
	Não é verdade que ela levou 13 anos sendo discutida, porque, no Brasil, qualquer Projeto de Lei que passe mais de 4 anos em tramitação é automaticamente sancionado.
	
	Os "liberais" lutavam pela estatização completa de todas as escolas privadas e confessionais e os ¿católicos¿ pela privatização das escolas públicas, já prenunciando a posterior onda neoliberal.
	Respondido em 02/05/2020 23:26:34
	
Explicação:
Um ponto importante de disputa que refletiu diretamente na tramitação da primeira LDB foi a questão do ensino religioso. Enquanto a proclamação da República teve como pano de fundo a separação entre Estado e igreja, a segunda Carta marca essa reaproximação. No que diz respeito à educação, instaura o ensino religioso de caráter facultativo, e de acordo com os princípios de cada família, nas escolas públicas (art. 153º). Art. 95 § 2º Os estabelecimentos particulares de ensino, que receberem subvenção ou auxílio para sua manutenção, ficam obrigados a conceder matrículas gratuitas a estudantes pobres, no valor correspondente ao montante recebido. Esse era o espírito privatista da lei.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O início dos anos de 1960 marca a emergência de novas idéias pedagógicas e a instauração de um paradigma de educação popular, quando uma série de iniciativas oficiais e não oficiais, principalmente na região Nordeste ganham projeção no cenário nacional da educação. O intelectual brasileiro que influencia tais idéias pedagógicas é:
		
	
	Anísio Teixeira.
	 
	Paulo Freire.
	
	Fernando de Azevedo.
	
	Lourenço Filho.
	
	Francisco Campo.
	Respondido em 02/05/2020 23:26:41
	
Explicação:
O início dos anos 60 marca a emergência de novas ideias pedagógicas e a instauração de um novo paradigma educativo para a área. Paulo Freire passa a relacionar a questão do analfabetismo á situação de miséria que grande parte da população brasileira estava submetida, para Freire não se tratava de conscientizar, moralizar, mas de reconhecer como sujeitos de uma outra pedagogia, capaz de dialogar com essas culturas, identidades e histórias. .
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo Paulo Freire, em ¿Pedagogia da Autonomia¿, no que diz respeito aos saberes necessários à prática educativa, assinale a alternativa que apresenta afirmação INCORRETA:
		
	
	Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática.
	 
	Ensinar é transferir conhecimento.
	
	Ensinar exige pesquisa.
	
	Ensinar é uma especificidade humana.
	Respondido em 02/05/2020 23:27:03
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	¿O educador democrático não pode negar-se o deverde, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se ¿aproximar¿ dos objetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso ¿bancário¿ meramente transferidor do perfil do objeto ou do conteúdo¿. (FREIRE, Paulo.Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra:1996, p. 26). Nesse sentido, a função da escola é transformar o educando possibilitando-lhe aprender criticamente, porque:
		
	 
	nessas condições, é necessário que os educadores e educandos sejam sujeitos criadores, instigadores,inquietos e ajam com rigor e persistência. Desse modo, aprender é um contínuo permanente em que educadores e educandos experimentam a produção de novos saberes.
	
	quem ensina deve ter competência e dominar todos os saberes e quem aprende é objeto de quem ensina.
	
	faz parte das condições em que ensinar é simplesmente transferir conhecimentos a educandos
	 
	é possível se tornar um leitor crítico da realidade, a partir dos ensinamentos dos professores, porque o aluno memorizador fala de seus conhecimentos como se estivesse recitando de suas memórias aquilo que aprendeu, isto é, repete o que ouviu do professor, mas raramente ensaia algo pessoal
	
	o educador é aquele que sabe. Cabe a ele dar, entregar e transferir seus conhecimentos aos alunos.
	Respondido em 02/05/2020 23:27:21
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire lista uma série de ¿exigências¿ inerentes ao ato de ensinar. Uma delas afirma que ¿Ensinar exige curiosidade¿.Sobre essa exigência, é CORRETO afirmar que
		
	 
	se há uma prática exemplar como negação da experiência formadora é a que dificulta ou inibe a curiosidade do educando e, em consequência, a do educador.
	
	a memorização mecânica do perfil do objeto é o aprendizado verdadeiro do objeto ou do conteúdo.
	
	um docente consciente do seu papel no processo educativo prioriza o ensino dos conteúdos que são úteis para as etapas escolares seguintes.
	
	a atividade docente para ser dialógica deve estar centrada unicamente na promoção da curiosidade dos educandos.
	Respondido em 02/05/2020 23:28

Continue navegando